Impacto e Influência na Empregabilidade do Egresso de uma Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância

Autores

  • Lí­via Maria Galdino Pereira Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-3630-9646
  • Mayara Setúbal Oliveira Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Renata Vieira do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Vanessa Alves Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-4446-7230
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3232-8863

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1760

Resumo

As instituições de ensino devem acompanhar a trajetória profissional dos graduados para aferir a eficácia e refletir sobre a implementação de políticas e estratégias de melhoria da qualidade do ensino. Dentro desse contexto, objetivou-se investigar o impacto e a influência na empregabilidade do egresso de um curso de Ciências Biológicas a distância de quatro polos do interior do Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem quali-quantitativa, que usou um questionário semiestruturado com 58 questões. Participaram da pesquisa 77 egressos do universo de 117 que concluíram o curso, sendo a maioria do sexo feminino com idade entre 21 e 58 anos. 65,0% afirmaram que o curso influenciou na conquista do emprego. De 9 docentes ao ingressar no curso, culminou com 42 docentes entre os egressos, especialmente em instituições públicas, entretanto, 64,0% não exercem suas atividades na área de Ciências e Biologia. Para os egressos através do curso foi possível desenvolver habilidades que puderam oportunizá-los a obter um emprego. Por fim, constatou-se que os egressos foram assimilados pelo mercado de trabalho de seus municípios, em especial na função de professor, sendo necessário monitorar o fato da maioria não estar atuando na área de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: Mercado de trabalho. Educação a distância. Graduação.

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Biografia do Autor

Lí­via Maria Galdino Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará. Graduada de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Microbiologia Médica UFC. Doutoranda em Microbiologia Médica no laboratório do Centro Especializado em Micologia Médica (CEMM). Foi pesquisadora da Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental com identificação de microrganismo biorremediadores, pela técnica de Biologia Molecular. Membro dos professores formadores da Educação a Distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil. Atua como professora de Microbiologia na UNIFANOR.

Mayara Setúbal Oliveira Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2013), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Atualmente é tutora a distância da Universidade Estadual do Ceará e professora de biologia - Colégio Professora Jemina Góis.

Renata Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é estudante de mestrado do programa de pós graduação em Cciências Veterinárias (UECE) e encontra-se vinculada ao Laboratório de Biotecnologia de Reprodução de Peixes (LBRP), do Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB). Atualmente é tutora à distância da Universidade Estadual do Ceará.

Vanessa Alves Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2015), mestre em Ciências Veterinárias (PPGCV) - UECE. Doutoranda no do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias. Integrante do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes. Atualmente é tutora a distância da Universidade Estadual do Ceará.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Licenciatura - 2006 e Bacharel - 2007); Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB.

 

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutora em Microbiologia Médica/UFC (2021). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É lí­der do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância".

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Publicado

18-10-2022

Como Citar

Pereira, L. M. G. ., Araújo, M. S. O. ., Nascimento, R. V. do, Pereira, V. A., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2022). Impacto e Influência na Empregabilidade do Egresso de uma Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância . EaD Em Foco, 12(2), e1760. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1760

Edição

Seção

Estudos de Caso

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