Uma Análise sobre Conhecimento Digital Prévio e Progressão Educacional na Educação a Distância

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1767

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar se um baixo conhecimento sobre ferramentas digitais observado antes da entrada em um curso do Ensino Superior na modalidade Educação a Distância (EaD) pode aumentar as chances de problemas na progressão educacional. Para isso, aplicou-se um questionário, no ano de 2021, entre alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Com a participação de 213 alunos, encontrou-se, através de modelos de probabilidade estatística, que um menor conhecimento das ferramentas digitais não está estatisticamente associado com um maior número de dependências. No entanto foi observado, entre os alunos com menor conhecimento em ferramentas digitais, maiores chances de pensamentos de abandonar o curso, mesmo controlando por diversas características socioeconômicas desses estudantes.

Palavras-chave: Conhecimento digital. Progressão educacional. Educação a distância. Ensino superior.

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Publicado

07-06-2022

Como Citar

Plassa , W. (2022). Uma Análise sobre Conhecimento Digital Prévio e Progressão Educacional na Educação a Distância. EaD Em Foco, 12(2), e1767. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1767

Edição

Seção

Estudos de Caso