Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida em um Curso da Área Jurídica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2341

Palabras clave:

Ensino híbrido, Ensino jurídico, Sala de aula invertida

Resumen

No ensino híbrido ocorre uma maior flexibilidade com os espaços físicos, no tempo da aula e nas tecnologias que envolvem esse processo. Há diversas maneiras de um professor e uma instituição de ensino aplicarem as estratégias de ensino híbrido e isso dependerá do contexto escolar e do que cada instituição tem a sua disposição. O objetivo desse estudo foi descrever e analisar o percurso dos estudantes em um curso, ministrado com estratégias de ensino híbrido, preparatório para a 2ª fase da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Realizou-se uma pesquisa descritiva com técnicas de coleta de dados documental e de campo com abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados. Foram analisados os dados gerados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso e os provenientes dos questionários. Verificou-se que o curso utilizou tecnologias digitais de informação e comunicação e o whatsapp foi a ferramenta mais utilizada na interação com o professor. A atividade considerada mais útil pelos estudantes foi a aula prática de questões. Trata-se de um curso que possui características de sala de aula invertida ou flipped classroom.


Palavras-chave: Ensino híbrido. Ensino jurídico. Sala de aula invertida

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Biografía del autor/a

Danilo Del´ Arco, Centro Universitário Unifil

Advogado. Especialista em Direito Civil e Processual Civil (CESUSC) e Direito e Processo do Trabalho (FAAT). Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras/Unopar. Coordenador das Pós Graduações em Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Penal da UniFil. Docente Titular das disciplinas em Direito do Trabalho e Processo da UniFil.

bernadete lema, Universidade Pitágoras/Unopar

Doutora em linguí­stica USP -SP. Professora titular do programa de mestrado e doutorado em metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias -UNOPAR

Samira Fayez Kfouri da Silva, Universidade Pitágoras/Unopar

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.
Coordenadora do Programa Pós-Graduação Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas tecnologias UNOPAR

Citas

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Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Del´ Arco, D., bernadete lema, & Silva, S. F. K. da. (2025). Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida em um Curso da Área Jurídica. EaD Em Foco, 15(1), e2341. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2341

Número

Sección

Estudos de Caso

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