Análise da viabilidade de implementação de ferramenta educomunicativa para formação continuada em Infecções Sexualmente Transmissíveis

Autores/as

Palabras clave:

Mídia visual, Conhecimento digital, Inclusão Digital, Formação continuada

Resumen

 A educomunicação pode ser uma estratégia para a promoção da saúde, no sentido de comunicar, informar e atualizar profissionais da saúde. Sob essa perspectiva, o objetivo geral do estudo é reconhecer o perfil dos inscritos na Formação Continuada em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Prevenção Combinada, denominada "InformaAção” para a implementação de ferramenta educomunicativa. A pesquisa caracterizou-se como um estudo transversal qualitativo, com avaliação de instrumento de coleta de dados estruturado e virtual para profissionais de saúde, estudantes e interessados no tema. Entre os 120 inscritos, 86,7% são do sexo feminino, as faixas etárias entre 20 e 44 anos foram as mais representativas. Os profissionais de saúde representaram 55,8%, estudantes 40% e profissionais de outras áreas 4,2% dos inscritos; 99,2% têm acesso à internet e consideram possível o aprendizado exclusivamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (94,2%) e 86,7% já participaram de cursos de formação em plataformas digitais e 46,6 % dos inscritos já realizaram capacitação na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A prevenção combinada foi a maior vulnerabilidade elencada em relação às orientações e as principais demandas para capacitações foram janela imunológica, aconselhamento, orientação pós-teste e prevenção combinada. Dessa forma, consideramos que a formação continuada para profissionais de saúde, em exercício ou em formação, pode ser uma estratégia para qualificar esse público para o atendimento com cuidados equitativos em saúde e o acesso universal e a implementação de ferramentas educomunicativas podem ser aliadas como modelo de ensino a distância para a realização de formação continuada em saúde.

 

Palavras-chave: Mídia visual. Inclusão digital. Formação continuada. Conhecimento digital.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luisa Zuravski, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado (2013) e doutorado (2019) em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa. Atua como Técnica em Química na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana.

 

Michel Mansur Machado, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2002), especialização em Laboratório Clínico (2005), MBA em Processos de Aplicações Digitais pela UNOPAR (2019), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFSM (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM (2010). Atua como Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, onde é o líder do Grupo de Imunologia e Genética Aplicada - GIGA e Coordenador do Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (Convênio Ministério da Saúde / Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul / Prefeitura Municipal de Uruguaiana / UNIPAMPA). Realiza trabalhos com a área de Imunomodulação, Biologia Computacional, Imunotoxicidade em linhagens celulares e Imunogenética molecular e diagnóstica, Educomunicação e TICs. Na área de divulgação de Ciência, é o coordenador do PodCast Ciência no Velho Oeste. Possui certificação Google Certified Educator Level 1 (2020 - 2023) para ferramentas digitais da Google for Education.

Citas

ABEP. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de classificação econômica Brasil. (ABEP), 2022.

ALMEIDA, L. B. C. de. Projetos de intervenção em educomunicação. 2016, 45p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 de jan. 2023. DOI: 10.13140/RG.2.1.2915.7526

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70. Lisboa. Portugal, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas na População Brasileira-PCAP. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2013, 170 p.

BRASIL. Resolução nº 196 de 10 de outubro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Diário Oficial da União; Ministério da Saúde, [1996]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html. Acesso em: 05 mai. 2023.

CITELLI, A.O.; SOARES, I. de O.; LOPES, M.I.V. de. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330/159511. Acesso em: 05 mai. 2023.

DIAS, D. M.; BATTESTIN, V. Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de Combate a Princípios de Incêndio: uma Entrega do Corpo de Bombeiros Militar do ES para a Sociedade . EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. e1865, 2022. DOI: 10.18264/eadf.v12i2.1865. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1865. Acesso em: 3 maio. 2023.

FLICK, I. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GABARRON, E.; ÅRSAND, E.; WYNN, R. Social media use in interventions for diabetes: rapid evidence-based review. Journal of Medical Internet Research, v. 20, n. 8, e10303, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30097421/. Acesso em: 21 de jan. 2023.

GUIMARÃES, D. A. et al . Formação em saúde e extensão universitária: discutindo sexualidade e prevenção de IST/aids. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 19, n. 2, p. 124-132, 2017.

Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/18870/12847. Acesso em: 21 de jan. 2023.

HSU, M. S.; ROUF, A.; ALLMAN-FARINELLI, M. Effectiveness and behavioral mechanisms of social media interventions for positive nutrition behaviors in adolescents: a systematic review. Journal of Adolescent Health, v. 63, n. 5, p. 531-545, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30197198/. Acesso em: 21 de jan. 2023.

HUOT, R. Métodos quantitativos para as ciências humanas. Trad. de Maria Luísa Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Base de dados da Internet. IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270pnadcontinua.html?edicao=34949&t=destaques. Acesso em: 23 jan. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Pirâmide Etária 2010-2060. Base de dados da Internet. IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 23 jan. 2023.

MACHADO, A. dos S. a. Educomunicação e saúde coletiva: pensando a comunicação como princípio para saúde e cidadania. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF HEALTH COMMUNICATION, 3., 2017, Madri, Comunicación oral, Madri: 2017. Disponível em: https://e-archivo.uc3m.es/bitstream/handle/10016/25577/educomunicacao_machado_3ICHC_2017.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 mai. 2023.

MACHADO, M. H. b (Coord.). Perfil da enfermagem no Brasil: relatório final: Brasil / coordenado por Maria Helena Machado. Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil ― Rio de Janeiro: NERHUS - DAPS - ENSP/Fiocruz, v. 1, 2017. 748 p.

MORAN, J. M. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: Bacich, L. et al.(Orgs). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso. 2015. p. 27-45. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2021/01/educa%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADbrida.pdf. Acesso em: 21 de jan. 2023.

NASCIMENTO, C. F.; SANTOS, M. E. E. dos. A evasão e a permanência sob a ótica discente: o que os alunos apontam como fatores influentes na desistência e na conclusão do curso de pedagogia na modalidade EaD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S. l.], v. 20, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/431. Acesso em: 3 maio. 2023.

OLIVEIRA, M. M. de; PEDRAZA, D.F. Contexto de trabalho e satisfação profissional de enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família. Saúde em debate, v. 43, p. 765-779,

Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/bfrfYGgXh9hkTgV5JgQDNpN/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2023.

PEDRAZA, D.F., et al. Caracterização do trabalho de enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Atenção Primária. ABCS Health Sciences, v. 43, n. 2, p. 77-83,

Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio908968?src=similardocs. Acesso em: 23 jan. 2023.

PLASSA, W. Uma Análise sobre Conhecimento Digital Prévio e Progressão Educacional na Educação a Distância. EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. e1767, 2022. DOI: 10.18264/eadf.v12i2.1767. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1767. Acesso em: 3 maio. 2023.

SOARES, I. de O. et al. Educom. Saúde - SP um projeto de mobilização do poder público e da população paulista para ações integradas na vigilância e controle do mosquito Aedes aegypti. BEPA, v. 16, n. 184, p. 13-22, 2019. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/10/1023332/1518413-22.pdf. Acesso em: 21 de jan. 2023.

TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. SciELO - Editora FIOCRUZ; 2010, 422p.

TROITINHO, M.de C.R. et al. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/W93PH7nPTTMtYpDDC3bZXTR/. Acesso em: 23 jan. 2023.

UNAIDS. Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Guia de Terminologia do UNAIDS. 2017, 46p. Disponível em: https://unaids.org.br/terminologia/. Acesso em: 21 de jan. 2023.

VIANA, C. E.; NEVES, I. Qual educomunicação nas políticas públicas de saúde? In: VIII COLÓQUIO IBERO AMERICANO DE EDUCOMUNICAÇÃO. EDUCOMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRÁTICAS E DESAFIOS, 2021. Disponível em: https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/view/33/24/1200-1. Acesso em: 02 mai. 2023

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Escobar, T. A., Zuravski, L., & Machado, M. M. (2023). Análise da viabilidade de implementação de ferramenta educomunicativa para formação continuada em Infecções Sexualmente Transmissíveis . EaD Em Foco, 13(1), e2034. Recuperado a partir de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2034

Número

Sección

Estudos de Caso

Artículos más leídos del mismo autor/a