Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255

Palavras-chave:

Ensino a distância, Pós-graduação, Projeto de Pesquisa, Projeto de Extensão

Resumo

Apesar do destaque do Brasil no cenário científico global, o país ainda enfrenta desafios quanto à produção acadêmica e científica, sobretudo no que diz respeito à leitura e escrita acadêmica. O objetivo geral da pesquisa é identificar as principais contribuições acadêmicas para estudantes de administração na modalidade de ensino a distância ao participarem de um projeto de extensão universitária dedicado à elaboração de resenhas críticas. Para cumprir os objetivos propostos, empregou-se o método qualitativo de abordagem explicativa e utilizou-se a análise de conteúdo categórica para analisar as 17 entrevistas semiestruturadas. Este estudo se insere no contexto da participação de discentes do curso de administração CEDERJ/UFRRJ no projeto de extensão Lab.Lid – Resenha. Os resultados são apresentados em um relato de experiência baseado na perspectiva dos estudantes. A principal conclusão deste estudo é que a produção de resenhas críticas em projetos de extensão pode, além de aprimorar as habilidades de leitura e escrita acadêmica, estimular estudantes a participarem de projetos de pesquisa e a ingressarem na pós-graduação. A contribuição teórica fundamental deste relato reside na ampliação do entendimento dos benefícios relacionados à elaboração de resenhas críticas e à participação em projetos de extensão universitária. A contribuição prática central consiste em estimular os alunos a elaborarem resenhas, encorajá-los a se envolverem mais em projetos de pesquisa e estimulá-los a ingressarem na pós-graduação.

 

Palavras-chave: Ensino a distância. Pós-graduação. Projeto de Pesquisa. Projeto de Extensão.





Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington dos Santos Fortunato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formado em Administração de Empresas - UFRRJ/UAB/CEDERJ (2022), especialista em Gestão Estratégica em Saúde - GCU (2023) e pós-graduando em Gestão de Pessoas - GCU (2024). Pesquisador registrado no CNPq, no Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - UFRRJ (2022-atual). Principais linhas de pesquisa e estudo: Planejamento Estratégico Pessoal e Orientação Profissional (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5193507890231186), Gestão Estratégia de Pessoas e Rotatividade de Colaboradores (Turnover). ORCID: 0000-0001-5058-4989. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Wellington-Fortunato. Melhor contato: wfortunato@outlook.com.br

Ademir Predes Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGE-UFRRJ), Bacharel em Administração pela UFRRJ e Técnico em Saneamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Nilópolis. Servidor público federal, técnico-administrativo em educação, lotado no Departamento de Esportes e Lazer da UFRRJ. Atualmente é Vice-diretor do Departamento de Esportes e Lazer da Pró-reitoria de Extensão da UFRRJ e Tutor à Distância das disciplinas de Tecnologia e Organização do Trabalho e Gerência de Vendas do CEDERJ no Curso de Bacharelado em Administração da UFRRJ.

Marcello Calvosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formado em Administração de Empresas - UFRRJ (2002) e em Administração Pública - UFRRJ (2003). Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal - CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior - UFRRJ (2006). Pós-graduado em Planejamento Estratégico - FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados - FEA/USP (2009). Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios - PPGEN/UFRRJ (2006). Doutor em Administração - FEA/USP (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, como consultor, gerente, diretor, administrador de empresas (responsável técnico) e palestrante, ao longo de quinze anos. Atualmente é Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) na UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ e UAB (2007-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial, Liderança Empresarial e Administração Geral. É Executive Coach e Life Coach licenciado pelo Integrate Coaching Institute - ICI (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. Pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - UFRRJ (2006-atual). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). Coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ, de outras instituições de ensino superior e do Mercado de Trabalho. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Desenvolvimento Humano: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia (para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano) e TPL - Teste de Potencial para a Liderança (para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva). Principais temas de pesquisa, estudo e lecionação: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou mais de 150 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.

BIELSCHOWSKY, C. et al. Fundação Cecierj: ontem, hoje, amanhã. Fundação Cecierj, RJ. 2019. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17142 - Acesso em: 05 fev. 2023.

CALVOSA, M. Instruções Iniciais Projeto LAB.LID - Orientações para a Elaboração de uma Resenha Acadêmica e Crítica. In: Seminário Virtual de Liderança & Gestão do Projeto de Extensão LAB.LID / Programa de Extensão DEGECAR. Seropédica: UFRRJ, Ago. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358595544 - Acessado em: 12 out. 2023.

CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas?. Cadernos EBAPE.BR, e2022-0016, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120220016 -Acessado em: 2 abr. 2024.

CALVOSA, M. Relevância do trabalho e da qualidade de vida no trabalho para a sociedade. RAE - Revista de Administração de Empresas, e2021-0456, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-759020220209 -Acessado em: 2 abr. 2024.

CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, p. 224-260, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771 - Acessado em: 02 abr. 2024.

CLEMENTE, A.; FERREIRA, L.; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita. Texto Livre, v. 14, p. e33162, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162 - Acessado em: 09 fev. 2024.

COSTA, R.; MARTELO, J.; SOUZA JUNIOR, W.; DA SILVA, S. Motivação Discente no Ensino à Distância em Gestão Pública Sob a Ótica da Autodeterminação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1022 - Acessado em: 28 jan. 2024.

CRUZ, R. et al. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 1, p. I-II, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.1.Editorial - Acessado em: 8 out. 2023.

DA SILVA, L.; DOS SANTOS ROTTA, M. EaD e a extensão universitária: transformando vidas no condomínio “Brasil 500 anos” em Tarumã/SP. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 145-155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585 - Acessado em: 07 fev. 2024.

DE ALMEIDA MACHADO, M. Formação Pedagógica das Licenciaturas em EaD do Consórcio CEDERJ. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e1927-e1927, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927 - Acessado em: 14 out. 2023.

DE QUEIROZ, A; CALVOSA, M. Market fit e decisões empreendedoras em uma cidade desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, p. c3-c3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12660/gvcasosv13n2c3 - Acessado em: 28 jan. 2024.

DOS SANTOS SILVA, C.; DE MELO, B. Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica. Revista do GELNE, v. 25, n. 1, p. e29959-e29959, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959 - Acessado em: 8 out. 2023.

DOYLE, A.; MOURA, A. Leitura reflexiva para igualdade de gênero: um relato de experiência. Encontros Bibli, v. 28, p. e92908, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92908 - Acessado em 09 fev. 2024.

FARIAS, R.; GOUVEIA, V.; ALMEIDA, L. INDICADORES DO SUCESSO ACADÊMICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE SEGUNDO NATUREZA DOS CURSOS. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. e252060, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392024-252060 - Acessado em: 29 jan. 2024.

FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. ELABORAÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E CRÍTICAS A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: relato técnico de uma experiência em extensão universitária. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, 2023, São Paulo. 9º EMPRAD. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/9/anais/arquivos/171.pdf - Acessado em: 2 abr. 2024.

FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Armação dos búzios ganha novo polo do Consórcio CEDERJ. 2023a. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2023/10/30/armacao-dos-buzios-ganha-novo-polo-do-consorcio-cederj - Acessado em: 01 abr. 2024.

FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Curso de Administração - CEDERJ. 2023b. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/cursos/administracao/ - Acessado em: 15 nov. 2023.

GECAPEP. Grupo de Pesquisas Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal.

Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. CNPq. 2024. Disponível em: www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655 - Acesso: 02 abr. 2024.

GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2021.

GONÇALVES, J. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, p. 95-107, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3969652 - Acessado em: 07 fev. 2023.

IMPERATORE, S. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858 - Acessado em: 07 fev. 2024.

LEITE, R. S. C.; DE CASTRO KRAKAUER, P. V.; CALVOSA, M. V. D. Mentorias spot: vantagens, desvantagens e operacionalização. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 14, n. 1, p. 118-140, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/recape.v14i1.55681 - Acessado em: 2 abr. 2024.

LEITE, E.; PEREIRA, R. Práticas de letramento acadêmico na construção do pertencimento de alunos de iniciação científica a comunidades de prática: uma análise a partir de relatórios de pesquisa. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. e202153336, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202153336 - Acessado em: 30 nov. 2023.

LO BIANCO, V.; FARIA, L. A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Teias, v. 20, n. 56, p. 113-132, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784 - Acessado em: 10 fev. 2024.

MALLMANN, C.; NASU, V.; DOMINGUES, M. Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas: Análises Comparativa e Geral de Estudantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), v. 15, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751 - Acessado em: 30 jan. 2023.

MELLO, S. et al. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 - Acessado em: 07 fev. 2024.

MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 - Acessado em: 28 jan. 2023.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria e método. 21 ed. Petropolis / RJ: Editora Vozes, 2002.

PIRES, P.; ALPERSTEDT, G. Disseminando e aplicando conhecimento sobre sustentabilidade e inovação social: o caso do Laboratório de Educação para Sustentabilidade e Inovação Social-LEdS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 651-673, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300014 - Acessado em: 09 fev. 2024.

PREGOWSKA, A. et al. A worldwide journey through distance education — from the post office to virtual, augmented and mixed realities, and education during the COVID-19 pandemic. Education Sciences, v. 11, n. 3, p. 118, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11030118 - Acessado em: 10 fev. 2023.

SAMPAIO MARTINS, A.; CALVOSA, M. Autoeficácia vs. estresse: como gerar estudantes mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso acadêmico?. Revista UFG, v. 22, n. 28, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73733 - Acessado em: 2 abr. 2024.

SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, v. 36, p. 227-254, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011 - Acessado em: 28 jan. 2024.

Downloads

Publicado

11-04-2024

Como Citar

Fortunato, W. dos S., Predes Junior, A., & Calvosa, M. (2024). Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão . EaD Em Foco, 14(2), e2255. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255