Estilo de Aprendizagem de Alunos de um Curso de Licenciatura na Modalidade a Distância Diante do "Novo Normal"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1866

Resumo

O estilo de aprendizagem está intimamente relacionado à maneira pela qual cada um exerce interação com as condições do ensino e esse caráter pode ser alterado de pessoa a pessoa. Em cursos de graduação a distância o estudo do estilo de aprendizagem recebe evidente visibilidade, pois transmite que o processo de aprender é algo cíclico e consecutivo, onde a pessoa pode ser observada pelo agir, refletir, conceitualizar e aplicar um determinado assunto ou ação proposta a ele. Diante dos quatro estilos de aprendizagem segundo Kolb, prevaleceu o estilo acomodador perante o questionário aplicado aos 47 alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância e que contemplou o perfil sociodemográfico, formação e autoavaliação no curso e estilo de aprendizagem. O estilo prevalente corresponde com as circunstâncias imediatistas, age e sente ao aprender, correspondendo com o ser prático, vivencial, criativo para uma maior mudança e/ou melhoramento no ambiente em que vivencia. Com isso, é viável refletir sobre o conceito de identificar o estilo de aprendizagem dos alunos, pois os professores tendo conhecimento do seu público e verificando o recebimento e a aprendizagem daquilo que é proposto, tendem a ter eficácia no processo.

Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Andragogia. Educação a distância.

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Biografia do Autor

Anayara Fernandes Chagas, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB.

Samuel David Capistrano Malveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do  Ceará/Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB.

Mayara Setúbal Oliveira Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, mestre e doutora em Ciências Veterinárias pela UECE. Atualmente é tutora a distância da Universidade Estadual do Ceará e professora de biologia do Colégio Professora Jemina Góis. Atuou na área de analise de processos ambientais como estagiária da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE e já foi professora do curso Pró-técnico da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atua principalmente nos temas: hipofisação; reprodução de peixes, diluidores; morfopatologias e ensino de biologia.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Biolóloga pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Microbiologia Médica pela UFC e Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela UFC. Atua como Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB. Coordenadora Pedagógica do Núcleo Pré-Universitário UECEVest. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, desenvolve trabalhos na área de pesquisa em educação a distância e formação de professores.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Microbiologia Médica/UFC. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É lí­der do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância". Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos, produção de material em Microbiologia e educação a distância.

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Publicado

08-11-2022

Como Citar

Chagas, A. F., Malveira, S. D. C., Araújo, M. S. O., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2022). Estilo de Aprendizagem de Alunos de um Curso de Licenciatura na Modalidade a Distância Diante do "Novo Normal". EaD Em Foco, 12(2), e1866. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1866

Edição

Seção

Estudos de Caso

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