Movimento Estudantil na Era Digital: os Desafios em um Curso EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2254Palavras-chave:
Centro acadêmico, Estrutura acadêmia, Sociedade da informaçãoResumo
Com a consolidação da Educação a Distância (EaD) no Brasil (que comemorou seu centenário no ano de 2023) diversos são os temas que merecem um olhar mais aprofundado. A presente pesquisa se propõe a estudar os Movimentos Estudantis (ME) em cursos EaD. É realizado um estudo de caso sobre o Centro Acadêmico do Curso de Administração Pública EaD (chamado de CA3E - Centro Acadêmico Eficiente, Eficaz e Efetivo) da Universidade Federal Fluminense (UFF), oferecido através do Consórcio CEDERJ. Trata-se do primeiro centro acadêmico (CA) de um curso criado no Consórcio, que completou 10 anos de existência em 2023. É ainda o primeiro CA de um curso EaD no Estado do Rio de Janeiro e um dos primeiros no Brasil. Como resultados da pesquisa é identificada a estrutura de governança do CA3E e todo seu histórico e especificidades, demonstrando os desafios de se criar e manter um CA na EaD.
Palavras-chave: Centro Acadêmico. Estrutura Acadêmica. Sociedade da Informação.
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