Tecnologia na Educação Física Escolar: um Estudo sobre os Impactos antes e depois da Pandemia de COVID-19 (2020-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2289

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação física, Práticas pedagógicas

Resumo

Este estudo apresenta uma análise sobre o uso da tecnologia na disciplina de educação física na educação básica, nos anos de 2020 a 2023, antes e depois da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, investiga a produção acadêmica sobre o tema e busca compreender o impacto da tecnologia na disciplina. Foi realizado um levantamento minucioso acerca da produção científica, entre os anos de 2020 e 2023, nas bases de dados, como SciELO, LILACS e o Portal de Periódicos da CAPES e incluímos alguns descritores para nortear a busca: “Educação Física Escolar” “Tecnologia” “Prática Pedagógica”, a partir disso foi incluído todos os textos que tratavam de tecnologia na Educação Física Escolar e excluído os textos que não tratavam da temática. Os artigos abordam a importância da tecnologia como meio de viabilizar o ensino remoto durante a pandemia, apesar das desigualdades sociais que impactam a adesão dos alunos. Além disso, destacam como a tecnologia pode ser uma ferramenta criativa e inovadora para enriquecer as experiências de aprendizagem na Educação Física Escolar, desde a promoção da cultura de paz até a implementação de exergames na atividade física. No entanto, ressalta-se a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação dos professores para garantir o sucesso dessas iniciativas.  

 

Palavras-chave: Educação física. Tecnologia. Prática pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTINI JUNIOR, N. J.; TASSONI, E. C. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 03, 2013, p. 467-483. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/Bqn9wHyTThPRXgf9XnSSVPD/abstract/?lang=pt Acesso em: 27 fev. 2024.

BERWANGER, F. et al. Educação Física escolar no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 2023, p. 1-19. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6137 Acesso em: 27 fev. 2024.

BRACHT, V. et al. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 11–34, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.19280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19280 Acesso em: 1 abr. 2024.

CAMPOS, A. F. M. de; CAETANO, L. M. D.; GOMES, V. M. L. R. Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas . Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 54, 2023, p. 139-169. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2702 Acesso em: 15 mar. 2024.

CAVALCANTE, C. V. de S.; GIMENEZ, R. TICS na Educação Física. Revista @mbienteeducação, 2023, p. 1-21. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1219 Acesso em: 27 fev. 2024.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Cadernos de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura acadêmica, v. 16, 2012, p. 21-33.

FARIA, P. M. F. de; CAMARGO, Denise de. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022, p. 1-20. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270122 Acesso em: 15 mar. 2024.

GODOI, M. et al. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, 2021, p. 1-21. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/375 Acesso em: 02 mar. 2024.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.

LIMA, M. R. de; MENDES, D. S.; LIMA, E. de M. Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital. Educar em Revista, v. 36, 2020, p. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GG5PwG8BBB5FN3TfHGZM7hG/?lang=pt Acesso em: 27 fev. 2024.

LIMA, P. R. de; FALCÃO, G. M. B.; LIMA, A. I. B. Atuação dos professores de Educação Física de Icó-CE no contexto de mudanças advindas do ensino remoto. Revista Cocar, v. 15, n. 31, 2021, p. 1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3620 Acesso em: 02 mar. 2024.

MACHADO, M. A. de O.; SOUZA, R. R. de; SILVA, S. A. da. Esportes de raquete, divulgação e infraestrutura: influências sobre a prática. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 2, 2019, p. 177-183. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7148945 Acesso em: 02 mar. 2024.

MARTINS, R. M. et al. A prática pedagógica da educação física no Brasil no período de pandemia de COVID-19. Educación Física y Ciencia, v. 24, n. 2, p. 217-217, 2022. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/efyce217/15803 Acesso em: 27 fev. 2024.

MARTINS, R. M. Inquietudes de um professor de Educação Física em tempos pandêmicos: o que compreendia e não tematizava, o que não consigo compreender e o que começo a saber. Motrivivência, v. 34, n. 65, 2022, p. 1-16. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89842 Acesso em: 02 mar. 2024.

MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S. Desafios impostos às aulas de educação física na pandemia: caminhos para a ressignificação do trabalho docente. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, 2021, p. 51-57. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27461 Acesso em: 27 fev. 2024.

PAGE, M. J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 31, n. 2, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742022000200033 Acesso em: 15 mar. 2024.

PATRINHANI, G. F.; AMÉRICO, M. Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, 2020, p. 1991-2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6198/619865691018/html/ Acesso em: 27 fev. 2024.

VELLOSO, L. R. da S. et al. Pesquisa participante na Educação Física Escolar: o estado da arte. Movimento, v. 28, 2022, p. 1-20. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/120865 Acesso em: 02 mar. 2024.

VIEIRA, G. C. et. al. Um relato de experiência no ensino remoto de Educação Física. Sobre Tudo, Florianópolis, v. 15, n. 1 p. 135-147, 2024.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

Vieira, G. C., Bicalho, L. M. A., & Marquioli, S. R. (2024). Tecnologia na Educação Física Escolar: um Estudo sobre os Impactos antes e depois da Pandemia de COVID-19 (2020-2023). EaD Em Foco, 14(1), e2289. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2289

Edição

Seção

Estudos de Caso