Impacto e Influência na Empregabilidade do Egresso de uma Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1760Resumo
As instituições de ensino devem acompanhar a trajetória profissional dos graduados para aferir a eficácia e refletir sobre a implementação de políticas e estratégias de melhoria da qualidade do ensino. Dentro desse contexto, objetivou-se investigar o impacto e a influência na empregabilidade do egresso de um curso de Ciências Biológicas a distância de quatro polos do interior do Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem quali-quantitativa, que usou um questionário semiestruturado com 58 questões. Participaram da pesquisa 77 egressos do universo de 117 que concluíram o curso, sendo a maioria do sexo feminino com idade entre 21 e 58 anos. 65,0% afirmaram que o curso influenciou na conquista do emprego. De 9 docentes ao ingressar no curso, culminou com 42 docentes entre os egressos, especialmente em instituições públicas, entretanto, 64,0% não exercem suas atividades na área de Ciências e Biologia. Para os egressos através do curso foi possível desenvolver habilidades que puderam oportunizá-los a obter um emprego. Por fim, constatou-se que os egressos foram assimilados pelo mercado de trabalho de seus municípios, em especial na função de professor, sendo necessário monitorar o fato da maioria não estar atuando na área de Ciências e Biologia.
Palavras-chave: Mercado de trabalho. Educação a distância. Graduação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, N. T. F.; OLIVEIRA, F. B.; MARCHISOTTI, G. G. Razões para evasão na educação a distância. 2016. Trabalho de conclusão de curso FGV, Rio de Janeiro, 2016. Associação Brasileira de Educação a Distância. CensoEaD.br. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf - Acesso em: 25/03/2019.
BASSOTTO, J. et al. Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da UNOESC, na percepção dos professores. Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
BATISTA, R. F. F. Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Assessoria de Administração), Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Porto, 2021.
BATTINI, O.; SALVI, V.; REIS, S. R. A Formação Inicial de Professores no EaD e a Iniciação Científica: a Experiência do Projeto de Pesquisa Professor seu Lugar é Aqui EAD. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, n. 3, p. 328-335, 2018.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf - Acesso em: 25/03/2019.
BRASIL. Lei n. 9.394 – 20 dez. 1.996. Estabelece as diretrizes e bases da educação. Diário Oficial, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível na Internet: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRASIL. Resolução nº 510 de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, nº 98, 24 de maio de 2016. Seção 1, p. 44-46.
BRASIL. Ofício Circular nº 02/2021/CONEP/SECNS/MS. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de fevereiro de 2021.
CARVALHO, V. S. O desafio da qualificação de professores para o ensino superior: o papel da EaD. Educação Sem Distância. Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, v. 1, n. 1, 2020.
CASTRO, S. M. V.; BRANDíO, Z.; NASCIMENTO, I. P. Biólogo ou professor de Biologia: um estudo entre estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇíO – EDUCERE. 10., Curitiba, 2011. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.
CAVALCANTE, M. A. P. 2019. Aspectos de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Administração Pública do Instituto UFC Virtual. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
CENSO EAD. BR. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017. Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2018.
CORREIA, R. L.; SANTOS, J. G. A importância da tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação a Distância (EAD) do Ensino Superior (IES). Revista aprendizagem em EAD, v. 2, n. 1, 2013.
COSTA, R. A.; MONTEIRO, T. G. A influência do modelo de gestão nas políticas em educação a distância. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 11, n. 4, p. 1-22, TRI IV 2017.
FELICETTI, V. L. Egressos das licenciaturas: o que move a escolha e o exercício da docência. Educar em Revista, v. 34, n. 67, p. 215-232, 2018.
GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n, 100, p. 33-46, 2014.
GOMES, D. Evasão na EaD: motivos que influenciam e como evitar. Blog da Samba. Disponível em: https://sambatech.com/blog/cat-ead/evasao-na-ead/ - Acesso em: 27/06/2019.
LAJOLO, M. EAD: 1,5 milhão estudam a distância no Brasil. Revista Veja, edição on line 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/ead-15-milhao-de-pessoas-estuda-a-distancia-no-brasil/. Acesso em: 25/06/2019.
LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. Câmera Brasileira de Livros, v. 2, SP, 2012.
MAURO, R. A. et al. Educação a Distância: Contribuições da modalidade para uma qualificação empreendedora. Revista de Gestão e Projetos, v. 8, n. 3, p. 118-128, 2017.
MENDES, M. C. S. A quebra de paradigma na contratação de graduados egressos da modalidade ead. Relatório final de pesquisa de iniciação científica UNIGRANRIO. 2017.
MOURA, J. M. M. O. et al. Elementos estruturantes e indicadores de empregabilidade de Egressos: Estudo de caso em cursos de Nível Médio a distância. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 79, 2020.
NEVES, J. M.; MOURA, D. L. Evasão Escolar Na Educação A Distância: evidências de uma Instituição Federal de Ensino. TICs e EaD em Foco, São Luís, v. 7, n. 1, p. 113–126, 2021.
OLIVEIRA, N. P. et al. A Evolução da Universidade no Contexto do EaD e das TICs. In: X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 10, 2020, Paraná. Anais [...], Paraná, UTPR, 2020, p. 1-14.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PEREIRA, A. R.; DALMAU, M. B. L. As competências virtuais individuais desenvolvidas pela graduação a distância em um curso de administração: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 2, p. 90-112, 2015.
RODRIGUES, M. L. L.; MALTEMPI, M. V. Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso. EaD em Foco, v. 12, n. 1, p. e1644, 2022.
SILVA, L. C. et al. Acompanhamento de egressos como ferramenta para a gestão Universitária: um estudo com graduados da UFBA. Revista GUAL, v. 10, n. 4, p. 293- 313, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.