Impercepção Botânica e o Ensino de Biologia Vegetal: o que Pensam os Futuros Professores de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2270Palavras-chave:
Ensino de biologia, Formação de professores, Educação ambientalResumo
Estudo descritivo de abordagem quanti-qualitativa com o objetivo de avaliar como os graduandos e graduandas do curso de Licenciatura EAD em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Consórcio Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro do polo Paracambi enxergam o ensino de Botânica ao longo do curso, assim como suas afinidades e dificuldades, visando compreender os principais fatores que influenciam na impercepção botânica e contribuir para a discussão sobre o ensino de botânica nos cursos de formação de professores de Ciências e Biologia. Foi aplicado um questionário on-line, contendo 17 perguntas, objetivas e subjetivas, a 36 estudantes e todas as respostas foram contabilizadas e analisadas. Foi constatado que a impercepção botânica se encontra muitas vezes dentro de Instituições de Ensino Superior, sendo que entre os entraves encontrados pelos graduandos no aprendizado de Botânica encontra-se a utilização de um modelo de ensino conteudista, o que evidencia a necessidade de metodologias diferenciadas, que favoreçam a pesquisa, experimentação, interpretação e reflexão por parte dos graduandos a fim de contribuir para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com a transformação do atual contexto do ensino dessa temática.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de biologia. Educação ambiental.
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