Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma Disciplina, Espaços Virtuais, Interações...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.996

Resumo

O objetivo com este artigo é discutir procedimentos que favoreceram a constituição de um ambiente virtual de aprendizagem, ao planejar e desenvolver uma disciplina de um curso de Licenciatura a distância. A discussão é realizada a partir de uma pesquisa de doutorado, em que uma disciplina foi planejada e desenvolvida com o objetivo de se constituir um ambiente virtual de aprendizagem. Na proposição e análise da disciplina, ofertada em um curso de Licenciatura de Matemática a distância, foram consideradas diferenças entre espaços e ambientes virtuais; diferentes estilos de uso do virtual dos estudantes; a definição de espaços virtuais e tecnologias digitais e elaboração de atividades, entre outros aspectos que pudessem favorecer interações em ambientes virtuais, com foco na aprendizagem dos estudantes. O que concluímos foi que a constituição do ambiente virtual de aprendizagem desta disciplina estava relacionada com a articulação entre os espaços virtuais e tecnologias digitais disponibilizadas, as tarefas e atividades propostas, e o fato de se contemplar diferentes estilos de uso do virtual dos estudantes; que favoreceram que interações fossem produzidas nos diferentes ambientes da disciplina.

Palavras-chave: Educação a distância. Ensino superior. Estilos de uso do virtual. Tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTAR, M. A Escolha do software educacional e a proposta didática do professor: Estudo de alguns exemplos em matemática. In: BELINE, W.; COSTA, N. M. L. (Orgs). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: Algumas Reflexões. Campo Mourão: FECILCAM, 2010. p. 253-285.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de Aprendizagem e o Uso das Tecnologias. Santo Tirso: De Facto Editores, 2013.

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Fernandes, F., & Scherer , S. . (2020). Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma Disciplina, Espaços Virtuais, Interações. . EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.996

Edição

Seção

Artigos Originais