Virtual Math Team e Resolução de Tarefas Matemáticas na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2319

Palavras-chave:

Circunferência, Espaços virtuais, Licenciatura em matemática, Prática de ensino

Resumo

 Apresentamos nesse artigo um estudo de uma tarefa matemática, no Virtual Math Teams com GeoGebra, em um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, ofertado por uma instituição pública de Ensino Superior, ligado a Universidade Aberta do Brasil. A partir da abordagem do “Estar Junto Virtual Ampliado”, para a Educação a Distância, e da perspectiva interpretacionista, os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa de doutorado em Educação. Na análise dos dados, a partir da proposição de resolução de uma tarefa matemática, se destacou na pesquisa desenvolvida a possibilidade de uso dessa plataforma para a organização e estruturação de espaços virtuais para a formação de professores de matemática, em cursos presenciais ou a distância. Esta conclusão resultou do fato de que os recursos digitais, disponibilizados para representação geométrica e algébrica de objetos matemáticos, podem ser usados colaborativamente, em momentos síncronos ou assíncronos, favorecendo a construção de conhecimento a partir da interação entre estudantes, professor, objeto matemático, recursos digitais e entre os próprios estudantes.  

 

Palavras-chave: Espaços virtuais. Licenciatura em matemática. Prática de ensino. Representação geométrica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora associada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática. É doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado em Educação pela UFPR com estágio científico na Universidade de Lisboa. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, investigando questões relacionadas ao currículo escolar e cultura digital, aprendizagem e formação de professores. É líder do Getecmat - Grupo de Estudo em Tecnologia e Educação Matemática.

Referências

BAIRRAL, M. A. Pesquisas em educação matemática com tecnologias digitais: algumas faces da interação. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 18, p. 485-505, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1460 - Acesso em: 03 maio. 2024.

BAIRRAL, M. A.; POWELL, A. B. Interlocuções e saberes docentes em interações on-line: um estudo de caso com professores de Matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 1, p. 61-77, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000100005 - Acesso em: 03 maio. 2024.

BAIRRAL, M. A.; MARQUES, F. de J. R. Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente VMT com GeoGebra-Where are the notable points of a triangle located? Prospective mathematics teachers interacting within VMT with geogebra. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 111-130, abr. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24076 - Acesso em: 03 maio. 2024.

BARREIRA, J. C. F.; BAIRRAL, M. A. Licenciandos em Matemática Trabalhando em Ambiente Virtual com o Geogebra. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 12., 2016, São Paulo Anais [...]. São Paulo, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. Trabalho 5630_2963. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5630_2963_ID.pdf - Acesso em: 03 maio. 2024.

BOGDAN, R. O.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. 11. ed. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.

FERNANDES, F. F. Ambiente Virtual e Educação a Distância: espaços e movimentos de aprendizagem em uma disciplina. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24–54, 2014. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255720142823 - Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823 - Acesso em: 3 maio. 2024.

KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. Curitiba, v.15, n.45, pp.423-441, maio/ago. 2015. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03 - Acesso em: 3 maio. 2024.

MATTAR, J.; MAIA, C. ABC da EaD: a educação a distância hoje. SP: Pearson Prentice Hall, 2007.

MERCADO, L. P. L. Tecnologias Digitais e Educação a Distância: letramento digital e formação de professores. In. CAVALCANTE, Marina Maria Dias et al. (Org.). Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza: EdUECE, vol. 4, 2015. p. 328-346.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem online. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

PRADO, M. E. B. B.; COSTA, N. M. L. da. O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docência. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 898-918, 2016.

RIBEIRO, R. A. Tecnologias na educação: uma análise na contemporaneidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013.

TORI, R. Prefácio. In: GOMES, A. S. et al. Educar com o Redu. Recife: Redu, Educacional Technology, 2012.

VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 p. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617685 - Acesso em: 3 mai. 2024.

Downloads

Publicado

21-08-2024

Como Citar

Fernandes, F., & Scherer, S. (2024). Virtual Math Team e Resolução de Tarefas Matemáticas na Educação a Distância. EaD Em Foco, 14(1), e2319. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2319

Edição

Seção

Estudos de Caso