Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255Palabras clave:
Ensino a distância, Pós-graduação, Projeto de Pesquisa, Projeto de ExtensãoResumen
Apesar do destaque do Brasil no cenário científico global, o país ainda enfrenta desafios quanto à produção acadêmica e científica, sobretudo no que diz respeito à leitura e escrita acadêmica. O objetivo geral da pesquisa é identificar as principais contribuições acadêmicas para estudantes de administração na modalidade de ensino a distância ao participarem de um projeto de extensão universitária dedicado à elaboração de resenhas críticas. Para cumprir os objetivos propostos, empregou-se o método qualitativo de abordagem explicativa e utilizou-se a análise de conteúdo categórica para analisar as 17 entrevistas semiestruturadas. Este estudo se insere no contexto da participação de discentes do curso de administração CEDERJ/UFRRJ no projeto de extensão Lab.Lid – Resenha. Os resultados são apresentados em um relato de experiência baseado na perspectiva dos estudantes. A principal conclusão deste estudo é que a produção de resenhas críticas em projetos de extensão pode, além de aprimorar as habilidades de leitura e escrita acadêmica, estimular estudantes a participarem de projetos de pesquisa e a ingressarem na pós-graduação. A contribuição teórica fundamental deste relato reside na ampliação do entendimento dos benefícios relacionados à elaboração de resenhas críticas e à participação em projetos de extensão universitária. A contribuição prática central consiste em estimular os alunos a elaborarem resenhas, encorajá-los a se envolverem mais em projetos de pesquisa e estimulá-los a ingressarem na pós-graduação.
Palavras-chave: Ensino a distância. Pós-graduação. Projeto de Pesquisa. Projeto de Extensão.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.
BIELSCHOWSKY, C. et al. Fundação Cecierj: ontem, hoje, amanhã. Fundação Cecierj, RJ. 2019. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17142 - Acesso em: 05 fev. 2023.
CALVOSA, M. Instruções Iniciais Projeto LAB.LID - Orientações para a Elaboração de uma Resenha Acadêmica e Crítica. In: Seminário Virtual de Liderança & Gestão do Projeto de Extensão LAB.LID / Programa de Extensão DEGECAR. Seropédica: UFRRJ, Ago. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358595544 - Acessado em: 12 out. 2023.
CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas?. Cadernos EBAPE.BR, e2022-0016, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120220016 -Acessado em: 2 abr. 2024.
CALVOSA, M. Relevância do trabalho e da qualidade de vida no trabalho para a sociedade. RAE - Revista de Administração de Empresas, e2021-0456, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-759020220209 -Acessado em: 2 abr. 2024.
CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, p. 224-260, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771 - Acessado em: 02 abr. 2024.
CLEMENTE, A.; FERREIRA, L.; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita. Texto Livre, v. 14, p. e33162, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162 - Acessado em: 09 fev. 2024.
COSTA, R.; MARTELO, J.; SOUZA JUNIOR, W.; DA SILVA, S. Motivação Discente no Ensino à Distância em Gestão Pública Sob a Ótica da Autodeterminação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1022 - Acessado em: 28 jan. 2024.
CRUZ, R. et al. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 1, p. I-II, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.Editorial - Acessado em: 8 out. 2023.
DA SILVA, L.; DOS SANTOS ROTTA, M. EaD e a extensão universitária: transformando vidas no condomínio “Brasil 500 anos” em Tarumã/SP. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 145-155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585 - Acessado em: 07 fev. 2024.
DE ALMEIDA MACHADO, M. Formação Pedagógica das Licenciaturas em EaD do Consórcio CEDERJ. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e1927-e1927, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927 - Acessado em: 14 out. 2023.
DE QUEIROZ, A; CALVOSA, M. Market fit e decisões empreendedoras em uma cidade desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, p. c3-c3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12660/gvcasosv13n2c3 - Acessado em: 28 jan. 2024.
DOS SANTOS SILVA, C.; DE MELO, B. Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica. Revista do GELNE, v. 25, n. 1, p. e29959-e29959, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959 - Acessado em: 8 out. 2023.
DOYLE, A.; MOURA, A. Leitura reflexiva para igualdade de gênero: um relato de experiência. Encontros Bibli, v. 28, p. e92908, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92908 - Acessado em 09 fev. 2024.
FARIAS, R.; GOUVEIA, V.; ALMEIDA, L. INDICADORES DO SUCESSO ACADÊMICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE SEGUNDO NATUREZA DOS CURSOS. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. e252060, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392024-252060 - Acessado em: 29 jan. 2024.
FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. ELABORAÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E CRÍTICAS A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: relato técnico de uma experiência em extensão universitária. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, 2023, São Paulo. 9º EMPRAD. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/9/anais/arquivos/171.pdf - Acessado em: 2 abr. 2024.
FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Armação dos búzios ganha novo polo do Consórcio CEDERJ. 2023a. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2023/10/30/armacao-dos-buzios-ganha-novo-polo-do-consorcio-cederj - Acessado em: 01 abr. 2024.
FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Curso de Administração - CEDERJ. 2023b. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/cursos/administracao/ - Acessado em: 15 nov. 2023.
GECAPEP. Grupo de Pesquisas Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal.
Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. CNPq. 2024. Disponível em: www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655 - Acesso: 02 abr. 2024.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2021.
GONÇALVES, J. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, p. 95-107, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3969652 - Acessado em: 07 fev. 2023.
IMPERATORE, S. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858 - Acessado em: 07 fev. 2024.
LEITE, R. S. C.; DE CASTRO KRAKAUER, P. V.; CALVOSA, M. V. D. Mentorias spot: vantagens, desvantagens e operacionalização. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 14, n. 1, p. 118-140, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/recape.v14i1.55681 - Acessado em: 2 abr. 2024.
LEITE, E.; PEREIRA, R. Práticas de letramento acadêmico na construção do pertencimento de alunos de iniciação científica a comunidades de prática: uma análise a partir de relatórios de pesquisa. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. e202153336, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202153336 - Acessado em: 30 nov. 2023.
LO BIANCO, V.; FARIA, L. A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Teias, v. 20, n. 56, p. 113-132, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784 - Acessado em: 10 fev. 2024.
MALLMANN, C.; NASU, V.; DOMINGUES, M. Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas: Análises Comparativa e Geral de Estudantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), v. 15, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751 - Acessado em: 30 jan. 2023.
MELLO, S. et al. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 - Acessado em: 07 fev. 2024.
MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 - Acessado em: 28 jan. 2023.
MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria e método. 21 ed. Petropolis / RJ: Editora Vozes, 2002.
PIRES, P.; ALPERSTEDT, G. Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social: o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social-LEdS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 651-673, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300014 - Acessado em: 09 fev. 2024.
PREGOWSKA, A. et al. A worldwide journey through distance education — from the post office to virtual, augmented and mixed realities, and education during the COVID-19 pandemic. Education Sciences, v. 11, n. 3, p. 118, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11030118 - Acessado em: 10 fev. 2023.
SAMPAIO MARTINS, A.; CALVOSA, M. Autoeficácia vs. estresse: como gerar estudantes mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso acadêmico?. Revista UFG, v. 22, n. 28, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73733 - Acessado em: 2 abr. 2024.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, v. 36, p. 227-254, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011 - Acessado em: 28 jan. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.