Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255Palavras-chave:
Ensino a distância, Pós-graduação, Projeto de Pesquisa, Projeto de ExtensãoResumo
Apesar do destaque do Brasil no cenário científico global, o país ainda enfrenta desafios quanto à produção acadêmica e científica, sobretudo no que diz respeito à leitura e escrita acadêmica. O objetivo geral da pesquisa é identificar as principais contribuições acadêmicas para estudantes de administração na modalidade de ensino a distância ao participarem de um projeto de extensão universitária dedicado à elaboração de resenhas críticas. Para cumprir os objetivos propostos, empregou-se o método qualitativo de abordagem explicativa e utilizou-se a análise de conteúdo categórica para analisar as 17 entrevistas semiestruturadas. Este estudo se insere no contexto da participação de discentes do curso de administração CEDERJ/UFRRJ no projeto de extensão Lab.Lid – Resenha. Os resultados são apresentados em um relato de experiência baseado na perspectiva dos estudantes. A principal conclusão deste estudo é que a produção de resenhas críticas em projetos de extensão pode, além de aprimorar as habilidades de leitura e escrita acadêmica, estimular estudantes a participarem de projetos de pesquisa e a ingressarem na pós-graduação. A contribuição teórica fundamental deste relato reside na ampliação do entendimento dos benefícios relacionados à elaboração de resenhas críticas e à participação em projetos de extensão universitária. A contribuição prática central consiste em estimular os alunos a elaborarem resenhas, encorajá-los a se envolverem mais em projetos de pesquisa e estimulá-los a ingressarem na pós-graduação.
Palavras-chave: Ensino a distância. Pós-graduação. Projeto de Pesquisa. Projeto de Extensão.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.
BIELSCHOWSKY, C. et al. Fundação Cecierj: ontem, hoje, amanhã. Fundação Cecierj, RJ. 2019. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17142 - Acesso em: 05 fev. 2023.
CALVOSA, M. Instruções Iniciais Projeto LAB.LID - Orientações para a Elaboração de uma Resenha Acadêmica e Crítica. In: Seminário Virtual de Liderança & Gestão do Projeto de Extensão LAB.LID / Programa de Extensão DEGECAR. Seropédica: UFRRJ, Ago. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358595544 - Acessado em: 12 out. 2023.
CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas?. Cadernos EBAPE.BR, e2022-0016, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120220016 -Acessado em: 2 abr. 2024.
CALVOSA, M. Relevância do trabalho e da qualidade de vida no trabalho para a sociedade. RAE - Revista de Administração de Empresas, e2021-0456, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-759020220209 -Acessado em: 2 abr. 2024.
CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, p. 224-260, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771 - Acessado em: 02 abr. 2024.
CLEMENTE, A.; FERREIRA, L.; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita. Texto Livre, v. 14, p. e33162, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162 - Acessado em: 09 fev. 2024.
COSTA, R.; MARTELO, J.; SOUZA JUNIOR, W.; DA SILVA, S. Motivação Discente no Ensino à Distância em Gestão Pública Sob a Ótica da Autodeterminação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1022 - Acessado em: 28 jan. 2024.
CRUZ, R. et al. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 1, p. I-II, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.Editorial - Acessado em: 8 out. 2023.
DA SILVA, L.; DOS SANTOS ROTTA, M. EaD e a extensão universitária: transformando vidas no condomínio “Brasil 500 anos” em Tarumã/SP. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 145-155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585 - Acessado em: 07 fev. 2024.
DE ALMEIDA MACHADO, M. Formação Pedagógica das Licenciaturas em EaD do Consórcio CEDERJ. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e1927-e1927, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927 - Acessado em: 14 out. 2023.
DE QUEIROZ, A; CALVOSA, M. Market fit e decisões empreendedoras em uma cidade desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, p. c3-c3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12660/gvcasosv13n2c3 - Acessado em: 28 jan. 2024.
DOS SANTOS SILVA, C.; DE MELO, B. Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica. Revista do GELNE, v. 25, n. 1, p. e29959-e29959, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959 - Acessado em: 8 out. 2023.
DOYLE, A.; MOURA, A. Leitura reflexiva para igualdade de gênero: um relato de experiência. Encontros Bibli, v. 28, p. e92908, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92908 - Acessado em 09 fev. 2024.
FARIAS, R.; GOUVEIA, V.; ALMEIDA, L. INDICADORES DO SUCESSO ACADÊMICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE SEGUNDO NATUREZA DOS CURSOS. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. e252060, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392024-252060 - Acessado em: 29 jan. 2024.
FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. ELABORAÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E CRÍTICAS A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: relato técnico de uma experiência em extensão universitária. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, 2023, São Paulo. 9º EMPRAD. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/9/anais/arquivos/171.pdf - Acessado em: 2 abr. 2024.
FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Armação dos búzios ganha novo polo do Consórcio CEDERJ. 2023a. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2023/10/30/armacao-dos-buzios-ganha-novo-polo-do-consorcio-cederj - Acessado em: 01 abr. 2024.
FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Curso de Administração - CEDERJ. 2023b. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/cursos/administracao/ - Acessado em: 15 nov. 2023.
GECAPEP. Grupo de Pesquisas Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal.
Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. CNPq. 2024. Disponível em: www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655 - Acesso: 02 abr. 2024.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2021.
GONÇALVES, J. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, p. 95-107, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3969652 - Acessado em: 07 fev. 2023.
IMPERATORE, S. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858 - Acessado em: 07 fev. 2024.
LEITE, R. S. C.; DE CASTRO KRAKAUER, P. V.; CALVOSA, M. V. D. Mentorias spot: vantagens, desvantagens e operacionalização. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 14, n. 1, p. 118-140, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/recape.v14i1.55681 - Acessado em: 2 abr. 2024.
LEITE, E.; PEREIRA, R. Práticas de letramento acadêmico na construção do pertencimento de alunos de iniciação científica a comunidades de prática: uma análise a partir de relatórios de pesquisa. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. e202153336, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202153336 - Acessado em: 30 nov. 2023.
LO BIANCO, V.; FARIA, L. A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Teias, v. 20, n. 56, p. 113-132, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784 - Acessado em: 10 fev. 2024.
MALLMANN, C.; NASU, V.; DOMINGUES, M. Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas: Análises Comparativa e Geral de Estudantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), v. 15, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751 - Acessado em: 30 jan. 2023.
MELLO, S. et al. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 - Acessado em: 07 fev. 2024.
MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 - Acessado em: 28 jan. 2023.
MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria e método. 21 ed. Petropolis / RJ: Editora Vozes, 2002.
PIRES, P.; ALPERSTEDT, G. Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social: o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social-LEdS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 651-673, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300014 - Acessado em: 09 fev. 2024.
PREGOWSKA, A. et al. A worldwide journey through distance education — from the post office to virtual, augmented and mixed realities, and education during the COVID-19 pandemic. Education Sciences, v. 11, n. 3, p. 118, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11030118 - Acessado em: 10 fev. 2023.
SAMPAIO MARTINS, A.; CALVOSA, M. Autoeficácia vs. estresse: como gerar estudantes mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso acadêmico?. Revista UFG, v. 22, n. 28, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73733 - Acessado em: 2 abr. 2024.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, v. 36, p. 227-254, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011 - Acessado em: 28 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.