Práticas Colaborativas com SWOT e 5W2H para a Promoção da Equidade na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2581Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Planejamento pedagógico, Aprendizagem colaborativa, Cultura institucionalResumo
Este artigo investiga como o planejamento colaborativo, realizado em grupos intencionalmente heterogêneos, pode qualificar os processos pedagógicos na Educação a Distância (EaD). A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 12 profissionais em uma universidade pública paulista durante uma semana de formação docente, mobilizando as metodologias SWOT e 5W2H sob a perspectiva da equidade. Os resultados, analisados à luz de abordagem descritivo-interpretativa, mostram que o planejamento coletivo fortalece vínculos profissionais e propicia práticas pedagógicas integradas e sensíveis à diversidade institucional. Observa-se que a heterogeneidade do grupo estimula a produção de soluções contextualizadas, baseadas na pluralidade de experiências. O estudo conclui que o planejamento partilhado contribui para a construção de ambientes educacionais mais democráticos, acolhedores e comprometidos com as singularidades presentes na EaD.
Palavras-chave: Planejamento pedagógico. Aprendizagem colaborativa. Práticas pedagógicas. Cultura institucional.
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