Pesquisa em Educação a Distância: Identificação dos Temas Mais Explorados e Negligenciados em Artigos Publicados de 2002 a 2021

Autores/as

  • Leandro de Oliveira Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro https://orcid.org/0000-0003-1651-7760
  • Juliana Lopes Moraes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Deise Ferreira Fernandes Paes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro https://orcid.org/0000-0002-1899-4643

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1860

Resumen

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação a distância foi regulamentada. Desde então, a oferta de cursos nesta modalidade cresceu de forma significativa. Esse crescimento se reflete nos artigos publicados ao longo dos últimos vinte anos, os quais discutem os mais diferentes aspectos da educação a distância. Aqui apresentamos os resultados de uma pesquisa quantitativa, que investigou publicações de 13 revistas especializadas em educação a distância e 78 revistas não especializadas, de 2002 a 2021. Nós identificamos 1266 artigos de revistas especializadas e 100 artigos de revistas não especializadas com temas diretamente ligados à educação a distância, classificados em 45 diferentes categorias. Após categorização de todo o espaço amostral, decidimos concentrar a atenção sobre os artigos das revistas especializadas, uma vez que estes periódicos se dedicam a publicar pesquisas específicas da área. Considerando estas revistas, as dez categorias com mais artigos foram: Curso/Programa; Tutor/Tutoria; Material/Design Instrucional; Disciplina; Sujeitos; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ferramentas digitais; Revisão; Educação a Distância x Presencial, e Inclusão/Acessibilidade. As dez categorias com menos artigos publicados foram: Feedback; Inovação em Educação a Distância; Concepção de aluno; Políticas Públicas e Educação a Distância; Competências; Estilos de aprendizagem; Metodologias ativas em Educação a Distância; Sala de aula invertida; Motivação, e Silêncio virtual. Esperamos que os resultados obtidos auxiliem pesquisadores em um novo olhar para a educação a distância, sugerindo aspectos que ainda necessitam de maiores investigações e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento de futuras pesquisas.

Palavras-chave: Educação a distância; EaD; Revisão integrativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Biólogo, Pedagogo, Mestre em Biociências e Biotecnologia e Doutor em Biotecnologia Vegetal, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Laboratório de Quí­mica e Função de Proteí­nas e Peptí­deos, Campos dos Goytacazes

Juliana Lopes Moraes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestra em Biotecnologia Vegetal, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Laboratório de Quí­mica e Função de Proteí­nas e Peptí­deos, Campos dos Goytacazes - RJ.

 

Deise Ferreira Fernandes Paes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Bióloga, Mestra em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Graduanda em Análises Forenses e Perí­cia Criminal pela Universidade Estácio de Sá, Campos dos Goytacazes - RJ.

Citas

ARAÚJO, R. S. de .; JEZINE, E. A expansão da educação a distância no Brasil e as contradições entre capital e trabalho. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, p. e021041, 2021. Disponí­vel em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659964. Acesso em: 14 abr. 2022.

BORGES, R. A. S. et al. Ensino Superior a Distância: Metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. EmRede, v. 8, n. 1, p. 1-22, 2021. Disponí­vel em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/648/633. Acesso em: 13 abr. 2022.

BRASIL. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Disponí­vel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 14 abr. 2022.

BRASIL. Decreto n. 9057, de 25 de Maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponí­vel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm.Acesso em: 14 de abr. 2022.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB/9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 14 de abr. 2022

BRASIL, Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, Brasí­lia, 2007. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

CAZARINI, E. W. et al. Reflexões sobre a inovação na Educação a Distância: o caso brasileiro. EaD em Foco, v. 2, n. 1, 2011. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91/30. Acesso em: 25 de ago. 2022.

COSTA, J. R. M. et al. Motivação Discente no Ensino a Distância em Gestão Pública sob a Óptica da Autodeterminação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1022, 2020. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1022/557. Acesso em: 13 abr. 2022.

DE BRITO MARINHO, D. M. et al. Pandemia, ensino remoto emergencial e a angústia docente. EmRede, v. 8, n. 2, p. 1-13, 2021. Disponí­vel em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/767/669. Acesso em: 05 ago. 2022.

FORNARI, A.; SILVA, H. O. da. Manifestos do Esud: Ferramenta para elaboração de Polí­ticas Públicas na EaD. EmRede, v. 3, n. 2, p. 184-196, 2016. Disponí­vel em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/120/145. Acesso em: 13 abr. 2022.

GANDRA, S. C. A Importância do Feedback na Educação a Distância. Revista Aprendizagem em EaD, vol. 4, n. 1, p. 1-7, 2015. Disponí­vel em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead/article/view/6042/4640. Acesso em: 25 ago. 2022.

KAUARK, F. da S.; MANHíES, F. C., MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: Um guia prático. 1ª ed. Bahia. Via Litterarum: 2010

KÜLL, C. R.; KASSEBOEHMER, A. C. Estudo da contribuição de problematização como fonte de estí­mulo ao acesso e interação de alunos do 9º ano em EaD. Revista Infor, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 310-327, 2016 https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/viewFile/InFor2120165/pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.

LIMA, E. T.; LACERDA JUNIOR, J. C. A Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1545, 2021. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545/697. Acesso em: 13 de abr. 2022.

LIRA, L. A. R.; LIMA, B. F. Z. Desafios da gestão de polí­ticas públicas educacionais para formação de professores no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 1, n. 1, p. 137-151, 2014. Disponí­vel em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/14/26. Acesso em: 25 ago. 2022.

MENEGHEL, S. M.; WESTPHAL, L. Vieira. Expansão dos Cursos de Licenciaturas no Brasil Perí­odo de 2010 a 2018. In: VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2020. Maceió, Alagoas

PASSOS, M. L. S. Feedback como Parte Integrante da Avaliação Formativa em um Curso de Pós-graduação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 19, n. 1, e351, 2020. Disponí­vel em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/351/322. Acesso em: 13 abr. 2022

RIBEIRO, A.; CARVALHO, Z. A Arte de Inovar na Educação a Distância. EaD em Foco, v. 7, n. 3, p. 08–17, 2017. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/604/264. Acesso em: 13 abr. 2022.

RICARDO, J. S. Múltiplos Enfoques sobre as Competências na Educação a Distância: Uma Problematização Necessária. EaD em Foco, 2019, v. 9, n. 1, e731. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/731/346. Acesso em: 13 abr. 2022.

ROCHA, J. G; SMITH, M. S. J. Cultura organizacional: motivando ou coibindo a inovação e a qualidade do EaD. Educação a Distância, v. 9, n. 1, p. 53-66, 2019. Disponí­vel em: https://claretiano.edu.br/revista/educacao-a-distancia/605b41303a94ed8a25334f5e. Acesso em: 05 ago. 2022.

SCHLÜNZEN JUNIOR, K. et al. Inovação no processo de formação na docência universitária: estratégias formativas da Universidade Estadual Paulista. TICs & EaD em Foco, São Luí­s, v. 3, n. 2, p. 129-145, 2017. Disponí­vel em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/222/254. Acesso em: 25 de ago. 2022.

SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Disponí­vel em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/256/pdf_256.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.

SIMíO, A. dos S.; ABREU, J. C. de A.; ABDALLA, M. M. Estilos de Aprendizagem na Educação a distância: Um estudo de caso no curso de graduação de Administração Pública da UFF. Revista EDaPECI, v. 15. n. 2, p. 370-392, 2015. Disponí­vel em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3706/pdf. Acesso em: 13 abr. 2022.

SILVA, L. de O.; SANTOS, D. A. dos; ALVES, H. C. Silêncio e Evasão na Educação a Distância: uma Experiência no Ambiente Virtual Schoology. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1083, 2020. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1083/576. Acesso em: 13 abr. 2022.

VEN NCIO, G. A. A tecnologia como elo entre o design e a educação: o exemplo da "sala de aula invertida". TICs & EaD em Foco, v. 6, n. 2, p. 1-13, 2020. Disponí­vel em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/494/382. Acesso em: 13 abr. 2022.

WERNECK, G. L.; CARVALHO, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 5, e00068820, 2020. Disponí­vel em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/static//arquivo/1678-4464-csp-36-05-e00068820.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.

Publicado

2022-09-09

Cómo citar

Silva, L. de O. ., Moraes, J. L., & Paes, D. F. F. (2022). Pesquisa em Educação a Distância: Identificação dos Temas Mais Explorados e Negligenciados em Artigos Publicados de 2002 a 2021. EaD Em Foco, 12(2), e1860. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1860

Número

Sección

Revisões