Hábitos Digitais de Alunos do Ensino Superior no Período da Pandemia de Covid-19
Resumo
As instituições de ensino modificaram as atividades com os alunos em virtude da situação de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19, adaptando o que era presencial para interações remotas. Neste contexto, alunos alteraram suas atividades cotidianas incluindo em maior ou menor escala o uso de tecnologias digitais. Neste cenário, questiona-se: Os hábitos digitais, de estudo e lúdicos foram impactados no período da pandemia? O objetivo do presente estudo foi conhecer e refletir sobre os hábitos digitais, de estudo e lúdicos dos alunos do ensino superior durante o período da pandemia de Covid-19. Realizou-se uma pesquisa descritiva com 35 alunos do ensino superior presencial de diferentes cursos de uma universidade privada. Um questionário on-line foi aplicado pelo Google Forms, com 9 questões estruturadas. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos reconhece o impacto em seus hábitos digitais, de estudo e lúdicos. Houve aumento do tempo de conexão nos hábitos digitais e predomínio da ideia de ludicidade relacionada a jogo. Os hábitos de estudo foram considerados desafiadores no tocante às aulas remotas, sobretudo em relação ao aumento do tempo on-line e ao acúmulo de trabalho. Nos impactos benéficos para o estudo os alunos consideraram ter mais tempo para estudar, mais material para leitura e possibilidade de estar mais concentrado. Concluiu-se, que há necessidade de oferecer práticas on-line para os alunos, de modo que possam gerenciar o processo de aprendizagem de forma autônoma, dando sequência aos novos hábitos digitais de estudo pós-pandemia.
Palavras-chave: Hábitos digitais. Ensino superior. Pandemia
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