Instrumentos de Integração Tecnológica para Planos de Ensino de Ciências

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Resumo

O uso da internet e suas ferramentas no ensino aprendizagem é um universo pouco explorado ainda por professores. Parte desta realidade é oriunda da dificuldade em utilizar ferramentas da internet de maneira que atinja os objetivos pedagógicos traçados para as unidades educacionais. O referencial teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (do inglês Technological, Pedagogical, Content, Knowledge - TPACK) identifica as bases de conhecimento do professor e suas relações, porém a aplicação deste conceito no ensino de ciências ainda é pouco explorada no Brasil. O objetivo deste trabalho é introduzir no cenário brasileiro duas ferramentas. A primeira deles é a taxonomia “Tipos de Atividades de Aprendizagem (TAA) de Ciências” desenvolvida para auxiliar os professores na integração de tecnologias de um plano de ensino fundamentada nos princípios do TPACK. Outro instrumento apresentado neste artigo é a rubrica de avaliação para integração tecnológica em planos de ensino. As ferramentas foram traduzidas e adaptadas para o cenário brasileiro com o auxílio de professores experientes de Ciências e vem para auxiliar professores em formação, em serviço e/ou gestores educacionais a trabalhar a integração de tecnologias educacionais em planos de ensino à luz do referencial teórico TPACK. O uso sistêmico das ferramentas pode permitir a comparação com outros sistemas escolares.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. TPACK. TIC.

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Biografia do Autor

André Henrique Silva Souza, Fundação Oswaldo Cruz

Doutorando, Laboratório Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências /Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

Silva Souza, A. H., & Salvador, D. F. (2021). Instrumentos de Integração Tecnológica para Planos de Ensino de Ciências. EaD Em Foco, 11(1). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1573

Edição

Seção

Artigos Originais

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