Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por Professores da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2373Palavras-chave:
Crianças, Educação básica, Formação continuada, Práticas pedagógicas, Recursos tecnológicosResumo
Na Educação Infantil, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são importantes recursos metodológicos que tornam as aulas mais interativas, estimulando o interesse e a participação das crianças, além de desenvolverem habilidades essenciais para o futuro. O objetivo deste estudo foi verificar se os professores conhecem e utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Infantil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, e os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários semiestruturados com perguntas subjetivas e objetivas a três professoras de uma escola pública, localizada em um município do Estado do Maranhão, Brasil. A análise dos dados foi conduzida conforme os princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2019). Os resultados sinalizam o reconhecimento da necessidade de formações continuadas das professoras da escola investigada, pois precisam de maior base e conhecimento na área das tecnologias referente à educação. Salienta-se, a relevância da formação continuada para poder contribuir para a qualificação profissional das professoras e promover uma aprendizagem mais atrativa e inovadora para os alunos.
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