Fatores de Evasão na Educação à Distância: um Estudo no Curso de Bacharelado em Administração Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.980

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar os fatores que levaram os alunos à evasão do Curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil/UNEMAT. Considerou-se como evasão a saída do aluno do curso por vias oficiais como trancamento ou pelo abandono. A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa quantitativa, utilizando a técnica de levantamento (survey), junto aos alunos evadidos, a partir da aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas. Dentre os fatores com maior impacto na evasão dos alunos estão as questões relacionadas à localização entre residência e polo presencial; ao tempo destinado à realização das atividades do curso, as questões relacionados ao trabalho do aluno e as questões financeiras para realizar o curso; enquanto que as de menor impacto são questões relacionadas ao preparo do aluno no ensino fundamental e médio e o seu desempenho e interesse nas disciplinas e atividades do curso.

Palavras-chave: Educação à distância. Evasão. Administração pública.

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Biografia do Autor

Fernando Thiago, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), possui especialização (pós-graduação Lato Sensu) em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013) e em Magistério do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004) e graduação em Administração pela Unifimes (2003). Atualmente é Professor da Educação Superior do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Gestão do Agronegócio.

Jeyze Carla Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso/Universidade Aberta do Brasil.

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraí­ba (2001), mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade Federal da Paraí­ba (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017). Desde agosto de 2006 é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Empresas tem experiência em Marketing, Vendas e Logí­stica e na área docente com disciplina Teoria Geral da Administração e Administração de Marketing. Como pesquisador, os estudos em marketing, com destaque para comportamento do consumidor.

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Publicado

12-05-2020

Como Citar

Thiago, F., Carvalho, J. C., & Trigueiro, F. M. C. (2020). Fatores de Evasão na Educação à Distância: um Estudo no Curso de Bacharelado em Administração Pública. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.980

Edição

Seção

Artigos Originais