Sala de Aula Híbrida: uma Experiência no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.984

Resumo

A motivação do estudante do ensino fundamental II demanda situações didáticas que acompanhem a velocidade das informações transmitidas de forma atraente, gerando impacto positivo no desempenho escolar. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo foi avaliar a motivação de estudantes que sofreram intervenção educacional baseada em um método misto de ensino de Ciências denominado "sala de aula híbrida". Tal modelo é constituído por aulas presenciais e atividades no ambiente virtual de aprendizagem. Após o término da intervenção, foi aplicado o questionário MSLQ (Motivated Strategies for Learning Questionnaire) em dois grupos distintos de estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que houve diferença estatisticamente significativa dos valores médios de motivação dos grupos 1 e 2. Os participantes que sofreram intervenção educacional obtiveram valores médios superiores de motivação para orientação a metas intrínsecas, orientação a metas extrínsecas, valorização da atividade, controle de aprendizagem e auto eficácia para aprendizado em relação aos participantes que não sofreram intervenção educacional. Conclui-se que intervenção realizada revelou-se como uma abordagem inovadora e com capacidade de elevar os níveis médios de pontuações das dimensões motivacionais nos alunos no contexto estudado durante o ensino de Ciências.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Motivação. Sala de aula híbrida.

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Biografia do Autor

Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos, Universidade do Grande Rio

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Unigranrio.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

Onofre Saback dos Anjos, Salvador, D. F. ., Moniz, M. de A., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2020). Sala de Aula Híbrida: uma Experiência no Ensino Fundamental. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.984

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