Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida em um Curso da Área Jurídica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2341Palavras-chave:
Ensino híbrido, Ensino jurídico, Sala de aula invertidaResumo
No ensino híbrido ocorre uma maior flexibilidade com os espaços físicos, no tempo da aula e nas tecnologias que envolvem esse processo. Há diversas maneiras de um professor e uma instituição de ensino aplicarem as estratégias de ensino híbrido e isso dependerá do contexto escolar e do que cada instituição tem a sua disposição. O objetivo desse estudo foi descrever e analisar o percurso dos estudantes em um curso, ministrado com estratégias de ensino híbrido, preparatório para a 2ª fase da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Realizou-se uma pesquisa descritiva com técnicas de coleta de dados documental e de campo com abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados. Foram analisados os dados gerados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso e os provenientes dos questionários. Verificou-se que o curso utilizou tecnologias digitais de informação e comunicação e o whatsapp foi a ferramenta mais utilizada na interação com o professor. A atividade considerada mais útil pelos estudantes foi a aula prática de questões. Trata-se de um curso que possui características de sala de aula invertida ou flipped classroom.
Palavras-chave: Ensino híbrido. Ensino jurídico. Sala de aula invertida
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