Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Gamificados de Matemática em um Curso Online Aberto e Massivo
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2447Palavras-chave:
Objetos de aprendizagem, Gamificação, Formação de professores, MOOCs, Ensino de matemática, Tecnologias digitaisResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa de doutorado profissional, realizada no período de 2019 a 2023 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, cujo objetivo foi analisar como o desenvolvimento de objetos de aprendizagem gamificados impactou nos saberes docentes e no saber tecnológico dos professores de Matemática em um curso online aberto e massivo. Para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa na perspectiva filosófica pragmática, investigando estudos sobre tecnologias digitais no Ensino de Matemática, criando e ofertando um curso online aberto e massivo aos professores de Matemática de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Inscreveram-se 113 participantes no curso, porém 28 o concluíram. Os dados produzidos por esse público foram coletados por meio de questionários, registros em fóruns de discussão, materiais elaborados pelos cursistas e observações/anotações da pesquisadora. Perante a análise, constatamos que o curso agregou conhecimentos científicos e técnicos dos professores, mobilizando saberes docentes e saber tecnológico sobre tecnologias digitais, impactando assim nos processos educativos de Matemática. Como produto educacional, realizamos melhorias no referido curso e o alocamos no Portal Sophia da referida Universidade.
Palavras-chave: Objetos de aprendizagem gamificados. Formação continuada. Ensino de matemática. MOOCs. Tecnologias digitais.
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