Proposta para Formação Continuada de Docentes Online

Autores/as

  • Natalia Xavier Pereira da Costa Unigranrio
  • Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.851

Resumen

Embora seja pautada na distância física entre professor e alunos, a Educação a Distância substitui a lógica bidirecional pela multidirecional e exige a rápida adaptação de discentes e docentes ao uso das tecnologias que a cada dia são incorporadas a essa modalidade. Nesse cenário, faz-se necessário, cada vez mais, um profissional capaz de realizar a mediação entre o aluno e o conhecimento, de forma diferenciada e efetiva: o docente online. O presente artigo apresenta um produto educacional desenvolvido ao longo do curso de mestrado profissional na área de ensino de Ciências. Trata-se de recurso de design instrucional no formato de um mapa de atividades para elaboração futura de um curso de formação em docência online. Valendo-se da abordagem metodológica da pesquisa-ação, dezesseis docentes da Unigranrio evidenciaram elementos que contribuíram para a construção do produto como forma de intervenção para a melhoria do trabalho na EaD. Para a análise dos dados e para a elaboração do produto educacional aqui proposto, utilizou-se a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Foram realizados três encontros com os professores online, a fim de discutir e apresentar propostas para a problemática da formação continuada necessária para o fazer docente do tutor. Por meio do produto aqui desenvolvido foi possível visualizar todos os caminhos que deverão ser perpassados pelo docente online, de maneira que esse profissional possa mediar, acompanhar e avaliar a aprendizagem de forma autônoma. Os resultados demonstraram que há demandas específicas para a atuação do professor na modalidade a distância, e a criação de cursos de formação continuada para docentes online mostrou-se uma estratégia relevante para facilitar a compreensão do trabalho desempenhado por esse profissional.

 

Palavras-chave: Formação docente. Educação a Distância. Design instrucional.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natalia Xavier Pereira da Costa, Unigranrio

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Unigranrio.

Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos, Unigranrio

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Unigranrio.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Pioneira, 2011.

BARREIRO, R. M. C. Um breve panorama sobre o design instrucional. EaD em foco, v. 6, n. 2, ago. 2016. Disponí­vel em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/375/187. Acesso em: 12 jun. 2019.

doi:https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.375.

BERNADINHO, H. S. A tutoria na EaD: os papéis, as competências e a relevância do tutor. Revista Paidéi@, Unimes Virtual, v.2, n. 4, jul. 2011. Disponí­vel em: http://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php? journal=paideia&page=article&op=view&path[]=166 Acesso em: 20 nov. 2018.

BRASIL. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no Art. 81 da Lei nº 9.394, de 1996. Disponí­vel em: http://www2.camara.leg.br/legin/marg/portar/2001/portaria-2253-18-outubro-2001-412758-norma-me.html. Acesso em: 16 jan. 2019.

BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Dispõe sobre a oferta de disciplinas integrantes do currí­culo que utilizem modalidade semipresencial, com base no Art. 81 da Lei nº 9.394, de 1.996. Disponí­vel em http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 16 de janeiro 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil: UAB. Disponí­vel em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/23-11-2017-Decreto-n-5800-UAB.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

BRASIL. Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Dispõe sobre o exercí­cio das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Disponí­vel em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1988/portaria-n-1134. Acesso em: 16 jan. 2019.

BRASIL. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por instituições de educação superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponí­vel em: http://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2669/portaria-mec-n-1.428-2018 Acesso em: 16 jan. 2019.

CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming critical: becoming critical knowing through action research. Londres: Falmer Press, 1986.

CHAQUIME, L. P.; FIGUEIREDO, A. P. S. O papel do designer instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando a experiência. ESUD 2013: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA. Belém/PA, 10, 2012; São Luiz, Maranhão. Anais eletrônicos. Disponí­vel em: http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT2/114065.pdf. Acesso em: 7 set. 2018.

ESQUINCALHA, A. C, et al Sistemas de tutoria em cursos de pós-graduação a distância: o caso do laboratório de novas tecnologias de ensino da Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2009. Disponí­vel em: http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/bitstream/123456789/2904/1/da%20Concei%C3%A7%C3%A3o,%20Agnaldo.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 34ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 90-102, maio 2009.

LÉVY, P. Cibercultura. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

MACHADO, L. D.; MACHADO, E. de C.. O papel da tutoria em ambientes EaD. 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇíO A DIST NCIA. Salvador, 2004. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm. Acesso em: 15 nov. 2018.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

NOBRE, C.; MELO, K. Convergência das competências essenciais do mediador pedagógico da EaD. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA. Ouro Preto, 2011. Disponí­vel em: http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=124. Acesso em: 18 nov. 2017.

PEDROSA, S. M. P. de A.. A educação a distância na formação continuada do professor. Educ. Rev., Curitiba, n. 21, p. 1-15, jun. 2003. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602003000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 nov. 2018.

SANTOS, E.O. dos; TRACTENBERG, L.; PEREIRA, M.. Competências para docência online: implicações para formação inicial e continuada de professores tutores do FGV online. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇíO A DIST NCIA, Abed, Florianópolis, dez. 2005.

SANTOS, R. A formação de formadores na cibercultura e a atuação docente universitária. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 1, p. 153-174, jan./abr. 2018.

SARTORI, A. S. Educação a distância: novas práticas pedagógicas e as tecnologias da informação e da comunicação. Linhas, v. 3, n. 2, 2007.

SILVA, I. M. M. Múltiplos papéis dos professores na Educação a Distância e práticas de letramento digital. CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇíO A DIST NCIA, 15, Recife, 2009. Anais eletrônicos. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/252009084314.pdf. Acesso em: 17 ago. 2018.

SILVA, O. S. da. Gestão de equipes de EaD. 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇíO A DIST NCIA. Curitiba, setembro, 2007. Disponí­vel em: http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=121. Acesso em: 30 nov. 2019.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Publicado

2019-10-30

Cómo citar

da Costa, N. X. P., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2019). Proposta para Formação Continuada de Docentes Online. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.851

Número

Sección

Artí­culo de investigación

Artículos más leídos del mismo autor/a