Uma Análise sobre Conhecimento Digital Prévio e Progressão Educacional na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1767Resumo
O objetivo do trabalho é analisar se um baixo conhecimento sobre ferramentas digitais observado antes da entrada em um curso do Ensino Superior na modalidade Educação a Distância (EaD) pode aumentar as chances de problemas na progressão educacional. Para isso, aplicou-se um questionário, no ano de 2021, entre alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Com a participação de 213 alunos, encontrou-se, através de modelos de probabilidade estatística, que um menor conhecimento das ferramentas digitais não está estatisticamente associado com um maior número de dependências. No entanto foi observado, entre os alunos com menor conhecimento em ferramentas digitais, maiores chances de pensamentos de abandonar o curso, mesmo controlando por diversas características socioeconômicas desses estudantes.
Palavras-chave: Conhecimento digital. Progressão educacional. Educação a distância. Ensino superior.
Downloads
Referências
ABBAD, G. da S.; ZERBINI, T.; SOUZA, D. B. L. de. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia (Natal), v. 15, n. 3, p. 291-298, dez. 2010.
ALMEIDA, O. C. D. S. et al. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 1, p. 19-33, 2013.
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE EDUCAÇíO A DISTÂNCIA (Brasil). Censo EAD.BR 2018: relatório analítico da aprendizagem a distância no brasil. Curitiba: Saberes, 2018.
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE EDUCAÇíO A DISTÂNCIA (Brasil). Censo EAD.BR 2019-2020: relatório analítico da aprendizagem a distância no brasil.Curitiba: Saberes, 2019-2020.
BIELSCHOWSKY, C.; MASUDA, M. O. Student Permanence in the Cederj Consortium Courses. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e A Distância, Rio de Janeiro, v. 3, n. 30, p. 1-45, ago. 2018.
CAMPOS, L. C; MARQUES, E. V. CÂNDIDO, C. C. Estudo de caso: Educação a distância: um estudo das habilidades tecnológicas e desempenho dos discentes. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.4, p.98-121, TRI IV, 2012.
DIAS, F. F. Fatores relativos í permanência no curso de graduação í distância "Bacharelado em Desenvolvimento Rural-PLAGEDER" da UAB/UFRGS. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 20, n. 1, 2021.
DUPIN-BRYANT, P. A.; DUCHARME-HANSEN, B. A. Assessing student needs in web-based distance education. International journal of instructional technology and distance learning, v. 2, n. 1, p. 39-47, 2005.
FERREIRA, L. D. O. A. et al. Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, p. 225-246, 2020.
GREENE, W. H. Econometric Analysis. Pearson, 7ed., 2011.
HECKMAN, J. J. Selection bias and self-selection. In: Econometrics. Palgrave Macmillan, London, 1990. p. 201-224.
LOTT, A. C. O. et al. Persistência e Evasão na Educação a Distância: Examinando Fatores Explicativos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 17, n. 2, p. 149-171, 2018.
LUZ, M. R. M. P. et al. Characterization of the Reasons Why Brazilian Science Teachers Drop Out of Online Professional Development Courses. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 19, n. 5, p. 2018.
MARTINS, R. X. et al. Porque eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. Esud 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior A Distância, Belém, jun. 2013.
MERCADO, L. P. L. Dificuldades na educação a distância online. In: Congresso Brasileiro de Educação í Distância. 2007.
NASCIMENTO, C. F.; SANTOS, M. E. E. dos. A evasão e a permanência sob a ótica discente: o que os alunos apontam como fatores influentes na desistência e na conclusão do curso de pedagogia na modalidade ead. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 20, n. 1, 2021.
NOGUEIRA, N. N. et al. Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual-um guia para trabalhar com estudantes on-line. Penso Editora, 2004.
PICCOLI, G.; AHMAD, R.; IVES, B. Web-based virtual learning environments: A research framework and a preliminary assessment of effectiveness in basic IT skills training. MIS quarterly, p. 401-426, 2001.
RAMOS, W. M. Fatores de evasão e persistência em cursos superiores online. In: Esud 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior A Distância, Florianópolis, ago. 2014.
ROVAI, A. P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. The Internet and Higher Education, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2003.
THIAGO, F.; CARVALHO, J. C.; TRIGUEIRO, F. M. C. Fatores de Evasão na Educação í Distância: um Estudo no Curso de Bacharelado em Administração Pública. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020.
SELIM, H. M. Critical success factors for e-learning acceptance: confirmatory factor models. Computers & Education, [S.L.], v. 49, n. 2, p. 396-413, set. 2007. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2005.09.004.
WALTER, A. M. Variáveis Preditoras de Evasão em Dois Cursos í Distância. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2006.
WOODLEY, A.; SIMPSON, O. Evasão: o elefante na sala. In: ZAWACKI-RICHTER, O.; ANDERSON, T. (Org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 473-498. (Série Tecnologia Educacional).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.