Education for the Digital Age: Challenges for Teachers in Using Digital Technologies in High School

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2288

Keywords:

Basic education, Technological resources, Teaching practice

Abstract

Abstract. Digital Information and Communication Technologies (DICT) are important tools that have been evolving over time, in the educational environment they have become an important methodological resource, innovating the education system. Therefore, the objective of this study was to analyze the teaching practice in High School regarding the use of Digital Information and Communication Technologies as didactic-pedagogical resources in the classroom. Qualitative research was carried out, characterized as a case study, where data were collected through the application of a semi-structured questionnaire to six teachers from a public school, located in a municipality in the State of Maranhão, Brazil. Data analysis followed the principles of Content Analysis proposed by Bardin (2019). The results indicate that there is an effort on the part of teachers to try to make use of DICT in teaching practice even though they do not have enough digital skills and tools. In view of this, there is a need to implement public policies that promote activities that help teachers and their training in the use of digital technologies, in an innovative, appropriate, and mainly effective way for quality education.

 

Keywords: Basic education. Teaching practice. Technological resources.

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Author Biographies

Elizane Mouzinho da Silva Sandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica, Biologia Geral, Genética, Biologia Celular e Molecular, Educação Ambiental e interesse nas Ciências Agrárias/Agronomia e Ciências da Educação.

Lise Mary Ferreira Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Rio Verde (2000).Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela EDUCON (2008); Especialista em Formação de professores e Práticas educativas pelo IFGOIANO-Câmpus Rio Verde.(2021) Atualmente é professora - EMEF Odélio Guerra. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Exerceu a função de coordenadora pedagógica no colégio Vinícius de Moraes de Janeiro de 2001 a Dezembro de 2005 .Professora efetiva do município de Rio Verde desde 2006.

Laila Francielly Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (1999). E graduação em Biologia pela UNIVERSIDADE LUTERANA D0 BRASIL (2004). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás desde 20 de fevereiro de 2004 e pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde-GO desde 21 de maio de 2008. Atualmente é coordenadora pedagógica do ensino especial pela rede estadual. Na rede municipal atua como professora da educação infantil. Possui especialização em Solos e Meio Ambiente, Ciências da Natureza e Práticas Docentes na Educação Infantil.

Netília Vieira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Especialista em FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS pelo Instituto Federal GOIANO – CAMPUS RIO VERDE (IF GOIANO)

Glaucinéia Antônia de Sateles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Campos Avançados de Jataí (1999). Pós-graduada "Lato - Sensu" Especialização em "Geografia, Espaço e Sociedade" pela Universidade de Rio Verde Goiás. Especialista na Educação Infantil de 0 a 6 anos pela Universidade Candido Mendes (2018). Pós-graduada em Lato Sensu, Formação de Professores e Práticas Educativas, no Instituto Federal de Goiás - Campus Rio Verde Goiás, conclusão 2021. Professora PEB III - EMREF MONTE ALEGRE. Trabalhou de contrato no mês de junho de 2001 a 31 dezembro de 2021e 01 de fevereiro de 2002 até dezembro de 2002. Efetivada no concurso publico em fevereiro de 2003. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia de 2001 a 2015 e na Educação Infantil a partir de 2016 até o presente momento. Aluna do mestrado na Universidade Federal de Jataí - UFJ. 

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Published

2024-07-12

How to Cite

Sandes, E. M. da S., Sobrinho, O. P. L., Coelho, B. A. F. de J., Mendes, L. M. F., Rezende, L. F., Pereira, N. V., & Sateles, G. A. de. (2024). Education for the Digital Age: Challenges for Teachers in Using Digital Technologies in High School . EaD Em Foco, 14(1), e2288. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2288

Issue

Section

Estudos de Caso