Aprendizagem Virtual de Conceitos da Geometria Euclidiana Espacial: Reflexões sobre Ensino Remoto e Mediação Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2584

Palavras-chave:

Geometria Euclidiana Espacial, Educação online, Educação a distância, Educação matemática, Aprendizagem virtual

Resumo

Vivemos em um mundo no qual as nossas ações diárias envolvem, cada vez mais, as tecnologias digitais (TD). A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que alunos interagiram com mídias digitais em um ensino remoto de conteúdos da Geometria Euclidiana Espacial - GEE, identificamos uma abordagem de ensino e de aprendizagem, a qual denominamos Aprendizagem Virtual (AV). Este artigo objetiva descrever e refletir sobre a proposta de AV, construída a partir de uma experiência de ensino remoto em Geometria Euclidiana Espacial, destacando seus elementos distintivos e possibilidades de aplicação na formação de professores em cursos à distância. Os resultados indicam que a AV se caracteriza pela combinação de interações síncronas e assíncronas, uso diversificado de mídias digitais, incentivo à colaboração e protagonismo discente, além de estratégias avaliativas flexíveis. Essa
abordagem superou limitações do Ensino Remoto (ER), aproximando-se de um modelo híbrido que favorece a aprendizagem significativa e a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que a AV tem potencial para aplicação em disciplinas e cursos online, especialmente na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para o aperfeiçoamento da Educação a Distância (EaD) no Brasil.


Palavras-chave: Aprendizagem virtual. Geometria euclidiana espacial. Educação online. Educação a distância. Educação matemática.

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Biografia do Autor

Rúbia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor no Departamento de Matemática da UNESP – Rio Claro/SP e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM). Graduado em Matemática pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2000); mestre, doutor e livre-docente em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007, 2017), com estágio de pós-doutorado realizado na North Carolina State University – NCSU (2016). Coordenador do grupo de pesquisa TeorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Multinível em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) e membro do grupo de pesquisa PECIMAT. Possui experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Geometria, especialmente no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem e à presença da Geometria nos livros didáticos. Atualmente é chefe do Departamento de Matemática, vice-coordenador do curso de Matemática e coordenador institucional do PIBID.

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Publicado

24-09-2025

Como Citar

Pelli, D., & Amaral, R. B. (2025). Aprendizagem Virtual de Conceitos da Geometria Euclidiana Espacial: Reflexões sobre Ensino Remoto e Mediação Tecnológica. EaD Em Foco, 15(2), e2584. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2584