Estilo de Aprendizagem de Alunos de um Curso de Licenciatura na Modalidade a Distância Diante do "Novo Normal"
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1866Resumen
O estilo de aprendizagem está intimamente relacionado à maneira pela qual cada um exerce interação com as condições do ensino e esse caráter pode ser alterado de pessoa a pessoa. Em cursos de graduação a distância o estudo do estilo de aprendizagem recebe evidente visibilidade, pois transmite que o processo de aprender é algo cíclico e consecutivo, onde a pessoa pode ser observada pelo agir, refletir, conceitualizar e aplicar um determinado assunto ou ação proposta a ele. Diante dos quatro estilos de aprendizagem segundo Kolb, prevaleceu o estilo acomodador perante o questionário aplicado aos 47 alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância e que contemplou o perfil sociodemográfico, formação e autoavaliação no curso e estilo de aprendizagem. O estilo prevalente corresponde com as circunstâncias imediatistas, age e sente ao aprender, correspondendo com o ser prático, vivencial, criativo para uma maior mudança e/ou melhoramento no ambiente em que vivencia. Com isso, é viável refletir sobre o conceito de identificar o estilo de aprendizagem dos alunos, pois os professores tendo conhecimento do seu público e verificando o recebimento e a aprendizagem daquilo que é proposto, tendem a ter eficácia no processo.
Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Andragogia. Educação a distância.
Descargas
Citas
ANDRADE, A. L. S. et al. Mineração de caulim no município de Equador-RN Brasil: andragogia e percepção ambiental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental (Pombal - PB - Brasil), v. 9, n. 1, p. 27-47, jan-dez, 2015.
AYRES, M. et al. BioEstat 5.0: aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Belém: MCT: IDSM: CNPq, 2007. 364 p.
AZEVEDO, D.; TORRES, J. D.; TIRADO, D. F. Análisis de los hábitos de estudio y motivación para elaprendizaje a distanciaenalumnos de ingeniería de sistemas de launiversidad de Cartagena (Colombia). Formación Universitaria, v. 8, n. 5, p. 59-66. 2015.
BRASIL. Mulheres são maioria no ingresso e na conclusão de cursos superiores. 2015. Disponível em: Governo Federal - Governo do Brasil... "” Português (Brasil) (www.gov.br) Acesso em: 05 jan. 2022.
BRASIL. Ofício Circular nº 2, de 24 de fevereiro de 2021. Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Brasília: CNS/CONEP, 2021. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf - Acesso em: 04 mai. 2022.
BRASIL. Resolução n° 510, de 07 de abril de 2016. Ética na pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais. Brasília: CNS, 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf - Acesso em: 04 mai. 2022.
CAVENAGHI, S.; BERQUO, E. O perfil socioeconômico e demográfico da fecundidade no Brasil de 2000 a 2010. In: VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO LATINO AMERICANA DE POPULAÇíO. Anais... Lima, Peru, 2014.
CERQUEIRA, T. C. S. Estilos de aprendizado do Kolb e sua importância na educação. Revista de Estilos de Aprendizagem, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 109-123, 2008.
CLEVER CORP. Inventário de Estilos de Aprendizado de Kolb. São Paulo: CleverCorp - Soluções em EAD, 2015. 10 p.
COSTA, S. L. da; DIAS, S. M. B. A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17/18, p. 51-60, 2015.
COVALSKY, C. M.; MOTA, J. C. Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD). Revista da UNIFEBE, v. 1, n. 18, p. 75-87, 2016.
DANTAS, L. A. de O. Aplicação do teste de Kolb na análise dos estilos de aprendizagem em ingressantes do curso de ciências contábeis. Revista Científica Semana Acadêmica, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1-14, 2011.
DOS SANTOS, R. L. et al. Perfil Do Aluno Da Educação A Distância Em Porto Velho, Rondônia. Entrepreneurship, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2021.
HERRERA, Y. R. et al. Estilos de aprendizagem e metas de realização de estudantes universitários durante a pandemia do COVID-19. Texto Livre, v. 14, n. 2, p. 1-11, 2022.
HERMANN, A. M. M.; SPONCHIADO, D. A. M.; FOSSATO, T. E. [Resenha do livro Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente]. Perspectiva, [Florianópolis], v. 41, n. 156, p. 103-106, 2017.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
KOLB, A.; KOLB, D. A. Bibliographyofresearchonexperientiallearningtheoryandthelearningstyleinventory. Cleveland: Departament of Organizational Behavior, Weatherhead School of Management, Case Western Reserve University, 1999. 166 p.
KOLB, D. A. Experiential Learning: experience as thes our ceo flearning and development. 2. ed. EnglewoodCliffs: Prentice-Hall, 1984.
LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. dos. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 611- 627, 2018.
LIMA, A. I. A. O. Estilos de aprendizagem segundo postulados de David Kolb: Uma experiência no curso e odontologia da UNOESTE. Dissertação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE- Presidete Prudente- SP. 2007.
LINDBERG-SAND, A.; SONESSON, A. Compulsory higher education teacher training in Sweden: developmentof a national standards framework based on the scholar ship of teachin gand learning. Tertiary Educationand Management, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 123-139, 2008.
LONGHI, A. J. Ação educativa e agir comunicativo. Santa Catarina: Unc Caçador, 2008.
MEURER, A. M.; PEDERSINI, D. R.; ANTONELLI, R. A.; VOESE, S. B. Estilos de Aprendizagem e Rendimento Acadêmico na Universidade. REICE. v.16, n.4, p. 24-43. 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6665945 Acesso em: 06 jan. 2022.
MONTEIRO, A.; GONCALVES, C.; SANTOS, P.J. Jovens: Do Ensino Superior para o Mercado de Trabalho. Dirigir & Formar. n.23, p. 49-52, 2019. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/121863/2/346226.pdf Acesso em: 05 jan. 2022.
NEIVA, G. M.; DE SOUZA, L. F. M.; ROSA, V. O. M.; FONSECA, C. G.; LODI, B. N.; TEIXEIRA, C. G.; PENIDO, P. C. L. Análise comparativa dos estilos de aprendizagem de docentes e acadêmicos de um curso de Medicina: Comparativeanalysisofthelearningstylesofteachersandacademicsfrom a medicine course. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 5, p. 18140-18151, 2022.
NOGUEIRA, E. Mitos construídos culturalmente e idealização do bom aluno e do mau aluno: uma perspectiva neuropsicológica. Revista Educação, Psicologia e Interfaces. v.3, n.1, p. 95-103, 2019. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/151 Acesso em 06 jan. 2022.
PIMENTEL, A. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos em Psicologia, v. 12, n. 2, p. 159-168, 2007.
PNAD. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores 2015 / IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
PROFICIÊNCIA. Características necessárias. In: PROFICIÊNCIA. Perfil. [S. l.], 2019. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2974 - Acesso em 27 jan. 2022.
RAMOS, K. R. Perfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagem. Revista Reflexão e Ação, v. 21, n. esp, p. 199-220, 2013.
REIS, L. G. dos; PATON, C.; NOGUEIRA, D. R. Estilos de aprendizagem: uma análise dos alunos do curso de ciências contábeis pelo método Kolb. Enfoque: Reflexão Contábil, Maringá, PR, v. 31, n. 1, p. 53-66, 2012.
RODRIGUES, F. C. A.; MOURA, M. G. C. Aprendizagem no contexto da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão í luz da Andragogia. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 112 - 133, maio/ago. 2016.
SILVA, M. B.; FARIA, R. R.; FOCHESATO, S. C. A. A orientação profissional (OP) como elo entre a universidade e a escola. Psicologia Argumento, v. 30, n. 68, p. 19-26, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19757 Acesso em 06 jan. 2022.
SILVA; GALEMBECK. Preferências de Estilos de Aprendizagem entre os usuários da Biblioteca Digital de Ciências (BDC-IB-Unicamp). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências v. 14, n. 1, 2014.
SOUZA; L. C.; OLIVEIRA, P. H. N.; ALBARELLO, B. A. Os desafios da escolha profissional para alunos do ensino médio da rede pública de Ceilândia. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. v.3, n.7, p. 818 – 833, 2020. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/164 Acesso em 06 jan. 2022.
VERAS, R. D. V. O PERCURSO ESTUDANTIL DE ALUNAS CASADAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada. 2015. 57 f. Monografia - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7227 Acesso em 05 jan. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.