Uma Análise dos Determinantes da Evasão no Ensino Superior EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2322Palavras-chave:
Evasão, Educação a distância, Análise quantitativa de dados educacionais, Censo da educação superiorResumo
O Ensino à Distância teve uma forte expansão nos últimos anos, principalmente após a Pandemia do Coronavírus. Porém, ainda enfrenta desafios, como a baixa qualidade de conteúdo e as altas taxas de evasão, especialmente entre alunos de baixa renda e com responsabilidades familiares. Nesse sentido, este artigo busca analisar os determinantes da evasão no ensino a distância do ponto de vista das instituições de ensino superior. Para isto, serão usados os dados do Censo da Educação Superior do Brasil de 2018 a 2022 e o uso de Regressão Linear Múltipla. Objetiva-se, assim, realizar esse estudo a partir dos fatores que culminam na evasão do ensino superior e mapear ações que possam ser implementadas pelas IES e pelo poder público por meio de políticas públicas. Os resultados demonstraram que as taxas de evasão variam significativamente entre as instituições e que as características de idade dos alunos, gênero e origem da escola têm um efeito significativo na evasão. Tais resultados, portanto, enfatizam a importância de abordagens multidimensionais para entender os determinantes da evasão. Além disso, constatou-se a necessidade da implementação de políticas públicas que visem atender a grupos específicos de vulnerabilidade no Ensino Superior através da EaD, como mulheres e egressos de escolas públicas.
Palavras-chave: Evasão. Educação à distância. Análise quantitativa de dados educacionais. Censo da educação superior.
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