Celular, Sala de Aula e Produção de Vídeos: MOOC para Formação Audiovisual de Professores
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.923Resumen
O presente artigo aponta para as possibilidades de uso dos smartphones (celulares) como ferramenta de produção de vídeos em sala de aula. Para tanto, pretende-se discutir como a produção de vídeos consolida-se enquanto uma ferramenta potencializadora no processo de ensino e de aprendizagem, refletindo assim a necessidade de professores quanto a uma formação audiovisual para interagir nessa prática pedagógica. Analisaremos o desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) que contribui(u) para a formação audiovisual de professores, com foco na produção de vídeos utilizando o celular. Este curso, hospedado em uma plataforma gratuita de cursos on-line, tem sua ementa apresentando conceitos básicos sobre linguagem cinematográfica, produção de roteiro e edição de vídeos, além de atividades práticas que também podem ser utilizadas no dia a dia da sala de aula. Dessa forma, destacamos que anteriormente a idéia de um professor mediar alguma atividade que envolva as TDICs em suas aulas, é necessário que este se instrumentalize, saiba aplicar ferramentas? e utilizá-las com criticidade.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação tecnológica. Formação audiovisual.
Descargas
Citas
BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
BUCKINGHAM, D. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.
CETIC.BR. Portal de Dados CETIC.br. 2016. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_EDU_2016_LivroEletronico.pdf. Acesso em: 10. jun. 2019.
DEUS, A. I. S. Linguagem Cinematográfica e Formação Docente: cinema e educação na ação pedagógica. In: SEMINíRIO INTERNACIONAL DE CINEMA E EDUCAÇíO, 2014, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre, 2014, BR-RS.
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010.
FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e "fora" da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FRESQUETT, A. Fazer cinema na escola: pesquisa sobre as experiências de Alain Bergala e Núria Aidelman Feldman. 2008. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt16-4996-int.pdf. Acesso em: 10 mai. 2019.
GAROFALO, D. Como fazer dos recursos audiovisuais aliados do ensino. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/13474/como-fazer-dos-recursos-audiovisuais-aliados-do-ensino. Acesso em: 05 mai. 2019.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Cip-brasil, 2009.
LEMOS, A. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v.4, n. 10, p. 23-40, jul. 2007a.
MARTíN-BARBERO, J.; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. 2. ed. São Paulo: Sêneca, 2004.
MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo, n. 7, p. 20-40, jan-jun. 2013. Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2013/edicao_7/2-aprendizagem_em_ambientes_virtuais-joao_mattar.pdf. Acesso em: 25 jun. 2019.
MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.
MORíN, J. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 30 abr. 1995.
MORíN, J. M. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. 2009. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/videos.pdf. Acesso em: 06 mai. 2019.
OLIVEIRA, V. F. Isso aqui está virando brasil... Cinema e Produções audiovisuais no espaço da formação de professores. In. Revista Digital do LAV, vol. 10, núm. 2, maio-agosto, 92-106. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/download/28789/pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
PAZZINI, D.N.A.; VIEIRA, F. V.. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. 2013. Artigo (Especialização) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.
PEREIRA, M. V. et al. O relatório audiovisual de atividades experimentais de física produzido por alunos do
ensino médio. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FíSICA, 19, 2011. Anais...Manaus: SBF, 2011.
PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. (Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza).
Disponível em: http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 12 mai. 2019.
PRENSKY, M. O aluno virou o especialista. [Entrevista cedida í Camila Guimarães]. Época, São Paulo, 09 jul. 2010. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI153918-15224,00 MARC+PRENSKY+O+ALUNO+VIROU+O+ESPECIALISTA.html. Acesso em: 10 mai. 2019.
RIEDO, C. R. F. O que MOOC tem de diferente pedagogicamente de outras modalidades de EaD? Disponível
em: https://www.blogs.unicamp.br/apedra/2017/02/22/o-que-mooc-tem-diferente-pedagogicamente-de-outras modalidades-de-ead/. Acesso em: 20 jun. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 EAD EM FOCO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.