Construção Colaborativa Online de Propostas de Ensino de Ciências e Biologia: Níveis de Colaboração e Impactos da Mediação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2223

Palabras clave:

Fóruns de discussão online, Aprendizagem colaborativa, Construção do conhecimento, Mediação

Resumen

Neste último século a Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL) se apresenta como a nova base das ciências da aprendizagem. Ela busca esclarecer como a aprendizagem dentro de grupos, consegue promover, por meio da tecnologia, a interação e a colaboração dos participantes, por meio das trocas de conhecimento. Tomamos por referencial teórico a pesquisa de Murphy para verificarmos a colaboração entre professores de Ciências e Biologia para construção de propostas de ensino. O objetivo foi avaliar diferentes estratégias pedagógicas dos fóruns para construção colaborativa de propostas de ensino por professores em formação inicial e continuada, triangulando com as categorias de colaboração em dois fóruns de dois cursos de atualização online da extensão da Fundação CECIERJ. Realizou-se a análise de conteúdo para verificar essas categorias e depois correlacionou-se com o fator ter ou não mediação. Estiveram envolvidos na pesquisa um total de 137 cursistas divididos em doze grupos. Foram contabilizados os números de colaborações e os percentuais das categorias que ocorreram nos fóruns em ambos os cursos. Constatou-se, no decorrer do estudo, que os fóruns constituídos por pequenos grupos foram eficazes na construção de objetivos e artefatos partilhados, atingindo assim os níveis mais avançados de construção colaborativa de conhecimento. A atividade com estratégia mais fechada e complexa, desenvolvida no Fórum 2 dos cursos (com e sem mediação) foi onde as categorias de colaboração mais se diversificaram e se apresentaram com maiores resultados. A proposta de trabalhar com pequenos grupos (em torno de 10 participantes) apresentou-se como alternativa importante para construções colaborativas mais profundas e significativas de propostas de ensino e conhecimento.

 

Palavras-chave: Fóruns de discussão online. Aprendizagem colaborativa. Construção do conhecimento. Mediação.

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Publicado

2024-03-22

Cómo citar

Trigueiro Vicente, R., Salvador, D. F., Spiegel, C. N., & Abrantes, J. A. (2024). Construção Colaborativa Online de Propostas de Ensino de Ciências e Biologia: Níveis de Colaboração e Impactos da Mediação. EaD Em Foco, 14(1), e2223. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2223

Número

Sección

Estudos de Caso

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