Write the Academic Future: Experience Report of UFRRJ/CEDERJ Administration Students in an Extension Project

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255

Keywords:

Distance education, Postgraduate, Research Project, Extension Project

Abstract

Despite Brazil's prominence in the global scientific scene, the country still faces challenges regarding academic and scientific production, especially concerning academic reading and writing. The main goal of the research is to identify the major academic contributions for students of administration in the distance education modality when participating in a university extension project dedicated to the elaboration of critical reviews. To achieve the proposed objectives, a qualitative method with an explanatory approach was employed, and categorical content analysis was used to analyze the 17 semi-structured interviews. This study is inserted in the context of the participation of students from the administration course at CEDERJ/UFRRJ in the extension project Lab.Lid – Resenhas. The results are presented in an experience report based on the students' perspective. The main conclusion of this study is that the production of critical reviews in extension projects can, in addition to improving academic reading and writing skills, stimulate students to participate in research projects and pursue postgraduate studies. The fundamental theoretical contribution of this report lies in expanding the understanding of the benefits related to the elaboration of critical reviews and participation in university extension projects. The central practical contribution consists of encouraging students to elaborate reviews, encouraging them to become more involved in research projects, and stimulating them to pursue postgraduate studies.

 

Keywords: Distance education. Postgraduate. Research Project. Extension Project.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wellington dos Santos Fortunato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formado em Administração de Empresas - UFRRJ/UAB/CEDERJ (2022), especialista em Gestão Estratégica em Saúde - GCU (2023) e pós-graduando em Gestão de Pessoas - GCU (2024). Pesquisador registrado no CNPq, no Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - UFRRJ (2022-atual). Principais linhas de pesquisa e estudo: Planejamento Estratégico Pessoal e Orientação Profissional (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5193507890231186), Gestão Estratégia de Pessoas e Rotatividade de Colaboradores (Turnover). ORCID: 0000-0001-5058-4989. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Wellington-Fortunato. Melhor contato: wfortunato@outlook.com.br

Ademir Predes Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGE-UFRRJ), Bacharel em Administração pela UFRRJ e Técnico em Saneamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Nilópolis. Servidor público federal, técnico-administrativo em educação, lotado no Departamento de Esportes e Lazer da UFRRJ. Atualmente é Vice-diretor do Departamento de Esportes e Lazer da Pró-reitoria de Extensão da UFRRJ e Tutor à Distância das disciplinas de Tecnologia e Organização do Trabalho e Gerência de Vendas do CEDERJ no Curso de Bacharelado em Administração da UFRRJ.

Marcello Calvosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formado em Administração de Empresas - UFRRJ (2002) e em Administração Pública - UFRRJ (2003). Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal - CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior - UFRRJ (2006). Pós-graduado em Planejamento Estratégico - FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados - FEA/USP (2009). Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios - PPGEN/UFRRJ (2006). Doutor em Administração - FEA/USP (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, como consultor, gerente, diretor, administrador de empresas (responsável técnico) e palestrante, ao longo de quinze anos. Atualmente é Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) na UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ e UAB (2007-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial, Liderança Empresarial e Administração Geral. É Executive Coach e Life Coach licenciado pelo Integrate Coaching Institute - ICI (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. Pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - UFRRJ (2006-atual). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). Coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ, de outras instituições de ensino superior e do Mercado de Trabalho. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Desenvolvimento Humano: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia (para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano) e TPL - Teste de Potencial para a Liderança (para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva). Principais temas de pesquisa, estudo e lecionação: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou mais de 150 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.

BIELSCHOWSKY, C. et al. Fundação Cecierj: ontem, hoje, amanhã. Fundação Cecierj, RJ. 2019. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17142 - Acesso em: 05 fev. 2023.

CALVOSA, M. Instruções Iniciais Projeto LAB.LID - Orientações para a Elaboração de uma Resenha Acadêmica e Crítica. In: Seminário Virtual de Liderança & Gestão do Projeto de Extensão LAB.LID / Programa de Extensão DEGECAR. Seropédica: UFRRJ, Ago. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358595544 - Acessado em: 12 out. 2023.

CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas?. Cadernos EBAPE.BR, e2022-0016, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120220016 -Acessado em: 2 abr. 2024.

CALVOSA, M. Relevância do trabalho e da qualidade de vida no trabalho para a sociedade. RAE - Revista de Administração de Empresas, e2021-0456, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-759020220209 -Acessado em: 2 abr. 2024.

CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, p. 224-260, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771 - Acessado em: 02 abr. 2024.

CLEMENTE, A.; FERREIRA, L.; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita. Texto Livre, v. 14, p. e33162, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162 - Acessado em: 09 fev. 2024.

COSTA, R.; MARTELO, J.; SOUZA JUNIOR, W.; DA SILVA, S. Motivação Discente no Ensino à Distância em Gestão Pública Sob a Ótica da Autodeterminação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1022 - Acessado em: 28 jan. 2024.

CRUZ, R. et al. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 1, p. I-II, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.Editorial - Acessado em: 8 out. 2023.

DA SILVA, L.; DOS SANTOS ROTTA, M. EaD e a extensão universitária: transformando vidas no condomínio “Brasil 500 anos” em Tarumã/SP. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 145-155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585 - Acessado em: 07 fev. 2024.

DE ALMEIDA MACHADO, M. Formação Pedagógica das Licenciaturas em EaD do Consórcio CEDERJ. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e1927-e1927, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927 - Acessado em: 14 out. 2023.

DE QUEIROZ, A; CALVOSA, M. Market fit e decisões empreendedoras em uma cidade desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, p. c3-c3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12660/gvcasosv13n2c3 - Acessado em: 28 jan. 2024.

DOS SANTOS SILVA, C.; DE MELO, B. Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica. Revista do GELNE, v. 25, n. 1, p. e29959-e29959, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959 - Acessado em: 8 out. 2023.

DOYLE, A.; MOURA, A. Leitura reflexiva para igualdade de gênero: um relato de experiência. Encontros Bibli, v. 28, p. e92908, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92908 - Acessado em 09 fev. 2024.

FARIAS, R.; GOUVEIA, V.; ALMEIDA, L. INDICADORES DO SUCESSO ACADÊMICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE SEGUNDO NATUREZA DOS CURSOS. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. e252060, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392024-252060 - Acessado em: 29 jan. 2024.

FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. ELABORAÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E CRÍTICAS A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: relato técnico de uma experiência em extensão universitária. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, 2023, São Paulo. 9º EMPRAD. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/9/anais/arquivos/171.pdf - Acessado em: 2 abr. 2024.

FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Armação dos búzios ganha novo polo do Consórcio CEDERJ. 2023a. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2023/10/30/armacao-dos-buzios-ganha-novo-polo-do-consorcio-cederj - Acessado em: 01 abr. 2024.

FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Curso de Administração - CEDERJ. 2023b. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/cursos/administracao/ - Acessado em: 15 nov. 2023.

GECAPEP. Grupo de Pesquisas Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal.

Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. CNPq. 2024. Disponível em: www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655 - Acesso: 02 abr. 2024.

GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2021.

GONÇALVES, J. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, p. 95-107, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3969652 - Acessado em: 07 fev. 2023.

IMPERATORE, S. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858 - Acessado em: 07 fev. 2024.

LEITE, R. S. C.; DE CASTRO KRAKAUER, P. V.; CALVOSA, M. V. D. Mentorias spot: vantagens, desvantagens e operacionalização. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 14, n. 1, p. 118-140, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/recape.v14i1.55681 - Acessado em: 2 abr. 2024.

LEITE, E.; PEREIRA, R. Práticas de letramento acadêmico na construção do pertencimento de alunos de iniciação científica a comunidades de prática: uma análise a partir de relatórios de pesquisa. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. e202153336, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202153336 - Acessado em: 30 nov. 2023.

LO BIANCO, V.; FARIA, L. A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Teias, v. 20, n. 56, p. 113-132, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784 - Acessado em: 10 fev. 2024.

MALLMANN, C.; NASU, V.; DOMINGUES, M. Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas: Análises Comparativa e Geral de Estudantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), v. 15, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751 - Acessado em: 30 jan. 2023.

MELLO, S. et al. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 - Acessado em: 07 fev. 2024.

MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 - Acessado em: 28 jan. 2023.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria e método. 21 ed. Petropolis / RJ: Editora Vozes, 2002.

PIRES, P.; ALPERSTEDT, G. Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social: o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social-LEdS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 651-673, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300014 - Acessado em: 09 fev. 2024.

PREGOWSKA, A. et al. A worldwide journey through distance education — from the post office to virtual, augmented and mixed realities, and education during the COVID-19 pandemic. Education Sciences, v. 11, n. 3, p. 118, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11030118 - Acessado em: 10 fev. 2023.

SAMPAIO MARTINS, A.; CALVOSA, M. Autoeficácia vs. estresse: como gerar estudantes mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso acadêmico?. Revista UFG, v. 22, n. 28, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73733 - Acessado em: 2 abr. 2024.

SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, v. 36, p. 227-254, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011 - Acessado em: 28 jan. 2024.

Published

2024-04-11

How to Cite

Fortunato, W. dos S., Predes Junior, A., & Calvosa, M. (2024). Write the Academic Future: Experience Report of UFRRJ/CEDERJ Administration Students in an Extension Project. EaD Em Foco, 14(2), e2255. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255