Tecnologia na Educação Física Escolar: um Estudo sobre os Impactos antes e depois da Pandemia de COVID-19 (2020-2023)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2289

Palabras clave:

Tecnologia, Educação física, Práticas pedagógicas

Resumen

Este estudo apresenta uma análise sobre o uso da tecnologia na disciplina de educação física na educação básica, nos anos de 2020 a 2023, antes e depois da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, investiga a produção acadêmica sobre o tema e busca compreender o impacto da tecnologia na disciplina. Foi realizado um levantamento minucioso acerca da produção científica, entre os anos de 2020 e 2023, nas bases de dados, como SciELO, LILACS e o Portal de Periódicos da CAPES e incluímos alguns descritores para nortear a busca: “Educação Física Escolar” “Tecnologia” “Prática Pedagógica”, a partir disso foi incluído todos os textos que tratavam de tecnologia na Educação Física Escolar e excluído os textos que não tratavam da temática. Os artigos abordam a importância da tecnologia como meio de viabilizar o ensino remoto durante a pandemia, apesar das desigualdades sociais que impactam a adesão dos alunos. Além disso, destacam como a tecnologia pode ser uma ferramenta criativa e inovadora para enriquecer as experiências de aprendizagem na Educação Física Escolar, desde a promoção da cultura de paz até a implementação de exergames na atividade física. No entanto, ressalta-se a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação dos professores para garantir o sucesso dessas iniciativas.  

 

Palavras-chave: Educação física. Tecnologia. Prática pedagógica.

 

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Publicado

2024-10-03

Cómo citar

Vieira, G. C., Bicalho, L. M. A., & Marquioli, S. R. (2024). Tecnologia na Educação Física Escolar: um Estudo sobre os Impactos antes e depois da Pandemia de COVID-19 (2020-2023). EaD Em Foco, 14(1), e2289. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2289

Número

Sección

Estudos de Caso