UM PANORAMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EAD NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Daniel Fábio Salvador Fundação CECIERJ
  • Mirian A, Carlos Crapez UFF
  • Roberta Flávia Ribeiro Rolando Fundação CECIERJ
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Fundação CECIERJ
  • Jorge Felippe Leal Magarão Fundação CECIERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.19

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar o perfil dos professores que buscam por formação continuada a distância na área de Biologia da Fundação CECIERJ e a evolução dos níveis de participação deles durante o desenvolvimento dos cursos entre os anos de 2006 a 2009. Nesse período os ambientes virtuais de aprendizagem sofreram constantes inovações pedagógicas e a implementação de novas ferramentas de interação, o que refletiu positivamente na participação dos cursistas. A análise do perfil dos cursistas foi realizada a partir do mapeamento dos dados cadastrais dos inscritos nos cursos de formação continuada na área de Biologia em 2008 e 2009. Neste período, foram oferecidos oito cursos para 18 turmas, havendo um total de 6.993 pedidos de inscrição. As inscrições eram de licenciados na área Ciências da Vida em 73% dos pedidos. A maior parte dos professores que solicitaram inscrição (48%) declarou não lecionar, com 35% declarando trabalhar em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. É importante assinalar que os licenciandos já ocupam 10% da demanda, provavelmente preocupados com a inserção no mercado de trabalho através de concursos públicos. Além desses, professores com formação na área de Humanas e os que ministram aulas em escolas particulares também têm buscado a formação continuada através da EAD. Para avaliação dos níveis de participação, foi usado o banco de dados do sistema acadêmico entre os anos de 2006 a 2009, sendo os cursistas separados em diferentes grupos: observadores, participantes, concluintes e aprovados. Houve aumento da procura por cursos de formação continuada em Biologia e Ciências, bem como maior índice de participação efetiva dos cursistas do ano de 2006 para 2009, como a maior evolução do ano de 2008 para 2009. Entre 2008 e 2009, houve aumento significativo dos alunos participantes, concluintes e aprovados, com queda de 14,1% da taxa de evasão. Conclui-se que as novas práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas utilizadas têm sido de grande ajuda para os professores-cursistas na construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de potencialidades de aprendizagem para a promoção do crescimento profissional da docência na área de Biologia e Ciências no estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Fábio Salvador, Fundação CECIERJ

Professor Associado Doutor da Fundação CECIERJ desde 2006, atual coordenador da Equipe de extensão em Biologia e coordenador do setor de mí­dias digitais para graduação em Biologia.

Mirian A, Carlos Crapez, UFF

Professora adjunta da UFF e vice-presidente da Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ.

Roberta Flávia Ribeiro Rolando, Fundação CECIERJ

Professora bolsista e coordenadora da equipe de Biologia da diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ.

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Fundação CECIERJ

Tutor a Distância da equipe de Biologia da diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ.

Jorge Felippe Leal Magarão, Fundação CECIERJ

Estudante de pedagogia da consórcio CEDERJ e Bolsista de Iniciação Ciêntí­fica equipe de Biologia da diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ.

Downloads

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Salvador, D. F., Crapez, M. A. C., Rolando, R. F. R., Rolando, L. G. R., & Magarão, J. F. L. (2010). UM PANORAMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EAD NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.19

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2