Hábitos Digitais de Alunos do Ensino Superior no Período da Pandemia de Covid-19

Autores

  • Bernadete Lema Mazzafera Universidade Pitágoras UNOPAR http://orcid.org/0000-0002-5041-4629
  • Lisandra Costa Pereira Kirnew Universidadde Pitágoras - UNOPAR
  • Anderson Jorge Marcolino Pinheiro Universidade Pitágoras Unopar https://orcid.org/0000-0002-2811-8348
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Pitágoras UNOPAR
  • Luciana Michele Ventura Universidade Pitágoras UNOPAR
  • Douglas Arnaldo Kraut Universidade Pitágoras UNOPAR

Resumo

  As instituições de ensino modificaram as atividades com os alunos em virtude da situação de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19, adaptando o que era presencial para interações remotas. Neste contexto, alunos alteraram suas atividades cotidianas incluindo em maior ou menor escala o uso de tecnologias digitais. Neste cenário, questiona-se: Os hábitos digitais, de estudo e lúdicos foram impactados no período da pandemia? O objetivo do presente estudo foi conhecer e refletir sobre os hábitos digitais, de estudo e lúdicos dos alunos do ensino superior durante o período da pandemia de Covid-19. Realizou-se uma pesquisa descritiva com 35 alunos do ensino superior presencial de diferentes cursos de uma universidade privada. Um questionário on-line foi aplicado pelo Google Forms, com 9 questões estruturadas. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos reconhece o impacto em seus hábitos digitais, de estudo e lúdicos. Houve aumento do tempo de conexão nos hábitos digitais e predomínio da ideia de ludicidade relacionada a jogo. Os hábitos de estudo foram considerados desafiadores no tocante às aulas remotas, sobretudo em relação ao aumento do tempo on-line e ao acúmulo de trabalho. Nos impactos benéficos para o estudo os alunos consideraram ter mais tempo para estudar, mais material para leitura e possibilidade de estar mais concentrado. Concluiu-se, que há necessidade de oferecer práticas on-line para os alunos, de modo que possam gerenciar o processo de aprendizagem de forma autônoma, dando sequência aos novos hábitos digitais de estudo pós-pandemia.

Palavras-chave: Hábitos digitais. Ensino superior. Pandemia

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Referências

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Publicado

2021-04-06

Como Citar

Mazzafera, B. L. ., Kirnew , L. C. P. ., Pinheiro, A. J. M. ., Bianchini, L. G. B. ., Ventura, L. M. ., & Kraut, D. A. . (2021). Hábitos Digitais de Alunos do Ensino Superior no Período da Pandemia de Covid-19. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1381

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