Tecnologia na Educação Física Escolar: um Estudo sobre os Impactos antes e depois da Pandemia de COVID-19 (2020-2023)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2289Palavras-chave:
Tecnologia, Educação física, Práticas pedagógicasResumo
Este estudo apresenta uma análise sobre o uso da tecnologia na disciplina de educação física na educação básica, nos anos de 2020 a 2023, antes e depois da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, investiga a produção acadêmica sobre o tema e busca compreender o impacto da tecnologia na disciplina. Foi realizado um levantamento minucioso acerca da produção científica, entre os anos de 2020 e 2023, nas bases de dados, como SciELO, LILACS e o Portal de Periódicos da CAPES e incluímos alguns descritores para nortear a busca: “Educação Física Escolar” “Tecnologia” “Prática Pedagógica”, a partir disso foi incluído todos os textos que tratavam de tecnologia na Educação Física Escolar e excluído os textos que não tratavam da temática. Os artigos abordam a importância da tecnologia como meio de viabilizar o ensino remoto durante a pandemia, apesar das desigualdades sociais que impactam a adesão dos alunos. Além disso, destacam como a tecnologia pode ser uma ferramenta criativa e inovadora para enriquecer as experiências de aprendizagem na Educação Física Escolar, desde a promoção da cultura de paz até a implementação de exergames na atividade física. No entanto, ressalta-se a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação dos professores para garantir o sucesso dessas iniciativas.
Palavras-chave: Educação física. Tecnologia. Prática pedagógica.
Downloads
Referências
BERTINI JUNIOR, N. J.; TASSONI, E. C. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 03, 2013, p. 467-483. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/Bqn9wHyTThPRXgf9XnSSVPD/abstract/?lang=pt Acesso em: 27 fev. 2024.
BERWANGER, F. et al. Educação Física escolar no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 2023, p. 1-19. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6137 Acesso em: 27 fev. 2024.
BRACHT, V. et al. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 11–34, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.19280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/19280 Acesso em: 1 abr. 2024.
CAMPOS, A. F. M. de; CAETANO, L. M. D.; GOMES, V. M. L. R. Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas . Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 54, 2023, p. 139-169. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2702 Acesso em: 15 mar. 2024.
CAVALCANTE, C. V. de S.; GIMENEZ, R. TICS na Educação Física. Revista @mbienteeducação, 2023, p. 1-21. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1219 Acesso em: 27 fev. 2024.
DARIDO, S. C. Educação Física na escola: aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Cadernos de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura acadêmica, v. 16, 2012, p. 21-33.
FARIA, P. M. F. de; CAMARGO, Denise de. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022, p. 1-20. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270122 Acesso em: 15 mar. 2024.
GODOI, M. et al. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, 2021, p. 1-21. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/375 Acesso em: 02 mar. 2024.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.
LIMA, M. R. de; MENDES, D. S.; LIMA, E. de M. Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital. Educar em Revista, v. 36, 2020, p. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GG5PwG8BBB5FN3TfHGZM7hG/?lang=pt Acesso em: 27 fev. 2024.
LIMA, P. R. de; FALCÃO, G. M. B.; LIMA, A. I. B. Atuação dos professores de Educação Física de Icó-CE no contexto de mudanças advindas do ensino remoto. Revista Cocar, v. 15, n. 31, 2021, p. 1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3620 Acesso em: 02 mar. 2024.
MACHADO, M. A. de O.; SOUZA, R. R. de; SILVA, S. A. da. Esportes de raquete, divulgação e infraestrutura: influências sobre a prática. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 2, 2019, p. 177-183. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7148945 Acesso em: 02 mar. 2024.
MARTINS, R. M. et al. A prática pedagógica da educação física no Brasil no período de pandemia de COVID-19. Educación Física y Ciencia, v. 24, n. 2, p. 217-217, 2022. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/efyce217/15803 Acesso em: 27 fev. 2024.
MARTINS, R. M. Inquietudes de um professor de Educação Física em tempos pandêmicos: o que compreendia e não tematizava, o que não consigo compreender e o que começo a saber. Motrivivência, v. 34, n. 65, 2022, p. 1-16. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/89842 Acesso em: 02 mar. 2024.
MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S. Desafios impostos às aulas de educação física na pandemia: caminhos para a ressignificação do trabalho docente. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, 2021, p. 51-57. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27461 Acesso em: 27 fev. 2024.
PAGE, M. J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 31, n. 2, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742022000200033 Acesso em: 15 mar. 2024.
PATRINHANI, G. F.; AMÉRICO, M. Mídia, cultura de paz e Educação Física escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, 2020, p. 1991-2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6198/619865691018/html/ Acesso em: 27 fev. 2024.
VELLOSO, L. R. da S. et al. Pesquisa participante na Educação Física Escolar: o estado da arte. Movimento, v. 28, 2022, p. 1-20. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/120865 Acesso em: 02 mar. 2024.
VIEIRA, G. C. et. al. Um relato de experiência no ensino remoto de Educação Física. Sobre Tudo, Florianópolis, v. 15, n. 1 p. 135-147, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.