Mergulho na Formação do Educador Digital: Análise de Disciplinas de TDIC em Programas de Pós-graduação da Área de Ensino no Estado do Rio de Janeiro
Análisis de las Disciplinas de Tdic en los Programas de Postgrado en el Área de Enseñanza en el Estado de Río de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2279Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Competências profissionais, Disciplinas, Pós-GraduaçãoResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino no Brasil estão intimamente ligados. Em 2019, essa conexão se tornou mais evidente com a introdução da Base Nacional Curricular (BCN) para a formação docente, abrangendo graduação e pós-graduação. No entanto, as competências exigidas em TDIC para os professores ainda estão aquém da realidade da formação docente no país. Este estudo se propõe a analisar como as TDICs são integradas em disciplinas de pós-graduação em Ensino no Estado do Rio de Janeiro. Utilizando como metodologia a análise textual de dados da Plataforma Sucupira por meio do software Voyant®, foram identificadas 70 disciplinas em 18 programas de pós-graduação na área de Ensino da CAPES em 12 instituições de pesquisa do estado. Observa-se que a maioria das disciplinas mantém uma abordagem instrumentalista e não acompanha as transformações tecnológicas. Mesmo diante de novas demandas, muitas disciplinas permanecem inalteradas, o que evidencia uma falta de atualização frente aos desafios contemporâneos e às necessidades emergentes, como as causadas pela pandemia.
Palavras-chave: Tecnologias digitais. competências profissionais. disciplinas. pós-graduação. Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
AL HUDITHI, E. Review of Voyant tools: See through your text - Language Learning and Technology. Language Learning & Technology,n. 25(3), p. 43–50, 2021. Disponível em: https://www.lltjournal.org/item/10125-73446/ - Acesso em: 02/02/2024
BERSAN, R. R.; CLOUX, R. F. O ensino por competências como futuro da educação: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 85605-85623, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1944 - Acesso em: 02/02/2024
BITTENCOURT, Z. A. Políticas de formação continuada de professores sob responsabilidade de universidades públicas. Revista Internacional d’Humanitats CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona. p. 29-38, n. 45, jan-abr, 2019. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih45/zoraia.pdf - Acesso em: 10/02/2024
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília , 15 de abril de 2020, Seção 1, p. 46-49. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf - Acesso em: 14/04/2024
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Brasília,DF:2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-ainformacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-aavaliacao-conceitos-processos-e-normas/conceito-avaliacao - Acesso em: 02/02/2024
COUTO A. A, MOTTA M. V. Análise da capacidade de compreensão pelo paciente do termo de consentimento cirúrgico informado. Persp Med Legal Pericia Med. 2023; Disponível em: 8: e230310 https://dx.doi.org/10.47005/230310 - Acesso em: 03/04/2024
COSTA, S. et al. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v 19, 2015. DIsponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwwLwRTRTdBDmXWW4Nq7ByS/ - Acesso: 02/02/2024
DEGUCHI, A. et al. What is society 5.0. Society, v. 5, n. 0, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/41719/2020_Book_Society50.pdf?sequence=1#page=18 - Acesso em: 01/02/2024
DEPEXE, S. N. Vivo e Twitter: da coleta de dados à exploração do dataset# coronavírus brasil. Comunicação & Inovação, v. 23, n. 51, 2022. Acesso em: 28/01/2024
DOS SANTOS, J. M. T.; KIOURANIS, N. M. M. Concepções de Corpus de Análise na Pesquisa em Educação em Ciências Naturais: Uma Investigação em Dissertações e Teses de um Programa de Pós-Graduação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 799-822, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19439 - Acesso em: 26/01/2024
EDUARDO, Y. C. F.; DE EMPRESAS, Carrera de Administración. Uso de la inteligencia artificial para la investigación cualitativa a través de Voyant Tools, 2023. Disponível em: https://innovacioneducativa.upc.edu.pe/wp-content/uploads/2023/07/Uso-de-Voyant-Tools.pdf - Acesso em: 26/01/2024
ESHET-ALKALAI, Y. Digital literacy: a conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 13, n. 1, p. 93- 106, 2004. DIsponível em: https://www.learntechlib.org/p/4793/ - Acesso em: 15/01/2024
FIORELLI, J. M. Práticas de letramento na rede: ações discursivas, agência e o papel do outro na construção da autoria. 2009. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05022010-160307/pt-br.php - Acesso em: 16/01/2024
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, p. 183-196, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/C5TyphygpYbyWmdqKJCTMkN/?lang=pt - Acesso em: 22/01/2024
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em revista, v. 26, p. 335-352, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?format=pdf - Acesso em: 06/01/2024
GRAMIGNA, M. R. Gestão por Competências: ferramentas para avaliar e mapear perfis (1ª ed.). Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6ª ed, 2003. Campinas: Papirus.
MIRABILE, R. J. Everything you wanted to know about competency modeling. Training & development, v. 51, n. 8, p. 73-78, 1997. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Everything-You-Wanted-to-Know-about-Competency-Mirabile/b25cd05d6bde2e045661f521d5282490f9cee155 - Acesso em: 08/01/2024
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Blog, Universidade de São Paulo, 2020 Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf - Acesso em: 26/01/2024
MUNHOZ, A. S. Aprendizagem ativa via tecnologias. [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes,2019. Disponível em: https://www.bvirtual.com.br/NossoAcervo/Publicacao/176311. Acesso em: 13/01/2024
NEUENDORF, K. A. (2017). The content analysis guidebook (Second edition). SAGE.
OLIVEIRA, A. A. de; SILVA, Y. F. de O. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 64, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275 - Acesso em: 02/02/2024
PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, v. 324, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Janete-Palu/publication/349312858_DESAFIOS_DA_EDUCACAO_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA/links/602a572592851c4ed571ff33/DESAFIOS-DA-EDUCACAO-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf - Acesso em: 22/01/2024
PERRENOUD, P. Dez novas competências para uma nova profissão. Pátio. Revista pedagógica, v. 17, p. 8-12, 2001. Disponível Em: http://penta3.ufrgs.br/MEC-CicloAvan/integracao_midias/modulos/1_introdutorio/pdf/etapa2_as_novas_competencias.pdf - Acesso em: 14/01/2024
PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Literacia digital: possibilidades em contextos formativos de professores. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 18, n. 39, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/375878748_Literacia_digital_possibilidades_em_contextos_formativos_de_professores - Acesso em: 18/01/2024
PRENSKY, M. Digital natives, Digital Immigrants, MCB University Press, 2011. Disponível em: http://ww.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20Part1.pdf - Acesso em: 04/01/2024
RAMOS, F. C. N.; MARTINS, N. M. H.; SOUZA, M. C.; MELLO-SILVA, C. C.; A Netnografia como metodologia de pesquisa e seu uso na Pesquisa em Biociências. In: Tecnologias educacionais para o ensino de biociências e saúde : fundamentos e experiências / Daniel Fábio Salvador, Marcelo Camacho, Jessica Norberto Rocha (orgs.). – 1. ed. – Curitiba : Appris, 2023. 260 p. ; 23 cm. – (Educação tecnologias e transdisciplinaridade).
SANTOS, A. E.; OLIVEIRA, C. A.; CARVALHO, E. N. Educação 5.0: uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto educacional. Faculdades IDAAM. 2019. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1112. - Acesso em: 05/01/2024
SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. de M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/?format=pdf - Acesso em: 02/01/2024
ZARIFIAN, P. Objectif compétence. Paris: Liaisons, 1999.
VILLARROEL, M. U.; DA SILVA, G. T.; OKUYAMA, F. Y. O Letramento Digital para Formação de Professores com Resistência e/ou Dificuldades no Uso de Tecnologias Digitais: The Digital Literacy in Teacher Training to Deal with Resistance and/or Difficulties in the Use of Digital Technologies. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/4799 - Acesso em: 16/01/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.