Educação para Era Digital: Desafios dos Professores no Uso das Tecnologias Digitais no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2288Palavras-chave:
Educação básica, Prática docente, Recursos tecnológicosResumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são importantes ferramentas que vêm evoluindo ao longo dos tempos, no meio educacional têm se tornado um importante recurso metodológico, inovando o sistema de ensino. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a prática docente no Ensino Médio quanto à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recursos didáticos-pedagógicos em sala de aula. Realizou-se a pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio da aplicação do questionário semiestruturado a seis professores/as de uma escola pública, localizada num município do Estado do Maranhão, Brasil. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2019). Os resultados indicam haver um esforço por parte dos professores/as em tentar fazer uso das TDIC, na prática docente mesmo não tendo habilidades e ferramentas digitais suficientes. Diante disso, ver-se a necessidade de implantação de políticas públicas que promovam atividades que auxiliem o docente e a sua formação para o uso das tecnologias digitais, de maneira inovadora, cabível, e principalmente eficaz à educação de qualidade.
Palavras-chave: Educação básica. Prática docente. Recursos tecnológicos.
Downloads
Referências
ALVES, D. C. L. A percepção dos professores sobre o uso das mídias e tecnologias na prática docente e suas contribuições no IFSULDEMINAS. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191577. Acesso em: 10 fev. 2024.
AZEVEDO, G. X.; COSTA, G. M. C. (Org.). Tecnologias no Contexto Educacional. 1. ed. Goiânia - GO: Editora IGM, 2021. v. 1. 92p.
ALMEIDA, G. A.; PANIAGO, R. N.; LOPES SOBRINHO, O. P. Elaboração de estratégias didáticas no ensino-aprendizagem das figuras geométricas na Educação Infantil. ACTIO: Docência em Ciências, v. 8, p. 1-18, 2023. https://doi.org/10.3895/actio.v8n3.17075
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
BALBINO, V. S.; OLIVEIRA, I. C.; SILVA, R. C. D. As tecnologias digitais como instrumentos mediadores no processo de aprendizagem do aluno com autismo. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, p. 1-18, 2021. https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8452
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CALDAS, R. T. et al. Desafios dos professores da rede pública de ensino para a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Revista Triângulo, v. 16, p. 78-94, 2023. https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6925
CENSO ESCOLAR. QEdu. 2021.
COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 603-610, 2015. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912
DAR, R. A.; JAN, T. Changing role of teacher educators in view of NEP 2020. Journal of Xi'an University of Architecture & Technology, v. 15, n. 1, p. 144-156, 2023. https://doi.org/10.31426/ijamsr.2021.4.11.4911566662345
ESTEBAN, M. P. S. Bases conceituais da pesquisa qualitativa. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, p. 122-144, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2009.
KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, 2015. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03
LOPES SOBRINHO, O. P.; PANIAGO, R. N.; PEREIRA, A. I. S. The Agronomists teachers in the context of the teaching practices in at a Federal Institute of Education. Acta Scientiarum. Education (On-line), v. 45, p. e62818, 2023. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62818
LOPES SOBRINHO, O. P. et al. Práticas pedagógicas dos professores de geografia: estratégias didáticas com ênfase na educação em solos. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 3, p. 224-240, 2020. https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id242807
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, S. C. Análise sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo educacional da geração internet. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, p. 2, 2016. https://doi.org/10.22456/1679-1916.70645
QADDUMI, H. et al. Investigating Palestinian in-service teachers’ beliefs about the integration of information and communication technology (ICT) into teaching English. Education and Information Technologies, p. 1-21, 2023. https://doi.org/10.1007/s10639-023-11689-6
SALVA, S.; RAMOS, E. S.; RAMOS, N. V. Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola. Educação (Santa Maria. On-line), v. 41, p. 171-181, 2016. https://doi.org/10.5902/1984644413957
SANCHO, J. M. Digital technologies and educational change. Second International Handbook of Educational Change, v. 23 p. 433-444, 2009.
SILVA, C. C. S. C.; TEIXEIRA, C. M. de S. O muso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-452
SILVA, M. R. et al. A percepção dos alunos sobre o ensino remoto emergencial em um Instituto Federal de Educação. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, p. e14596, 2023. https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14596
SILVA, E. G. M.; MORAES, D. A. F. de. Tecnologias digitais como ferramentas didáticas mediadoras das práticas educativas. Pesquisa e Ensino, v. 2, p. 1-19, 2021. https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.857
SILVA, I. de C. S. da; PRATES, T. da S.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista em Debate (UFSC), v. 16, p. 107-123, 2016. http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p107
SOUSA, R. P.; MIOTA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (orgs). Tecnologias digitais na educação [on-line]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276p.
TURGUT, Y. E.; ASLAN, A. Factors affecting ICT integration in TURKISH education: a systematic review. Education and Information Technologies, v. 26, n. 4, p. 4069-4092, 2021. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10441-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.