Movimento Estudantil na Era Digital: os Desafios em um Curso EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2254

Palavras-chave:

Centro acadêmico, Estrutura acadêmia, Sociedade da informação

Resumo

Com a consolidação da Educação a Distância (EaD) no Brasil (que comemorou seu centenário no ano de 2023) diversos são os temas que merecem um olhar mais aprofundado. A presente pesquisa se propõe a estudar os Movimentos Estudantis (ME) em cursos EaD. É realizado um estudo de caso sobre o Centro Acadêmico do Curso de Administração Pública EaD (chamado de CA3E - Centro Acadêmico Eficiente, Eficaz e Efetivo) da Universidade Federal Fluminense (UFF), oferecido através do Consórcio CEDERJ. Trata-se do primeiro centro acadêmico (CA) de um curso criado no Consórcio, que completou 10 anos de existência em 2023. É ainda o primeiro CA de um curso EaD no Estado do Rio de Janeiro e um dos primeiros no Brasil. Como resultados da pesquisa é identificada a estrutura de governança do CA3E e todo seu histórico e especificidades, demonstrando os desafios de se criar e manter um CA na EaD.  

 

Palavras-chave: Centro Acadêmico. Estrutura Acadêmica. Sociedade da Informação.

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

Abreu, J. C. A. de, Moreira Junior, J. R., & Conceição, A. (2024). Movimento Estudantil na Era Digital: os Desafios em um Curso EaD. EaD Em Foco, 14(2), e2254. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2254