Proposta para Formação Continuada de Docentes Online

Autores

  • Natalia Xavier Pereira da Costa Unigranrio
  • Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.851

Resumo

Embora seja pautada na distância física entre professor e alunos, a Educação a Distância substitui a lógica bidirecional pela multidirecional e exige a rápida adaptação de discentes e docentes ao uso das tecnologias que a cada dia são incorporadas a essa modalidade. Nesse cenário, faz-se necessário, cada vez mais, um profissional capaz de realizar a mediação entre o aluno e o conhecimento, de forma diferenciada e efetiva: o docente online. O presente artigo apresenta um produto educacional desenvolvido ao longo do curso de mestrado profissional na área de ensino de Ciências. Trata-se de recurso de design instrucional no formato de um mapa de atividades para elaboração futura de um curso de formação em docência online. Valendo-se da abordagem metodológica da pesquisa-ação, dezesseis docentes da Unigranrio evidenciaram elementos que contribuíram para a construção do produto como forma de intervenção para a melhoria do trabalho na EaD. Para a análise dos dados e para a elaboração do produto educacional aqui proposto, utilizou-se a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Foram realizados três encontros com os professores online, a fim de discutir e apresentar propostas para a problemática da formação continuada necessária para o fazer docente do tutor. Por meio do produto aqui desenvolvido foi possível visualizar todos os caminhos que deverão ser perpassados pelo docente online, de maneira que esse profissional possa mediar, acompanhar e avaliar a aprendizagem de forma autônoma. Os resultados demonstraram que há demandas específicas para a atuação do professor na modalidade a distância, e a criação de cursos de formação continuada para docentes online mostrou-se uma estratégia relevante para facilitar a compreensão do trabalho desempenhado por esse profissional.

 

Palavras-chave: Formação docente. Educação a Distância. Design instrucional.

 

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Biografia do Autor

Natalia Xavier Pereira da Costa, Unigranrio

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Unigranrio.

Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos, Unigranrio

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Unigranrio.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

da Costa, N. X. P., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2019). Proposta para Formação Continuada de Docentes Online. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.851

Edição

Seção

Artigos Originais

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