Educação para Era Digital: Desafios dos Professores no Uso das Tecnologias Digitais no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2288

Palabras clave:

Educação básica, Prática docente, Recursos tecnológicos

Resumen

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são importantes ferramentas que vêm evoluindo ao longo dos tempos, no meio educacional têm se tornado um importante recurso metodológico, inovando o sistema de ensino. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a prática docente no Ensino Médio quanto à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recursos didáticos-pedagógicos em sala de aula. Realizou-se a pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio da aplicação do questionário semiestruturado a seis professores/as de uma escola pública, localizada num município do Estado do Maranhão, Brasil. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2019). Os resultados indicam haver um esforço por parte dos professores/as em tentar fazer uso das TDIC, na prática docente mesmo não tendo habilidades e ferramentas digitais suficientes. Diante disso, ver-se a necessidade de implantação de políticas públicas que promovam atividades que auxiliem o docente e a sua formação para o uso das tecnologias digitais, de maneira inovadora, cabível, e principalmente eficaz à educação de qualidade.

 

Palavras-chave: Educação básica. Prática docente. Recursos tecnológicos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizane Mouzinho da Silva Sandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica, Biologia Geral, Genética, Biologia Celular e Molecular, Educação Ambiental e interesse nas Ciências Agrárias/Agronomia e Ciências da Educação.

Lise Mary Ferreira Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Rio Verde (2000).Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela EDUCON (2008); Especialista em Formação de professores e Práticas educativas pelo IFGOIANO-Câmpus Rio Verde.(2021) Atualmente é professora - EMEF Odélio Guerra. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Exerceu a função de coordenadora pedagógica no colégio Vinícius de Moraes de Janeiro de 2001 a Dezembro de 2005 .Professora efetiva do município de Rio Verde desde 2006.

Laila Francielly Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (1999). E graduação em Biologia pela UNIVERSIDADE LUTERANA D0 BRASIL (2004). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás desde 20 de fevereiro de 2004 e pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde-GO desde 21 de maio de 2008. Atualmente é coordenadora pedagógica do ensino especial pela rede estadual. Na rede municipal atua como professora da educação infantil. Possui especialização em Solos e Meio Ambiente, Ciências da Natureza e Práticas Docentes na Educação Infantil.

Netília Vieira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Especialista em FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS pelo Instituto Federal GOIANO – CAMPUS RIO VERDE (IF GOIANO)

Glaucinéia Antônia de Sateles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Campos Avançados de Jataí (1999). Pós-graduada "Lato - Sensu" Especialização em "Geografia, Espaço e Sociedade" pela Universidade de Rio Verde Goiás. Especialista na Educação Infantil de 0 a 6 anos pela Universidade Candido Mendes (2018). Pós-graduada em Lato Sensu, Formação de Professores e Práticas Educativas, no Instituto Federal de Goiás - Campus Rio Verde Goiás, conclusão 2021. Professora PEB III - EMREF MONTE ALEGRE. Trabalhou de contrato no mês de junho de 2001 a 31 dezembro de 2021e 01 de fevereiro de 2002 até dezembro de 2002. Efetivada no concurso publico em fevereiro de 2003. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia de 2001 a 2015 e na Educação Infantil a partir de 2016 até o presente momento. Aluna do mestrado na Universidade Federal de Jataí - UFJ. 

Citas

ALVES, D. C. L. A percepção dos professores sobre o uso das mídias e tecnologias na prática docente e suas contribuições no IFSULDEMINAS. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191577. Acesso em: 10 fev. 2024.

AZEVEDO, G. X.; COSTA, G. M. C. (Org.). Tecnologias no Contexto Educacional. 1. ed. Goiânia - GO: Editora IGM, 2021. v. 1. 92p.

ALMEIDA, G. A.; PANIAGO, R. N.; LOPES SOBRINHO, O. P. Elaboração de estratégias didáticas no ensino-aprendizagem das figuras geométricas na Educação Infantil. ACTIO: Docência em Ciências, v. 8, p. 1-18, 2023. https://doi.org/10.3895/actio.v8n3.17075

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

BALBINO, V. S.; OLIVEIRA, I. C.; SILVA, R. C. D. As tecnologias digitais como instrumentos mediadores no processo de aprendizagem do aluno com autismo. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, p. 1-18, 2021. https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8452

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALDAS, R. T. et al. Desafios dos professores da rede pública de ensino para a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Revista Triângulo, v. 16, p. 78-94, 2023. https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6925

CENSO ESCOLAR. QEdu. 2021.

COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 603-610, 2015. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912

DAR, R. A.; JAN, T. Changing role of teacher educators in view of NEP 2020. Journal of Xi'an University of Architecture & Technology, v. 15, n. 1, p. 144-156, 2023. https://doi.org/10.31426/ijamsr.2021.4.11.4911566662345

ESTEBAN, M. P. S. Bases conceituais da pesquisa qualitativa. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, p. 122-144, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2009.

KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, 2015. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03

LOPES SOBRINHO, O. P.; PANIAGO, R. N.; PEREIRA, A. I. S. The Agronomists teachers in the context of the teaching practices in at a Federal Institute of Education. Acta Scientiarum. Education (On-line), v. 45, p. e62818, 2023. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62818

LOPES SOBRINHO, O. P. et al. Práticas pedagógicas dos professores de geografia: estratégias didáticas com ênfase na educação em solos. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 3, p. 224-240, 2020. https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id242807

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, S. C. Análise sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo educacional da geração internet. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, p. 2, 2016. https://doi.org/10.22456/1679-1916.70645

QADDUMI, H. et al. Investigating Palestinian in-service teachers’ beliefs about the integration of information and communication technology (ICT) into teaching English. Education and Information Technologies, p. 1-21, 2023. https://doi.org/10.1007/s10639-023-11689-6

SALVA, S.; RAMOS, E. S.; RAMOS, N. V. Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola. Educação (Santa Maria. On-line), v. 41, p. 171-181, 2016. https://doi.org/10.5902/1984644413957

SANCHO, J. M. Digital technologies and educational change. Second International Handbook of Educational Change, v. 23 p. 433-444, 2009.

SILVA, C. C. S. C.; TEIXEIRA, C. M. de S. O muso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-452

SILVA, M. R. et al. A percepção dos alunos sobre o ensino remoto emergencial em um Instituto Federal de Educação. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, p. e14596, 2023. https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14596

SILVA, E. G. M.; MORAES, D. A. F. de. Tecnologias digitais como ferramentas didáticas mediadoras das práticas educativas. Pesquisa e Ensino, v. 2, p. 1-19, 2021. https://doi.org/10.53282/pqe.v2i2.857

SILVA, I. de C. S. da; PRATES, T. da S.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista em Debate (UFSC), v. 16, p. 107-123, 2016. http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p107

SOUSA, R. P.; MIOTA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (orgs). Tecnologias digitais na educação [on-line]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276p.

TURGUT, Y. E.; ASLAN, A. Factors affecting ICT integration in TURKISH education: a systematic review. Education and Information Technologies, v. 26, n. 4, p. 4069-4092, 2021. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10441-2

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

Sandes, E. M. da S., Sobrinho, O., Coelho, B. A. F. de J., Mendes, L. M. F., Rezende, L. F., Pereira, N. V., & Sateles, G. A. de. (2024). Educação para Era Digital: Desafios dos Professores no Uso das Tecnologias Digitais no Ensino Médio . EaD Em Foco, 14(1), e2288. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2288

Número

Sección

Estudos de Caso