Impact and Influence on the Employability of a Graduate in Biological Sciences at a Distance

Authors

  • Lí­via Maria Galdino Pereira Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-3630-9646
  • Mayara Setúbal Oliveira Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Renata Vieira do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Vanessa Alves Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-4446-7230
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3232-8863

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1760

Abstract

Educational institutions must monitor the professional trajectory of their graduates to assess the effectiveness and reflect about implementation of policies and strategies for improvement of educational quality. Therefore, the objective of this study was to investigate the impact and influence of the conclusion of the distance-learning Biological Sciences course on the employability of the graduates in four centers in the interior of the state of Ceará. This is a descriptive and quali-quantitative research, which used a semi-structured questionnaire with 58 questions. The study included 77 graduates from a universe of 117 students who finished the course, most of them were female between the ages of 21 and 58. 65,0% of the participants claimed that the course had influenced them to get a job. The course had nine students who were already teaching when they started, and ended with 42 teachers among the graduates, especially in public institutions. However, 64,0% of them do not exercise their activities in the area of Science and Biology. For the graduates, this course allowed to develop competences that provided the opportunity to get a job. Lastly, it was confirmed that the graduates were assimilated by the labor market in their cities, especially as teachers, and it is necessary to monitoring the fact that most of them are not working in the area of Science and Biology.

Keywords: Labor market. Distance education. University graduate.

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Author Biographies

Lí­via Maria Galdino Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará. Graduada de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Microbiologia Médica UFC. Doutoranda em Microbiologia Médica no laboratório do Centro Especializado em Micologia Médica (CEMM). Foi pesquisadora da Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental com identificação de microrganismo biorremediadores, pela técnica de Biologia Molecular. Membro dos professores formadores da Educação a Distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil. Atua como professora de Microbiologia na UNIFANOR.

Mayara Setúbal Oliveira Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2013), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Atualmente é tutora a distância da Universidade Estadual do Ceará e professora de biologia - Colégio Professora Jemina Góis.

Renata Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é estudante de mestrado do programa de pós graduação em Cciências Veterinárias (UECE) e encontra-se vinculada ao Laboratório de Biotecnologia de Reprodução de Peixes (LBRP), do Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB). Atualmente é tutora à distância da Universidade Estadual do Ceará.

Vanessa Alves Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2015), mestre em Ciências Veterinárias (PPGCV) - UECE. Doutoranda no do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias. Integrante do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes. Atualmente é tutora a distância da Universidade Estadual do Ceará.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Licenciatura - 2006 e Bacharel - 2007); Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB.

 

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutora em Microbiologia Médica/UFC (2021). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É lí­der do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância".

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Published

2022-10-18

How to Cite

Pereira, L. M. G. ., Araújo, M. S. O. ., Nascimento, R. V. do, Pereira, V. A., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2022). Impact and Influence on the Employability of a Graduate in Biological Sciences at a Distance. EaD Em Foco, 12(2), e1760. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1760

Issue

Section

Estudos de Caso

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