Tendências de Learning Analytics em Moodle: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2070Palabras clave:
Learning Analytics, Moodle, Análise de dadosResumen
O Learning Analytics é o campo de estudo que utiliza métodos analíticos e tecnologias da informação para coletar, analisar e interpretar dados relacionados ao processo de aprendizagem. A relação entre Learning Analytics e Moodle é bastante significativa. Através do Moodle, é possível coletar uma grande quantidade de dados sobre o envolvimento dos alunos, seu desempenho, interações, entre outros aspectos relevantes. Diante disso, este trabalho apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (SLR), que analisou 24 estudos selecionados nas bases da Abed, IEEE, SBC, ScienceDirect, SCOPUS e SpringerLink. Os resultados mostraram que análise de evasão, desempenho, personalização, autorregulação e conclusão de curso são as principais áreas de pesquisa, evidenciando o uso frequente de dados no Moodle para descoberta de padrões e predições. Destacando-se o potencial para melhorar o rendimento acadêmico, reduzir a evasão escolar, personalizar o ensino, aprimorar a interação e aumentar o engajamento dos alunos.
Palavras-chave: Learning analytics. Moodle. Revisão sistemática.
Descargas
Citas
CLOW, D. The Learning Analytics Cycle: Closing The Loop Effectively. In: Proceedings of the 2nd International Conference on Learning Analytics and Knowledge. Vancouver, Canadá, ACM, p. 134-138,2012.
DIAS, R. S. Caracterização do Learning Analytics na educação a distância. In: SEPIT (Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica), 2017.
GAŠEVIĆ, D. Collaborative Peer Feedback and Learning Analytics: Theory-Oriented Design for Supporting
Class-Wide Interventions, Assessment & Evaluation in Higher Education, 2021.
PORTO, B.; DIAS, D. M.; BATTESTIN, V. EaD em Foco, 2023; 13(1): e2070.
MARTINS, C.; GIRAFFA, L. M. M. Gamificação nas práticas pedagógicas em tempos de cibercultura: proposta de elementos de jogos digitais em atividades gamificadas, In: XI Seminário SJEEC: Jogos eletrônicos, Educação, Comunicação, Brasil, 2015. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/
handle/10923/8683?mode=full. Acesso em: 14 dez. 2023.
KITCHENHAM, B. A.; DYBA, T.; JORGENSEN, M. Evidencebased Software Engineering. In: Proceedings of
the 26th International Conference on Software Engineering. IEEE Computer Society, 2004, p. 273-
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. In: Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report,
MENEZES, D. A. T. et al. Modelo de visualização de dados para auxiliar o professor no acompanhamento do
desempenho do aluno e aprimoramento do design instrucional com o apoio de Learning Analytics. In:
Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), 2016, p. 437-446.
MOODLE, 2020. Disponível em: https://moodle.org. Acesso em: 13 dez. 2023.
PAZ, F.; CAZELLA, S. (2018). integrando sistemas de recomendação com mineração de dados educacionais e Learning Analytics: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85925.
SANTOS, S. K. S. L.; OLIVEIRA, K. V. R. Analítica da Aprendizagem em bases tecnológicas na formação técnica integrada em Informática. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 8., 2021.
SANTOS, J. G. Análise de logs da plataforma Moodle utilizando técnicas de mineração de dados: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Ciência da Computação, UFPB, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3317?locale=pt_BR. Acesso em: 14 dez. 2023.
SIEMENS, G.; GASEVIC, D. Learning and Knowledge Analytics. Journal of Educational Technology and
Society, v. 15, p. 1–2, 2012.
SIEMENS, G. (2013). Learning Analytics: The Emergence of a Discipline. American Behavioral Scientist, 57(10),
380-1.400.
SOUZA, I. D. Uma experiência do uso de ferramentas de Learning Analytics para análise de interações. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências da Computação, UFPB, 2017.
LONG, P., SIEMENS, G., Penetrating the Fog: Analytics in Learning and Education. Educause Review, 46 (5),
-40, 2011.
ZHANG Y; Ma Z. F. Impact of the COVID-19 Pandemic on Mental Health and Quality of Life among Local
Residents in Liaoning Province, China: a Cross-Sectional Study. Int J Environ Res Public Health, 2020
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.