Formação Inicial de Professores de Matemática na Modalidade à Distância no Brasil: o Que Dizem as Pesquisas dos Últimos Dez Anos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2365Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Matemática, Modalidade à distânciaResumo
A temática da “formação inicial de professores de matemática” desperta o interesse de pesquisadores que buscam identificar nuances que influenciam esse processo educacional. Com o advento da internet, essa capacitação também passou a ser realizada integralmente de forma remota, entretanto, estudos sobre essa modalidade de ensino ainda são escassos na bibliografia. Este trabalho tem como objetivo geral analisar e sintetizar de maneira abrangente as evidências disponíveis na produção acadêmica dos últimos dez anos, a fim de compreender o estado atual da formação inicial de professores de matemática à distância no contexto brasileiro. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão sistemática da literatura, com a coleta de dados realizada por meio de buscas em repositórios acadêmicos de teses e dissertações. Amparados nos pressupostos da teoria de análise de conteúdo, obtivemos resultados que mostram que essa modalidade educacional, a distância (EaD), tem se mostrado uma estratégia eficaz para ampliar geograficamente o acesso ao ensino superior e democratizar sua oferta. Contudo, o estudo evidencia que ainda há aspectos que demandam aprimoramento, especialmente na interação entre tutores e alunos, nos processos avaliativos e na qualidade do ensino oferecido.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Matemática. Modalidade à distância.
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