Os Desafios Enfrentados pelo Docente no Ensino da Matemática diante das Novas Tecnologias

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2468

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Tecnologias digitais

Resumo

O ensino de Matemática, componente essencial do currículo escolar, enfrenta desafios constantes, especialmente com o avanço das tecnologias digitais. Embora essas tecnologias ofereçam diversas possibilidades de inovação pedagógica, elas também exigem que o professor se adapte rapidamente às novas demandas.Esta pesquisa tem como propósito analisar como os docentes lidam com os desafios do ensino de Matemática frente às tecnologias digitais e de que forma essas ferramentas influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, baseado em uma revisão de literatura do tipo estado da arte.A coleta de dados foi realizada por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com foco em trabalhos publicados entre 2019 e 2023, que abordam exclusivamente o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática no ensino fundamental.Os resultados revelaram que o GeoGebra é a ferramenta digital mais utilizada pelos professores. Entre as principais dificuldades encontradas estão a ausência de formação continuada, o tempo reduzido para o planejamento de aulas com uso de tecnologias e a carência de infraestrutura nas escolas, especialmente em regiões menos favorecidas.Por fim, foram analisadas as estratégias adotadas pelos professores para se familiarizar com as tecnologias digitais, constatando-se que a maioria recorre à internet e ao apoio de colegas de profissão.

 

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Matemática. Ensino.

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

Nascimento, J. O. P. do, Sampaio, E. da S., & Nicot, Y. E. (2025). Os Desafios Enfrentados pelo Docente no Ensino da Matemática diante das Novas Tecnologias. EaD Em Foco, 15(1), e2468. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2468

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