Aprendizagem Virtual de Conceitos da Geometria Euclidiana Espacial: Reflexões sobre Ensino Remoto e Mediação Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2584Palavras-chave:
Geometria Euclidiana Espacial, Educação online, Educação a distância, Educação matemática, Aprendizagem virtualResumo
Vivemos em um mundo no qual as nossas ações diárias envolvem, cada vez mais, as tecnologias digitais (TD). A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que alunos interagiram com mídias digitais em um ensino remoto de conteúdos da Geometria Euclidiana Espacial - GEE, identificamos uma abordagem de ensino e de aprendizagem, a qual denominamos Aprendizagem Virtual (AV). Este artigo objetiva descrever e refletir sobre a proposta de AV, construída a partir de uma experiência de ensino remoto em Geometria Euclidiana Espacial, destacando seus elementos distintivos e possibilidades de aplicação na formação de professores em cursos à distância. Os resultados indicam que a AV se caracteriza pela combinação de interações síncronas e assíncronas, uso diversificado de mídias digitais, incentivo à colaboração e protagonismo discente, além de estratégias avaliativas flexíveis. Essa
abordagem superou limitações do Ensino Remoto (ER), aproximando-se de um modelo híbrido que favorece a aprendizagem significativa e a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que a AV tem potencial para aplicação em disciplinas e cursos online, especialmente na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para o aperfeiçoamento da Educação a Distância (EaD) no Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem virtual. Geometria euclidiana espacial. Educação online. Educação a distância. Educação matemática.
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