Perfil de Uso das Ferramentas de Internet por Alunos de Licenciatura em Biologia na Modalidade Semipresencial

Autores

  • Neusa Martins
  • Daniel Fábio Salvador
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Instituto Oswaldo Cruz
  • Maurí­cio Luz

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.290

Resumo

Para criar um ambiente adequado à aprendizagem de Biologia por meio das ferramentas da internet, é fundamental conhecer as necessidades dos alunos. Isso é possível ao investigar o perfil de uso dessas ferramentas por estudantes de Biologia. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre a frequência e o modo de uso das ferramentas. Por meio desse instrumento, vê-se que os alunos utilizam pouco as ferramentas de interação da Web 2.0. Porém, o uso do Facebook tem se mostrado como uma ferramenta positiva para aprendizagem além dos conteúdos formais, mostrando a necessidade de se pensar estratégias voltadas para levar os alunos à utilização das potencialidades das redes sociais pouco exploradas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Instituto Oswaldo Cruz

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Osvaldo Cruz - FIOCRUZ. Possui mestrado em Ciências e especialização em Educação a Distância. Atuou como professor e coordenador pedagógico na educação básica por nove anos. Nos últimos anos vem atuando como tutor a distância, coordenador de tutoria e desenhista instrucional para Web. Atualmente desenvolve estudos na área de Educação a Distância, formação de professores e estratégias de ensino e aprendizagem com uso da internet e tecnologias da informação e comunicação.

Downloads

Publicado

09-01-2015

Como Citar

Martins, N., Salvador, D. F., Rolando, L. G. R., & Luz, M. (2015). Perfil de Uso das Ferramentas de Internet por Alunos de Licenciatura em Biologia na Modalidade Semipresencial. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.290

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2