Blended Learning and Flipped Classroom in a Legal Area Course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2341

Keywords:

Blended Learning, Legal education, Flipped classroom

Abstract

 In blended learning, there is greater flexibility with physical spaces, class time and technologies that involve this process. There are several ways for a teacher and an educational institution to apply blended learning strategies and this will depend on the school context and what each institution has at its disposal. The objective of this study was to describe and analyze the course of students in a course, taught with hybrid teaching strategies, preparatory to the 2nd phase of the OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A descriptive with documentary and field data collection techniques research was carried out with a quantitative and qualitative approach to data analysis. The data generated in the Virtual Learning Environment (VLE) of the course and those from the questionnaires were analyzed. It was found that the course used digital information and communication technologies and whatsapp was the most used tool in the interaction with the teacher. The activity considered most useful by the students was the practical questions class. It is a course that has characteristics of  flipped classroom.

 

Keywords: Blended Learning. Legal education. Flipped classroom.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danilo Del´ Arco, Centro Universitário Unifil

Advogado. Especialista em Direito Civil e Processual Civil (CESUSC) e Direito e Processo do Trabalho (FAAT). Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras/Unopar. Coordenador das Pós Graduações em Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Penal da UniFil. Docente Titular das disciplinas em Direito do Trabalho e Processo da UniFil.

bernadete lema, Universidade Pitágoras/Unopar

Doutora em linguí­stica USP -SP. Professora titular do programa de mestrado e doutorado em metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias -UNOPAR

Samira Fayez Kfouri da Silva, Universidade Pitágoras/Unopar

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.
Coordenadora do Programa Pós-Graduação Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas tecnologias UNOPAR

References

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2007.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, MICHAEL B.; STAKER, H. ensino híbrido: uma inovação disruptiva? uma introdução à teoria dos híbridos. – traduzido para o português por fundação lemann e instituto península. – clayton christensen institut. 2013. Disponível em: http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/pt_is-k-12-blended-learning-disruptive-final.pdf Acesso em: 26 abr 2024

FERREIRA, T. R. de O. Avaliação da sala de aula invertida para capacitação em saúde mental de equipes da estratégia de saúde da família' 18/02/2019 68 f. Mestrado em MEDICINA (CLÍNICA MÉDICA) Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ( RIBEIRÃO PRETO ), Ribeirão Preto Biblioteca Depositária: Biblioteca Central - USP Ribeirão Preto. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7816033 Acesso em: 5 Jun.2024.

GOMES, D. E. et al . Efetividade da formação profissional ofertada na educação a distância: validação teórica de um instrumento. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, 2019 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019005009101&lng=pt&nrm=iso E pub 26-Ago-2019. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701667 Acesso em: 31 out. 2023.

IMME, A. Ranking das redes sociais: as mais usadas no Brasil e no mundo, insights e materiais gratuitos. Jan. 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/ Acesso em: 10 Jun. 2020.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico – Censo da Educação Superior 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2017.pdf Acesso em: 10 Jun.2020

KEMP, S. Usuários Globais de Mídia Social Ultrapassam 3,5 Bilhões. Julho/2019. Disponível em: https://wearesocial.com/blog/2019/07/global-social-media-users-pass-3-5-billion Acesso em: 5 Jun. 2020

KOIKE, B. MEC inicia avaliação de cursos on-line de Direito. 21 ago. 2019. p. B06. São Paulo: Valor Econômico. Disponível em: http://conexaocorporativa.com.br/fundacredrs/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=63978574 Acesso em: 5 abr. 2020.

LUEDERS, J. Um olhar para a sala de aula invertida: percepções dos professores da educação de jovens e adultos a distância' 26/04/2018 172 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba Biblioteca Depositária: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPR. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6326480 Acesso em: 5 Jun. 2020.

LUISA, I. Metade do planeta está nas redes sociais – que já somam 3,5 bilhões de usuários. Julho/2019. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/metade-do-planeta-esta-nas-redes-sociais-que-ja-somam-35-bilhoes-de-usuarios/Acesso em: 5 Jun. 2023.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica.6.ed. São Paulo: Atlas, 2005. 315p

MARTINEZ, M. L. Um ambiente de aprendizado e apoio didático online baseado em um método de desenvolvimento de web sites. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002914135.pdf Acesso em: 5 Jun.2020

MENEGAZ, J. do C. et al. Flipped Classroom no ensino de gerenciamento em enfermagem: relato de experiência. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 22, n. 3, e20170312, 2018 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000300702&lng=en&nrm=iso Acesso em: 28 Aug. 2020. Epub June 04, 2018. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0312

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L. e MORAN, J. (Orgs.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 238p.

MORAIS, T. M. S. de. Tecnologias digitais no ensino superior: a adoção da modalidade híbrida, da sala de aula invertida e da gamificação sob a perspectiva dos participantes' 28/03/2018 115 f. Mestrado em INTERDISCIPLINAR LINGUÍSTICA APLICADA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: JOSÉ DE ALENCAR. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6759669 Acesso em: 5 Jun.2020.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASILa. Conselho Federal da OAB e FGV. Exame de Ordem em Números, vol. IV, ano 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/exame-ordem-numeros-2020.pdf Acesso em: 10 Jun. 2020.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASILb. Disponível em: https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados Acesso em: 10 abr. 2020.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASILc. Edital XXXI Exame. Disponível em: https://dpmzos25m8ivg.cloudfront.net/634/548588_2020.1%20(XXXI%20EOU)%20Edital%20Retificado.pdf 2019. Acesso em: 5 abr. 2020

SCHNEIDER, E. I. et al . Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning. Revista Intersaberes vol. 8, n.16, jul. – dez. 2013,p.68-81 Disponível em :https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/499/316 Acesso em: 4 jun. 2023.

SILVA, L. de O. .; MORAES, J. L.; PAES, D. F. F. Pesquisa em Educação a Distância: Identificação dos Temas Mais Explorados e Negligenciados em Artigos Publicados de 2002 a 2021. EaD em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. e1860, 2022. DOI: 10.18264/eadf.v12i2.1860. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1860 Acesso em: 11 out. 2024.

URIBE, A. A.; JIMENEZ, G. D.; TRONCOSO, M. F. Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en Medicina Veterinaria. Educ. Pesqui., 2020, vol.46. ISSN 1517-9702 Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100502&lng=en&nrm=iso Acesso em: 20 Jun. 2023.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L. e MORAN, J. (Orgs.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.

YOSHIZAWA, E. Sala de aula invertida: um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia sai' 14/08/2018 126 f. Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino Instituição. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6733700 Acesso em: 20 Jun.2020.

Published

2025-01-31

How to Cite

Del´ Arco, D., bernadete lema, & Silva, S. F. K. da. (2025). Blended Learning and Flipped Classroom in a Legal Area Course . EaD Em Foco, 15(1), e2341. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2341

Issue

Section

Estudos de Caso

Most read articles by the same author(s)