Fatores de Evasão na Educação à Distância: um Estudo no Curso de Bacharelado em Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.980Resumo
O objetivo deste artigo é identificar os fatores que levaram os alunos à evasão do Curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil/UNEMAT. Considerou-se como evasão a saída do aluno do curso por vias oficiais como trancamento ou pelo abandono. A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa quantitativa, utilizando a técnica de levantamento (survey), junto aos alunos evadidos, a partir da aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas. Dentre os fatores com maior impacto na evasão dos alunos estão as questões relacionadas à localização entre residência e polo presencial; ao tempo destinado à realização das atividades do curso, as questões relacionados ao trabalho do aluno e as questões financeiras para realizar o curso; enquanto que as de menor impacto são questões relacionadas ao preparo do aluno no ensino fundamental e médio e o seu desempenho e interesse nas disciplinas e atividades do curso.
Palavras-chave: Educação à distância. Evasão. Administração pública.
Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D. M. de; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 189-205, agosto, 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORGES, P. Último segundo: MEC e universidades estudam planos para combater evasão. Brasília, 2012. Disponível em <https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mec-e-universidades-estudam-planos-para-combater-evasao/n1597622390779.html>Acesso em 26 de fevereiro de 2020.
ENSSLIN, S. R.; AMARAL, B. G.; VALMORBIDA, S. M. I.; DUTRA, A. Gestão Pública: Construção de um Modelo Construtivista para Apoiar a Escola Virtual de Administração Pública de Santa Catarina no Combate í Evasão da Capacitação a Distância. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 90-110, 2018.
FíVERO, R. V. M. Dialogar ou evadir? Eis a questão! Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação í Distância. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
FIALHO, M. G. D. PRESTES, E. M. T. Evasão Escolar no Curso de Pedagogia da UFPB: Na compreensão dos gestores educacionais. MPGOA, João Pessoa, v. 3, n 1, p. 42-63, 2014.
GANDRA, D. C. A importância do feedback na Educação a Distância. Aprendizagem em EAD, Taguatinga, v. 1, p. 1-7, setembro, 2015.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JORGE, B. G. et al. Evasão na Educação í Distância: Um estudo sobre a evasão em uma institução de Ensino Superior. In: Congresso Internacional de Educação í Distância, 16, 2010, Maringá-PR, Anais... Maringá: ABED, 2010, p. 1-10.
LOTT, A. C. O. et al. Persistência e Evasão na Educação a Distância: Examinando Fatores Explicativos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 17, n. 2, p. 149-171, 2018.
LUZ, M. R. M. P. da; ROLANDO, L. G. R.; SALVADOR, D. F.; SOUSA, A. Characterization of the Reasons Why Brazilian Science Teachers Drop Out of Online Professional Development Courses. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 19, n. 5, p. 2018.
NASCIMENTO, T. P. C. ESPER, A. K. Evasão em Cursos de Educação Continuada a Distância: Um estudo na Escola Nacional de Administração Pública. Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 2, p. 159-173 – Brasília, Abril/Junho, 2009.
NETTO, C.; GUIDOTTI, V.; SANTOS, P. K. A Evasão na EAD: investigando causas, propondo estratégias. In: Conferência Latinoamericana Sobre el Abandono en la Educación Superior, 2, 2012, Porto Alegre-RS, Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2012, p. 1-8.
OLIVEIRA, A. E.; SILVA, E. A Educação í Distância e sua contribuição na inclusão social. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 5, n. 10, 2015.
PACHECO, A. S. V.; NAKAYAMA, M. K.; RISSI, M. Evasão e Permanência dos Estudantes de um Curso de Administração a Distancia do Sistema Universidade Aberta do Brasil: Uma teoria multiparadigmática. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 41, Abril,
POLICARPO, M.; AGUIAR, E. O papel dos benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde: a compra de um carro híbrido. In: Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: Building purpose through stakeholders in retailing, 13, 2019, São Paulo-SP, Anais"¦São Paulo: FGV, 2019, 1-16.
SANTOS, J. L. F.; BARROS, L.F. Cadernos de Estudos da Evasão. Núcleo de apoio aos estudos de graduação. São Paulo: USP, 1994.
SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. de C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, n. 37, v. 132, p. 641-659, 2007.
SILVA, A. R. da. LIMA, A. A. F. Percepção acerca da educação superior a distância nas pequenas cidades brasileiras: um estudo de caso no município de Poço Verde-SE. Ideias e Inovação-Aracajú, v 03, n 1, p. 57-66, fevereiro de 2016.
SILVA, I. J. A.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A.; PEREIRA, J. M. Estratégias das Coordenações dos Cursos de Ciências Contábeis para Combater a Evasão. Revista Universo Contábil, v. 14, n. 2, p. 61-81, 2018.
UNEMAT. Universidade do Estado de Mato Grosso. Relatório de Gestão 2014 da Diretoria de Gestão de Educação a Distância. Cáceres: UNEMAT, 2015. Disponível em https://dead.unemat.br/public/Relatorio_Gestao2010-2014_DEAD.pdf, acessado em 07 de maio de 2020.
VIANA, G. V. R. PEREIRA, E. S. O Método indutivo. Revista Científica da Faculdade Lourenço Filho, v. 5, n 1, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.