Pesquisa em Educação a Distância: Identificação dos Temas Mais Explorados e Negligenciados em Artigos Publicados de 2002 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1860Resumo
Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação a distância foi regulamentada. Desde então, a oferta de cursos nesta modalidade cresceu de forma significativa. Esse crescimento se reflete nos artigos publicados ao longo dos últimos vinte anos, os quais discutem os mais diferentes aspectos da educação a distância. Aqui apresentamos os resultados de uma pesquisa quantitativa, que investigou publicações de 13 revistas especializadas em educação a distância e 78 revistas não especializadas, de 2002 a 2021. Nós identificamos 1266 artigos de revistas especializadas e 100 artigos de revistas não especializadas com temas diretamente ligados à educação a distância, classificados em 45 diferentes categorias. Após categorização de todo o espaço amostral, decidimos concentrar a atenção sobre os artigos das revistas especializadas, uma vez que estes periódicos se dedicam a publicar pesquisas específicas da área. Considerando estas revistas, as dez categorias com mais artigos foram: Curso/Programa; Tutor/Tutoria; Material/Design Instrucional; Disciplina; Sujeitos; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ferramentas digitais; Revisão; Educação a Distância x Presencial, e Inclusão/Acessibilidade. As dez categorias com menos artigos publicados foram: Feedback; Inovação em Educação a Distância; Concepção de aluno; Políticas Públicas e Educação a Distância; Competências; Estilos de aprendizagem; Metodologias ativas em Educação a Distância; Sala de aula invertida; Motivação, e Silêncio virtual. Esperamos que os resultados obtidos auxiliem pesquisadores em um novo olhar para a educação a distância, sugerindo aspectos que ainda necessitam de maiores investigações e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento de futuras pesquisas.
Palavras-chave: Educação a distância; EaD; Revisão integrativa.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. S. de .; JEZINE, E. A expansão da educação a distância no Brasil e as contradições entre capital e trabalho. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, p. e021041, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659964. Acesso em: 14 abr. 2022.
BORGES, R. A. S. et al. Ensino Superior a Distância: Metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. EmRede, v. 8, n. 1, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/648/633. Acesso em: 13 abr. 2022.
BRASIL. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 14 abr. 2022.
BRASIL. Decreto n. 9057, de 25 de Maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm.Acesso em: 14 de abr. 2022.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB/9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 14 de abr. 2022
BRASIL, Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.
CAZARINI, E. W. et al. Reflexões sobre a inovação na Educação a Distância: o caso brasileiro. EaD em Foco, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/30. Acesso em: 25 de ago. 2022.
COSTA, J. R. M. et al. Motivação Discente no Ensino a Distância em Gestão Pública sob a Óptica da Autodeterminação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1022, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1022/557. Acesso em: 13 abr. 2022.
DE BRITO MARINHO, D. M. et al. Pandemia, ensino remoto emergencial e a angústia docente. EmRede, v. 8, n. 2, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/767/669. Acesso em: 05 ago. 2022.
FORNARI, A.; SILVA, H. O. da. Manifestos do Esud: Ferramenta para elaboração de Políticas Públicas na EaD. EmRede, v. 3, n. 2, p. 184-196, 2016. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/120/145. Acesso em: 13 abr. 2022.
GANDRA, S. C. A Importância do Feedback na Educação a Distância. Revista Aprendizagem em EaD, vol. 4, n. 1, p. 1-7, 2015. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead/article/view/6042/4640. Acesso em: 25 ago. 2022.
KAUARK, F. da S.; MANHíES, F. C., MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: Um guia prático. 1ª ed. Bahia. Via Litterarum: 2010
KÜLL, C. R.; KASSEBOEHMER, A. C. Estudo da contribuição de problematização como fonte de estímulo ao acesso e interação de alunos do 9º ano em EaD. Revista Infor, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 310-327, 2016 https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/viewFile/InFor2120165/pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
LIMA, E. T.; LACERDA JUNIOR, J. C. A Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1545, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545/697. Acesso em: 13 de abr. 2022.
LIRA, L. A. R.; LIMA, B. F. Z. Desafios da gestão de políticas públicas educacionais para formação de professores no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 1, n. 1, p. 137-151, 2014. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/14/26. Acesso em: 25 ago. 2022.
MENEGHEL, S. M.; WESTPHAL, L. Vieira. Expansão dos Cursos de Licenciaturas no Brasil Período de 2010 a 2018. In: VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2020. Maceió, Alagoas
PASSOS, M. L. S. Feedback como Parte Integrante da Avaliação Formativa em um Curso de Pós-graduação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 19, n. 1, e351, 2020. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/351/322. Acesso em: 13 abr. 2022
RIBEIRO, A.; CARVALHO, Z. A Arte de Inovar na Educação a Distância. EaD em Foco, v. 7, n. 3, p. 08–17, 2017. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604/264. Acesso em: 13 abr. 2022.
RICARDO, J. S. Múltiplos Enfoques sobre as Competências na Educação a Distância: Uma Problematização Necessária. EaD em Foco, 2019, v. 9, n. 1, e731. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/731/346. Acesso em: 13 abr. 2022.
ROCHA, J. G; SMITH, M. S. J. Cultura organizacional: motivando ou coibindo a inovação e a qualidade do EaD. Educação a Distância, v. 9, n. 1, p. 53-66, 2019. Disponível em: https://claretiano.edu.br/revista/educacao-a-distancia/605b41303a94ed8a25334f5e. Acesso em: 05 ago. 2022.
SCHLÜNZEN JUNIOR, K. et al. Inovação no processo de formação na docência universitária: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, p. 129-145, 2017. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222/254. Acesso em: 25 de ago. 2022.
SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/256/pdf_256.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
SIMíO, A. dos S.; ABREU, J. C. de A.; ABDALLA, M. M. Estilos de Aprendizagem na Educação a distância: Um estudo de caso no curso de graduação de Administração Pública da UFF. Revista EDaPECI, v. 15. n. 2, p. 370-392, 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3706/pdf. Acesso em: 13 abr. 2022.
SILVA, L. de O.; SANTOS, D. A. dos; ALVES, H. C. Silêncio e Evasão na Educação a Distância: uma Experiência no Ambiente Virtual Schoology. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1083, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1083/576. Acesso em: 13 abr. 2022.
VEN NCIO, G. A. A tecnologia como elo entre o design e a educação: o exemplo da "sala de aula invertida". TICs & EaD em Foco, v. 6, n. 2, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/494/382. Acesso em: 13 abr. 2022.
WERNECK, G. L.; CARVALHO, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 5, e00068820, 2020. Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/static//arquivo/1678-4464-csp-36-05-e00068820.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.