Práticas Colaborativas com SWOT e 5W2H para a Promoção da Equidade na Educação a Distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2581

Palabras clave:

Práticas Pedagógicas, Planejamento pedagógico, Aprendizagem colaborativa, Cultura institucional

Resumen

Este artigo investiga como o planejamento colaborativo, realizado em grupos intencionalmente heterogêneos, pode qualificar os processos pedagógicos na Educação a Distância (EaD). A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 12 profissionais em uma universidade pública paulista durante uma semana de formação docente, mobilizando as metodologias SWOT e 5W2H sob a perspectiva da equidade. Os resultados, analisados à luz de abordagem descritivo-interpretativa, mostram que o planejamento coletivo fortalece vínculos profissionais e propicia práticas pedagógicas integradas e sensíveis à diversidade institucional. Observa-se que a heterogeneidade do grupo estimula a produção de soluções contextualizadas, baseadas na pluralidade de experiências. O estudo conclui que o planejamento partilhado contribui para a construção de ambientes educacionais mais democráticos, acolhedores e comprometidos com as singularidades presentes na EaD. 

 

Palavras-chave: Planejamento pedagógico. Aprendizagem colaborativa. Práticas pedagógicas. Cultura institucional.

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Biografía del autor/a

Susana da Veiga, Universidade de Taubaté

Professora Assistente II da Universidade de Taubaté e Pesquisadora do Mestrado profissional em Educação (MPE) - UNITAU. Possui Graduação em Matemática Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Engenharia de Produção na área de Transporte e Logística e Especialização em Tecnologias em Educação a Distância . Atualmente atua como coordenadora pedagógica dos cursos de Educação a Distância da Universidade de Taubaté e participa do programa de Especialização Docente (PED) do Instituto Canoa.

Caroline Alves dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestra em Engenharia Mecânica, com ênfase em Produção na Universidade de Taubaté (2016), graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Taubaté (2013) e Green Belt (2014). Atualmente é Mediadora EAD dos cursos de Tecnologia e Bachalerado da área de Gestão e Negócios na FAPETI - Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade de Taubaté. É membro de NDEs dos cursos na área de Gestão e Negócios, na modalidade à Distância da Universidade de Taubaté.

Júlia Rodrigues Estéfano, Universidade de Taubaté

Graduada em Administração pela Universidade de Taubaté (2016). Atua como Gestora Pedagógica nos cursos de Bacharelado e Tecnólogo na modalidade de Educação a Distância, nas áreas de Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação, pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade de Taubaté. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Sistemas de Informação (SI), Administração (ADM) e dos cursos superiores em Tecnologia a Distância da Universidade de Taubaté. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração.

Kátia Celina da Silva Richetto, Universidade de Taubaté

Professora titular da Universidade de Taubaté e Pesquisadora do Mestrado profissional em Educação (MPE) - UNITAU. Possui Graduação na Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP, Mestrado em Engenharia Mecânica, Doutorado em Engenharia de Materiais e Especialização em Educação a Distância. Atualmente é diretora do Instituto Básico de Exatas (IBE) e participa do programa de Especialização Docente (PED) do Instituto Canoa.

Willian José Ferreira, Universidade de Taubaté

Professor Auxiliar da Universidade de Taubaté e Pesquisador do Mestrado profissional em Educação (MPE) - UNITAU. Graduado em Física pela UNESP, Mestre em Ciências Ambientais pela UNITAU e doutor em Geofísica Espacial pelo INPE. Atualmente é professor dos Instituto Básico de Exatas da Universidade de Taubaté e participa do programa de Especialização Docente (PED) do Instituto Canoa.

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Publicado

2025-07-29

Cómo citar

da Veiga, S., dos Santos, C. A., Estéfano, J. R., Richetto, K. C. da S., & Ferreira, W. J. (2025). Práticas Colaborativas com SWOT e 5W2H para a Promoção da Equidade na Educação a Distância. EaD Em Foco, 15(2), e2581. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2581