Pesquisa em Educação a Distância: Identificação dos Temas Mais Explorados e Negligenciados em Artigos Publicados de 2002 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1860Resumen
Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação a distância foi regulamentada. Desde então, a oferta de cursos nesta modalidade cresceu de forma significativa. Esse crescimento se reflete nos artigos publicados ao longo dos últimos vinte anos, os quais discutem os mais diferentes aspectos da educação a distância. Aqui apresentamos os resultados de uma pesquisa quantitativa, que investigou publicações de 13 revistas especializadas em educação a distância e 78 revistas não especializadas, de 2002 a 2021. Nós identificamos 1266 artigos de revistas especializadas e 100 artigos de revistas não especializadas com temas diretamente ligados à educação a distância, classificados em 45 diferentes categorias. Após categorização de todo o espaço amostral, decidimos concentrar a atenção sobre os artigos das revistas especializadas, uma vez que estes periódicos se dedicam a publicar pesquisas específicas da área. Considerando estas revistas, as dez categorias com mais artigos foram: Curso/Programa; Tutor/Tutoria; Material/Design Instrucional; Disciplina; Sujeitos; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ferramentas digitais; Revisão; Educação a Distância x Presencial, e Inclusão/Acessibilidade. As dez categorias com menos artigos publicados foram: Feedback; Inovação em Educação a Distância; Concepção de aluno; Políticas Públicas e Educação a Distância; Competências; Estilos de aprendizagem; Metodologias ativas em Educação a Distância; Sala de aula invertida; Motivação, e Silêncio virtual. Esperamos que os resultados obtidos auxiliem pesquisadores em um novo olhar para a educação a distância, sugerindo aspectos que ainda necessitam de maiores investigações e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento de futuras pesquisas.
Palavras-chave: Educação a distância; EaD; Revisão integrativa.
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