Mergulho na Formação do Educador Digital: Análise de Disciplinas de TDIC em Programas de Pós-graduação da Área de Ensino no Estado do Rio de Janeiro

Análisis de las Disciplinas de Tdic en los Programas de Postgrado en el Área de Enseñanza en el Estado de Río de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2279

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Competências profissionais, Disciplinas, Pós-Graduação

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino no Brasil estão intimamente ligados. Em 2019, essa conexão se tornou mais evidente com a introdução da Base Nacional Curricular (BCN) para a formação docente, abrangendo graduação e pós-graduação. No entanto, as competências exigidas em TDIC para os professores ainda estão aquém da realidade da formação docente no país. Este estudo se propõe a analisar como as TDICs são integradas em disciplinas de pós-graduação em Ensino no Estado do Rio de Janeiro. Utilizando como metodologia a análise textual de dados da Plataforma Sucupira por meio do software Voyant®, foram identificadas 70 disciplinas em 18 programas de pós-graduação na área de Ensino da CAPES em 12 instituições de pesquisa do estado. Observa-se que a maioria das disciplinas mantém uma abordagem instrumentalista e não acompanha as transformações tecnológicas. Mesmo diante de novas demandas, muitas disciplinas permanecem inalteradas, o que evidencia uma falta de atualização frente aos desafios contemporâneos e às necessidades emergentes, como as causadas pela pandemia.

 

Palavras-chave: Tecnologias digitais. competências profissionais. disciplinas. pós-graduação. Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Fernanda Campello Nogueira Ramos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda no Programa de Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Gestora Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), integrante do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental (LAPSA) da Fundação Oswaldo Cruz e Representante Discente Geral dos Programas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro - Brasil. 

Mariana Conceição de Souza , Fundação Oswaldo Cruz

Doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos-FIOCRUZ), Coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC - Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Clélia Mello-Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, 1996), Doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2005) e possui pós doutorado em Educação (UFRRJ, 2018). Atualmente é chefe do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/ Fiocruz. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz). 

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Publicado

25-07-2024

Como Citar

Ramos, F. C. N., Souza , M. C. de, & Costa, C. C. M. S. A. da. (2024). Mergulho na Formação do Educador Digital: Análise de Disciplinas de TDIC em Programas de Pós-graduação da Área de Ensino no Estado do Rio de Janeiro: Análisis de las Disciplinas de Tdic en los Programas de Postgrado en el Área de Enseñanza en el Estado de Río de Janeiro. EaD Em Foco, 14(1), e2279. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2279

Edição

Seção

Estudos de Caso