Especialização em EaD da Univesp: Contribuições para a Formação de Pós-Graduandos das Universidades Estaduais Paulistas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2413Palavras-chave:
Facilitador, Docência, Ensino a distância, Pós-graduação, NarrativasResumo
Muitas vezes, estudantes da pós-graduação de áreas distintas da Educação não têm a oportunidade de realizarem uma formação didático-pedagógica, muito menos de terem vivências na docência. No entanto, iniciativas têm surgido com o propósito de romper essa deficiência formativa e educacional, como acontece na Univesp com o foco na Educação a Distância. Nesse contexto, o objetivo, neste estudo, é narrar e discutir que contribuições a Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância da Univesp traz para a formação profissional de pós-graduandos das universidades estaduais paulistas. Para tanto, cada autor deste artigo escreveu uma narrativa com um episódio marcante, ao considerar suas vivências como facilitador na Univesp, realizando, após isso, uma Análise Narrativa (Riessman, 2005). Como conclusão, tem-se que a especialização da Univesp, para além de desenvolver conhecimentos teóricos acerca de conceitos e métodos atualmente utilizados em cursos na modalidade a distância, possibilita que os pós-graduandos desenvolvam conhecimentos práticos, relacionados ao acompanhamento e à mediação em disciplinas dos cursos em EaD, que são oferecidos pela Univesp.
Palavras-chave: Facilitador. Docência. Ensino a distância. Pós-graduação. Narrativas.
Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D. M.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, v. 22, n. 2 (65), p. 189-205, maio/ago. 2011.
ALARCON, D. F.; LEONEL, A. A.; ANGOTTI, J. A. O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia: experiência em um curso de ciências biológicas. Em Rede: Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2021.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª reimpressão da 2ª edição. São Paulo: Pioneira, 2001. p.107-188.
BITENCOURT, B. M.; SEVERO, M. B.; GALLON, S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: desafios e potencialidades na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, 7(2), 211-226, 2013.
BLOOM, B. S.; KRATHWOHL, D. R. Taxonomy of educational objectives; the classification of educational goals by a committee of college and university examiners. Handbook I: Cognitive Domain. New York, NY; Longmans, Green, 1956.
DE MOURA ANGELIM, R. C.; et al. Educação à distância no ensino superior: relato de experiência em estágio de docência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [s. l.], v. 9, 2018.
BARBOSA, T. R. C. G.; CARVALHO, M. L. Planejamento e desenvolvimento de cursos em EAD [recurso eletrônico]. Viçosa, MG: Ed. UFV [s. l.] ISSN 2179-1732; n. 31, 2019.
CARMO, R. O. S.; FRANCO, A. P. Da Docência Presencial à Docência Online: Aprendizagens De Professores Universitários na Educação a Distância. Educação em Revista, [s. l.], v. 35, n. 210399, p. 1–29, 2019.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Experience and story in qualitative research. [S. l.]: San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
CORRÊA, C. S.; RIBEIRO, A. S. L. A formação pedagógica do professor universitário: um olhar sobre a pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 445-462, abr./jun. 2014.
DE ANDRADE CARNEIRO, L. et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and development, v. 9, n. 8, 2020.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.
FIORENTINI, D. Learning and professional development of mathematics teacher in research communities. Sisyphus – Journal of Education. v. 1, n. 3, p. 152-181, 2013.
FREITAS, M. T. M.; FIORENTINI, D. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, Itatiba, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan./jul. 2007.
GARBIN, M. Desenvolvimento de um programa de capacitação para professores de Matemática do ensino público brasileiro com enfoque na aprendizagem colaborativa. 2014. Tese (Doutorado) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP)., Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, set./dez. 2019.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018.
MAYER, R. E. Multimedia Learning: Second Edition. University of California: Santa Barbara, 2009.
MOORE, M. G. Teoria da distância transacional. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 1, 2002.
PIRES, R. M.; VELOSO, B. G. Os Fóruns de Discussão na Educação a Distância: Estudo de Caso num Curso de Especialização. EaD em Foco, [s. l.], v. 13, n. 1, p. e2030, 2023.
RIESSMAN, C. K. Narrative Analysis. In: KELLY, N. et al. Narrative, Memory & Everyday Life. Huddersfield: University of Huddersfield, 2005, (p. 1-8)
SALES, W. B.; GUERRA, R. O. Reflexões sobre o estágio em docência como instrumento formativo do professor universitário: um relato de experiência. Revista Ciência Plural, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, 2023.
UNIVERSITY OF NEBRASK MEDICAL CENTER. Group work vs. collaborative learning: is there a difference?. Disponível em: https://connected.unmc.edu/blog/2018/05/09/group-work-vs-collaborative-learning-is-there-a-difference/ Acesso em 16 fev. 2025.
UNIVESP. Normas acadêmicas. 2019. Disponível em: https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/5d7a99757c1bd17f6b4dfe1c/Normas_Academicas__1_.pdf Acesso em: 17 ago. 2024.
UNIVESP. Especialização em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância. 2020. Disponível em: https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/5f9a0d187c1bd102630cd9cd/PPC_-_Especializa__o_julho-2020.pdf Acesso em: 17 ago. 2024.
UNIVESP. Orientações para a Avaliação do Projeto Integrador. 2021. Disponível em: https://assets.univesp.br/Proj_Integrador/Orient_para_avaliacao_do_PI_jan2021.pdf Acesso em: 17 ago. 2024 (a).
UNIVESP. Orientações para Alunos de Projeto Integrador. 2021. Disponível em: https://assets.univesp.br/Proj_Integrador/2023-1S/Orientacoes_para_alunos_de_PI.pdf Acesso em: 17 ago. 2024 (b).
UNIVESP. Participantes do Processo Pedagógico. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://sites.google.com/view/mediao-univesp/participantes-do-processo-pedagógico?authuser=0 Acesso em: 17 ago. 2024.
ZANETTI, A. Elaboração de materiais didáticos para educação a distância. Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.