Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância

André Tenório, Valeria Pontes da Costa Reis, Thaís Tenório

Resumo


A autonomia e a colaboração são características necessárias ao aluno da Educação a Distância contemporânea. Foram sondadas, por questionário on line, percepções sobre o desenvolvimento desses atributos na aprendizagem. Participaram da pesquisa sete tutores e sessenta e quatro alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Escola Virtual de Qualificação Profissional da Polícia Militar de um estado brasileiro. Segundo os sujeitos da pesquisa, incentivar à participação ativa e o debate, ajudar prontamente em dificuldades de aprendizagem e respeitar o ritmo e o perfil de estudo foram ressaltadas como importantes ações do tutor capazes de ajudar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de colaboração. Embora a maioria dos alunos percebesse o potencial das atividades colaborativas, a quase totalidade apontou como essencial estudar sozinho o material didático disponibilizado no ambiente virtual. Os pesquisados reputaram fundamentais as ações afetivas do tutor para o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da colaboração entre cursistas. No âmbito da amostra pesquisada houve indícios de que as características do militarismo seriam percebidas como indiferentes à aprendizagem e que a afetividade do tutor não influenciaria o desempenho profissional.


Palavras-chave: Tutor, Autonomia, Colaboração, Afetividade.

 


Perceptions of Tutors and Students on Development of Autonomy and Collaboration in e Learning

Abstract
Autonomy and collaboration capacity are necessary characteristics for e learning students. Perceptions on aspects associated to the development of these traits in learning were collected through an on-line questionnaire. Seven tutors and sixty-four students of a sergeant training of a virtual school of professional qualification of the military police of a Brazilian state participated of the research. According to the subjects, encourage active participation and dialogue, assist in learning disabilities and respect the study profile were highlighted as important tutor’s actions able to help the student to develop autonomy and collaboration capacity. Although great part of students mentioned the potential of collaborative activities, almost all of them considered essential studying alone with the course material available in the virtual environment. Both groups consider tutor’s affective actions important for development of autonomy and collaboration capacity between students. In general, militarism characteristics were perceived as indifferent for learning and tutor’s affectivity had not effect in the professional performance.


Keywords: Tutor, Autonomy, Collaboration, Affectivity.


Palavras-chave


Tutor, Autonomia, Colaboração, Afetividade

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.384



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