Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por Professores da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2373

Palavras-chave:

Crianças, Educação básica, Formação continuada, Práticas pedagógicas, Recursos tecnológicos

Resumo

Na Educação Infantil, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são importantes recursos metodológicos que tornam as aulas mais interativas, estimulando o interesse e a participação das crianças, além de desenvolverem habilidades essenciais para o futuro. O objetivo deste estudo foi verificar se os professores conhecem e utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Infantil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, e os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários semiestruturados com perguntas subjetivas e objetivas a três professoras de uma escola pública, localizada em um município do Estado do Maranhão, Brasil. A análise dos dados foi conduzida conforme os princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2019). Os resultados sinalizam o reconhecimento da necessidade de formações continuadas das professoras da escola investigada, pois precisam de maior base e conhecimento na área das tecnologias referente à educação. Salienta-se, a relevância da formação continuada para poder contribuir para a qualificação profissional das professoras e promover uma aprendizagem mais atrativa e inovadora para os alunos.

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Biografia do Autor

Jaciara Reis Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

Pereira, J. R., Sobrinho, O. P. L., Coelho, B. A. F. de J., & Benvindo, R. de A. (2025). Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por Professores da Educação Infantil . EaD Em Foco, 15(1), e2373. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2373

Edição

Seção

Estudos de Caso

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