Hábitos Digitais de Alunos do Ensino Superior no Período da Pandemia de Covid-19

Autores

  • Bernadete Lema Mazzafera Universidade Pitágoras UNOPAR http://orcid.org/0000-0002-5041-4629
  • Lisandra Costa Pereira Kirnew Universidadde Pitágoras - UNOPAR
  • Anderson Jorge Marcolino Pinheiro Universidade Pitágoras Unopar https://orcid.org/0000-0002-2811-8348
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Pitágoras UNOPAR
  • Luciana Michele Ventura Universidade Pitágoras UNOPAR
  • Douglas Arnaldo Kraut Universidade Pitágoras UNOPAR

Resumo

As instituições de ensino modificaram as atividades com os alunos em virtude da situação de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19, adaptando o que era presencial para interações remotas. Neste contexto, alunos alteraram suas atividades cotidianas incluindo em maior ou menor escala o uso de tecnologias digitais. Neste cenário, questiona-se: Os hábitos digitais, de estudo e lúdicos foram impactados no período da pandemia? O objetivo do presente estudo foi conhecer e refletir sobre os hábitos digitais, de estudo e lúdicos dos alunos do ensino superior durante o período da pandemia de Covid-19. Realizou-se uma pesquisa descritiva com 35 alunos do ensino superior presencial de diferentes cursos de uma universidade privada. Um questionário on-line foi aplicado pelo Google Forms, com 9 questões estruturadas. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos reconhece o impacto em seus hábitos digitais, de estudo e lúdicos. Houve aumento do tempo de conexão nos hábitos digitais e predomínio da ideia de ludicidade relacionada a jogo. Os hábitos de estudo foram considerados desafiadores no tocante às aulas remotas, sobretudo em relação ao aumento do tempo on-line e ao acúmulo de trabalho. Nos impactos benéficos para o estudo os alunos consideraram ter mais tempo para estudar, mais material para leitura e possibilidade de estar mais concentrado. Concluiu-se, que há necessidade de oferecer práticas on-line para os alunos, de modo que possam gerenciar o processo de aprendizagem de forma autônoma, dando sequência aos novos hábitos digitais de estudo pós-pandemia.

Palavras-chave: Hábitos digitais. Ensino superior. Pandemia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, L. M. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinville: Clube dos Autores, 2018.

APPOLINíRIO, F. Dicionário de metodologia cientí­fica: um guia para a produção do conhecimento cientí­fico. São Paulo: Atlas, 2007.

BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do ní­vel superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro,

v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

BAUMAN, Z. Tempos lí­quidos. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. Tradução de Paula Montero e Alí­cia Auzmendi. São Paulo: ítica, 1983. p. 82-121.

CARVALHO, A. A. A. Como olhar criticamente o software educativo multimédia. Cadernos SACAUSEF, n. 1, p. 1-23, 2005. Disponí­vel em: http://hdl.handle.net/1822/5921. Acesso em: 28 set. 2019.

CASILLAS, M; MARTINELL, A. R. Notas para una sociologí­a de la incorporación de las tic a la educación. In: CONGRESO NACIONAL DE INVESTIGACION EDUCATIVA, XIV., 2017, San Luis Postosí­, México. Anais ["¦].San Luis Postosí­, México: COMIE, 2017. p. 1-12.

Downloads

Publicado

06-04-2021

Como Citar

Mazzafera, B. L. ., Kirnew , L. C. P. ., Pinheiro, A. J. M. ., Bianchini, L. G. B. ., Ventura, L. M. ., & Kraut, D. A. . (2021). Hábitos Digitais de Alunos do Ensino Superior no Período da Pandemia de Covid-19. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1381