Virtual Math Team e Resolução de Tarefas Matemáticas na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2319Palavras-chave:
Circunferência, Espaços virtuais, Licenciatura em matemática, Prática de ensinoResumo
Apresentamos nesse artigo um estudo de uma tarefa matemática, no Virtual Math Teams com GeoGebra, em um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, ofertado por uma instituição pública de Ensino Superior, ligado a Universidade Aberta do Brasil. A partir da abordagem do “Estar Junto Virtual Ampliado”, para a Educação a Distância, e da perspectiva interpretacionista, os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de doutorado em Educação. Na análise dos dados, a partir da proposição de resolução de uma tarefa matemática, se destacou na pesquisa desenvolvida a possibilidade de uso dessa plataforma para a organização e estruturação de espaços virtuais para a formação de professores de matemática, em cursos presenciais ou a distância. Esta conclusão resultou do fato de que os recursos digitais, disponibilizados para representação geométrica e algébrica de objetos matemáticos, podem ser usados colaborativamente, em momentos síncronos ou assíncronos, favorecendo a construção de conhecimento a partir da interação entre estudantes, professor, objeto matemático, recursos digitais e entre os próprios estudantes.
Palavras-chave: Espaços virtuais. Licenciatura em matemática. Prática de ensino. Representação geométrica.
Downloads
Referências
BAIRRAL, M. A. Pesquisas em educação matemática com tecnologias digitais: algumas faces da interação. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 18, p. 485-505, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1460 - Acesso em: 03 maio. 2024.
BAIRRAL, M. A.; POWELL, A. B. Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 1, p. 61-77, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100005 - Acesso em: 03 maio. 2024.
BAIRRAL, M. A.; MARQUES, F. de J. R. Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente VMT com GeoGebra-Where are the notable points of a triangle located? Prospective mathematics teachers interacting within VMT with geogebra. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 111-130, abr. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24076 - Acesso em: 03 maio. 2024.
BARREIRA, J. C. F.; BAIRRAL, M. A. Licenciandos em Matemática Trabalhando em Ambiente Virtual com o Geogebra. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 12., 2016, São Paulo Anais [...]. São Paulo, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. Trabalho 5630_2963. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5630_2963_ID.pdf - Acesso em: 03 maio. 2024.
BOGDAN, R. O.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. 11. ed. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.
FERNANDES, F. F. Ambiente Virtual e Educação a Distância: espaços e movimentos de aprendizagem em uma disciplina. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24–54, 2014. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255720142823 - Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823 - Acesso em: 3 maio. 2024.
KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. Curitiba, v.15, n.45, pp.423-441, maio/ago. 2015. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03 - Acesso em: 3 maio. 2024.
MATTAR, J.; MAIA, C. ABC da EaD: a educação a distância hoje. SP: Pearson Prentice Hall, 2007.
MERCADO, L. P. L. Tecnologias Digitais e Educação a Distância: letramento digital e formação de professores. In. CAVALCANTE, Marina Maria Dias et al. (Org.). Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza: EdUECE, vol. 4, 2015. p. 328-346.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem online. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
PRADO, M. E. B. B.; COSTA, N. M. L. da. O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docência. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 898-918, 2016.
RIBEIRO, R. A. Tecnologias na educação: uma análise na contemporaneidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013.
TORI, R. Prefácio. In: GOMES, A. S. et al. Educar com o Redu. Recife: Redu, Educacional Technology, 2012.
VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 p. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685 - Acesso em: 3 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.