Instrumentos de Integração Tecnológica para Planos de Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1573

Resumo

O uso da internet e suas ferramentas no ensino aprendizagem é um universo pouco explorado ainda por professores. Parte desta realidade é oriunda da dificuldade em utilizar ferramentas da internet de maneira que atinja os objetivos pedagógicos traçados para as unidades educacionais. O referencial teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (do inglês Technological, Pedagogical, Content, Knowledge - TPACK) identifica as bases de conhecimento do professor e suas relações, porém a aplicação deste conceito no ensino de ciências ainda é pouco explorada no Brasil. O objetivo deste trabalho é introduzir no cenário brasileiro duas ferramentas. A primeira deles é a taxonomia "Tipos de Atividades de Aprendizagem (TAA) de Ciências" desenvolvida para auxiliar os professores na integração de tecnologias de um plano de ensino fundamentada nos princípios do TPACK. Outro instrumento apresentado neste artigo é a rubrica de avaliação para integração tecnológica em planos de ensino. As ferramentas foram traduzidas e adaptadas para o cenário brasileiro com o auxílio de professores experientes de Ciências e vem para auxiliar professores em formação, em serviço e/ou gestores educacionais a trabalhar a integração de tecnologias educacionais em planos de ensino à luz do referencial teórico TPACK. O uso sistêmico das ferramentas pode permitir a comparação com outros sistemas escolares.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de ciências. TPACK. TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Henrique Silva Souza, Fundação Oswaldo Cruz

Doutorando, Laboratório Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências /Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz.

Referências

ANGELI, C.; VALANIDES, N. Epistemological and methodological issues for the conceptualization, development, and assessment of ICT–TPCK: Advances in technological pedagogical content knowledge (TPCK). Computers & Education, v. 52, p. 154–168, 2009.

ANSYARI, M. F. Designing and evaluating a professional development programme for basic technology integration in English as a foreign language (EFL) classrooms. Australasian Journal of Educational Technology, v. 31, n. 6, p. 699–712, 2015.

BARAN, E.; CHUANG, H.-H.; THOMPSON, A. TPACK: An Emerging Research and Development Tool for Teacher Educators. Turkish Online Journal of Educational Technology - TOJET, v. 10, n. 4, p. 370–377, 2011.

BLOOM, B. S. EL ALL. Taxonomy of educational objectives. New York1, v. 1, p. 262, 1956.

BONZANINI, T. K.; BASTOS, F. Formação continuada de professores: algumas reflexões. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 7. Anais...Florianópolis: 2009Disponí­vel em: <http://www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/644/283>

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. [s.l: s.n.].

BRASIL; (MEC), M. DA E.; (SEMTEC), S. DE E. M. E T. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmentros Curriculares Nacionais - Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. [s.l: s.n.].

BRITTEN, J. S.; CASSADY, J. C. The Technology Integration Assessment Instrument. Computers in the Schools, v. 22, n. 3–4, p. 49–61, 1 dez. 2005.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. são paulo: [s.n.].

CHANG, Y.; HSU, C.; CIOU, P.-S. Examining the Use of Learning Communities to Improve Pre-service Teachers"™ Technological Pedagogical Content Knowledge. International Journal of Learning and Teaching, v. 3, n. 2, p. 136–143, 2017.

COELHO, P. M. F.; COSTA, M. R. M.; MATTAR NETO, J. A. Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais. Educação & Realidade, v. 43, n. 3, p. 1077–1094, 2018.

DU TOIT, J. Background Paper for ICT in Education Statistics. Unesco, n. September, 2015.

FARIAS, L. C.; DIAS, R. E. Discursos sobre o uso das TICs na educação em documentos ibero-americanos. Linhas, v. 14, n. 27, p. 83–104, 2013.

FERRAZ, A. P. D. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421–431, 2010.

FREITAS, A. A.; DORNELLAS, D. V.; BELHOT, R. V. Requisitos profissionais do estudante de engenharia de produção: Uma visão através dos estilos de aprendizagem. XII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, p. 125–135, 2006.

HARRIS, J. B. et al. " Grounded " Technology Integration: Instructional Planning Using Curriculum-Based Activity Type Taxonomies. Jl. of Technology and Teacher Education, v. 18, n. 4, p. 573–605, 2010.

HARRIS, J.; GRANDGENETT, N.; HOFER, M. Testing a TPACK-based technology integration assessment rubric. Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, p. 3833–3840, 2010.

HARRIS, J.; HOFER, M. Instructional planning activity types as vehicles for curriculum-based TPACK development. In: MADDUX, C. D. (Ed.). . Research highlights in technology and teacher education. [s.l.] Society for Information Technology in Teacher Education (SITE), 2009. p. 99–108.

HARRIS, J.; MISHRA, P.; KOEHLER, M. Teacher"™s Technological Pedagogical Content Knowledged and Learning Activity Types: Curriculum-based Technology Integration Reframed. Journal of Research on Technology in Education, v. 41, n. 4, p. 393–416, 2009.

JANG, S. J.; CHEN, K. C. From PCK to TPACK: Developing a Transformative Model for Pre-Service Science Teachers. Journal of Science Education and Technology, v. 19, n. 6, p. 553–564, 2010.

KENSKI, V. Educação e Tecnologias. O novo ritmo da informação. [s.l: s.n.].

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: The Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for Educators. [s.l: s.n.]. p. 3–29.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; K., Y. Tracing the development of teacher knowledge in a design seminar: Integrating content, pedagogy and technology. Computers & Education, v. 49, p. 740–762, 2007.

KOEHLER, M.; SHIN, T.; MISHRA, P. How do we measure TPACK? Let me count the ways. In: RONAU, R. N.; RAKES, C. R.; NIESS, M. L. (Eds.). . Educational Technology, Teacher Knowledge, and Classroom Impact: A Research Handbook on Frameworks and Approaches. United States of America: Information Science Reference, 2012. p. 16–31.

LEHISTE, P. The impact of a professional development program on in-service teacher"™s TPACK: A study from Estonia. Problems of Education in the 21st Century, v. 66, p. 18–28, 2015.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, 2006.

NEISS, M. L. Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: Developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher Education, v. 21, p. 509–523, 2005.

NOGUEIRA, F.; PESSOA, T.; GALLEGO, M.J. Desafios e oportunidades do uso da tecnologia para a formação contí­nua de professores: uma revisão em torno do TPACK em Portugal, Brasil e Espanha Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 4, p. 1–20, 2015.

ÖZ, H. Assessing pre-service english as a foreign language teachers"™ technological pedagogical content knowledge. International Education Studies, v. 8, n. 5, p. 119–130, 2015.

PAPANIKOLAOU, K.; GOULI, E.; MAKRI, K. Designing Pre-service Teacher Training based on a Combination of TPACK and Communities of Inquiry. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 3437–3442, 2014.

ROLANDO, L. G. R.; LUZ, M. R. M. P.; SALVADOR, D. F. O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, n. 03, p. 174, dez. 2015b.

ROLANDO, L. G. R.; SALVADOR, D. F.; LUZ, M. R. M. P. M. P. ; The use of internet tools for teaching and learning by in-service biology teachers: A survey in Brazil. Teaching and Teacher Education, v. 34, p. 46–55, 2013.

SCHON, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: QUIXOTE, D. (Ed.). . Os Professores e a sua formação. Lisboa: [s.n.]. p. 77–91.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, p. 1–22, 1987.

SILVA, I. DE C. S. DA; PRATES, T. DA S.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem : desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista em Debate, v. 16, p. 107–123, 2016.

SOUZA, A. H. S. Integrando Tecnologias no Ensino de Ciências: como Formar Licenciandos para o Século 21? [s.l.] Instituto Oswaldo Cruz, 2018.

SRISAWASDI, N. The Role of TPACK in Physics Classroom: Case Studies of Preservice Physics Teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 3235–3243, jan. 2012.

VILLANI, A.; PACCA, J. L. A.; FREITAS, D. Science Teacher Education in Brazil: 1950–2000. Science & Education, v. 18, p. 125–148, 2009.

WETZEL, K.; MARSHALL, S. TPACK Goes to Sixth Grade: Lessons from a Middle School Teacher in a High-Technology-Access Classroom. Journal of Digital Learning in Teacher Education, v. 28, n. 2, p. 73–81, 2011.

Downloads

Publicado

13-08-2021

Como Citar

Souza, A. H. S., & Salvador, D. F. (2021). Instrumentos de Integração Tecnológica para Planos de Ensino de Ciências. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1573

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>