Uma Proposta de Ensino de Estatística em Aulas Remotas na Educação de Jovens e Adultos na Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1776

Palavras-chave:

Educação a distância, Aulas remotas, Plataforma on-line, Estatística, . Estatística Educação matemática crítica

Resumo

 Este trabalho aborda uma experiência na Educação de Jovens e Adultos no período da pandemia de Covid-19. Optou-se pelo ensino remoto para a aplicação de uma atividade proposta para o ensino de Estatística e do tratamento de informações. A análise teve como principal objetivo o desenvolvimento de atividades com o uso de tecnologias digitais, através da plataforma Mentimeter. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e exploratória, pois foi desenvolvida em sala de aula e houve um levantamento bibliográfico. A pesquisa justifica-se pela necessidade de inserção de aulas de Matemática de forma crítica em ambiente on-line, que contextualizem conteúdos estatísticos com a realidade em salas de aula do público da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, a pesquisa traz informações sobre como usar plataformas digitais não convencionais em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando a interação entre alunos e a construção de novos conhecimentos a partir do tratamento da informação e inclusão digital. Como referencial teórico desta pesquisa, foram utilizados documentos como leis e currículos nacionais, a fim de tratar da necessidade da educação matemática crítica nas salas de aula de EJA. Assim, foi possível concluir que o uso de práticas pedagógicas que incluam a tecnologia em atividades voltadas para a Educação de Jovens e Adultos é importante para que haja a participação ampla e crítica dos alunos.


Palavras-chave: Educação a distância. Aulas remotas. Plataforma on-line. Estatística. Educação matemática crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. S.; DINIZ, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

BAIRRAL, M. A.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 39-74, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 5/2020, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia de Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.

CERIGATTO, M. P.; NUNES, A. K. F. O ensino de ciência e a cultura digital: proposta para o combate às fake news no novo ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. XX-XX, 2020.

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 189-204, 2018.

ESQUINCALHA, A. C. Nicolas Bourbaki e o Movimento Matemática Moderna.Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 28-37, 2012.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 43. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GOMES, Gleycon Rodrigo Silva. Projeto de vida: uma alternativa para se combater a evasão na educação de jovens e adultos – EJA. Brasília: Universidade de Brasília, 2010.

HODGES, C. et al. Barb. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning.v. 2. Georgia: Educause Review, 2020.

KNIHS, E.; ARAÚJO, J. Cooperação e colaboração em ambientes virtuais e aprendizagem matemática. In: Congresso de Leitura do Brasil. 2007.

LOPES, C. E. O ensino da Estatística e da Probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, 2008.

MACIEL, A. C. et al. Movendo discos, formando torres e penando indutivamente. In: Instrumentação para o Ensino de Aritmética e Álgebra. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2006. p. 203-223.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (org.). Coleção mídias contemporâneas –convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. II.São Paulo: Proex, 2015. p. 15-33.

PÊSSOA, E. B.; JÚNIOR, V. D. Contribuições da Educação Matemática Crítica para o processo de materacia nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais. BoEM, Joinville, v. 1, n.1, p. 76-98, 2013.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: PEJA II - Matemática.Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2007 (Série A Multieducação na Sala de Aula).

SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. Em aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 17-44, 2009.

SILVA, G.; JULIO, R. S. Macroinclusões e microinclusões de pessoas idosas em um contexto de Educação Matemática. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mato Grosso do Sul, v. 11, n. 27, 2018.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

SKOVSMOSE, O. Inclusões, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p. 16-32, 2019.

SKOVSMOSE, O. Three Narratives about Mathematics Education. For the Learning of Mathematics, [s.l.], v. 40, n. 1, p. 47-51, 2020.

Downloads

Publicado

18-05-2023

Como Citar

Brasil , L. S. ., Silva , K. P. da ., & Vianna, M. de A. (2023). Uma Proposta de Ensino de Estatística em Aulas Remotas na Educação de Jovens e Adultos na Pandemia. EaD Em Foco, 12(3), e1776. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1776